segunda-feira, 15 de setembro de 2014

ITAÚNAS - ES

ITAÚNAS - ES
Itaúnas

Itaúnas é um vilarejo do município de Conceição da Barra/ES. Fica aproximadamente 20 km em estrada de terra a partir da rodovia estadual que liga o município à BR 101. Por sua vez, Conceição da Barra está ali, pertinho da divisa do Espírito Santo com a Bahia.

Esta postagem é sobre um feriado com crianças de 7 e 3 anos, com direito a dunas, mar e restinga!

Partindo de Vitória-ES gasta-se aproximadamente 5 horas de carro.
Itaúnas
O google maps apresenta 4 horas e 15 minutos, aproximadamente, de estrada, mas o trânsito não estava ajudando no trecho entre Vitória e Serra. Além disso, viajar com crianças implica em parar para almoçar/lanchar, esticar as pernas e ir ao banheiro. Portanto faça seu cálculo de tempo levando esses fatos em consideração. Quanto à estrada, a BR 101 é praticamente uma reta neste trecho, e conta com 3 ou 4 pedágios, iniciando no município da Serra.


O que não falta em Itaúnas são pousadas. Ficamos na "Pousada
Pousada Casa da Praia
Casa da Praia", que descobri através do Booking e a reserva foi realizada sem problemas. É uma pousada muito boa, com um visual todo trabalhado no estilo rústico/mar, café da manhã com frutas, pães, bolos, sucos e frios (e tudo gostoso!). A equipe da pousada é atenciosa e simpática. Quartos amplos e limpos. Como solicitei um quarto para 4 pessoas (2 adultos e 2 crianças), ficamos em um com duas camas de solteiro e banheiro no primeiro andar e no segundo andar o quarto de casal, com TV e varanda com rede, sendo os andares ligados por uma escada de caracol. A única ressalva é a atenção que deve-se ter com crianças pequenas, pois as varandas não possuem tela de proteção, assim como o deck suspenso externo, que é uma área comum, com rede e cadeira de balanço, que permite visualizar o rio Itaúnas. Levando em consideração esta ausência de tela de proteção, eu recomendo a Pousada!
Pousada Casa da Praia
Apesar de morar há muitos anos no Espírito Santo, eu ainda não conhecia Itaúnas e lamento profundamente o tempo que perdi!

A vila conta com vários restaurantes e pizzarias, pousadas, lojas de artesanato, um supermercado, self-services, igreja, uma base do Projeto Tamar e um centro de visitantes com museu da região. O museu/centro de visitantes fica logo na entrada do Parque de Itaúnas.
Itaúnas

Isso mesmo. Itaúnas abriga o Parque Estadual de Itaúnas, que é uma área de proteção ambiental, criado em 8 de novembro de 1991, que faz parte da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica. Para quem gosta de natureza, irá encontrar: mata atlântica, restinga, manguezal, dunas, alagados, tabuleiros e 25 km de praias....

Itaúnas


Quanto ao Centro de Visitantes, vale a pena dar uma passada e ser informar sobre o local, oficinas e época de abertura dos ninhos das tartarugas. Este Centro de Visitantes fica logo ao lado da ponte sobre o rio Itaúnas, que dá acesso ao Parque. Este acesso pode ser feito de carro ou à pé.

Itaúnas

No primeiro dia nós fomos às dunas/praia de carro e no segundo dia fomos à pé, a partir da pousada. Quando fomos à pé utilizamos a trilha do Tamandaré, que passa por dentro da restinga, todo com trilha em madeira e em alguns pontos com a mata fechando sobre as cabeças. No final da trilha surge um morrinho de arreia no meio da vegetação e quando você chega ao topo dá de cara com dunas e o mar ao fundo.

Início da trilha do Tamandaré

Trilha do Tamandaré

Trilha do Tamandaré

Final da trilha do Tamandaré

Para chegar à praia é necessário atravessar as dunas à pé e se divertir com as crianças correndo. A praia possui uns três ou quatro quiosques, bem estruturados, com banheiro, ducha, mesas, tira-gosto e refeição. Tem o básico para o conforto de quem vai com crianças.


O que levar? Roupa de banho, toalha para a criançada se secar na
Final de tarde: Itaúnas
praia, canga ou similar, uma muda de roupa para os pequenos, boné, chinelo, protetor, repelente, máquina fotográfica, garrafinha de água (apesar de ter água nos quiosques eu sempre levo uma garrafa de água para emergências). O resto é complemento, de acordo com a vontade do freguês.

Itaúnas conta com um grupo de "Condutores Ambientais". Infelizmente não pude testar os serviços deles, mas fica aí a dica. Eles oferecem cicloturismo em trilhas, com duração de aproximadamente 2 horas; Descida do Rio Itaúnas ao afluente Rio Angelim, de caiaque, em cerca de 2 horas; caminhada por três trilhas diferentes, com duração de 2 ou 4 horas. Esses passeios são oferecidos para crianças a partir de 8 anos.

Diversão!

Outra atividade que não fiz foi o dançar o forró de Itaúnas. A vila também é bem conhecida pela tradição do forró e pelo divulgado, a dança atravessa a noite. Para quem gosta é só aproveitar!




Na região também fica o famoso Riacho Doce. Pelo visto terei que voltar...pois não deu para ir! Uma pena, pois os relatos dão vontade de enfrentar a estrada de novo. Este local é onde deságua um riacho escuro, mas de águas limpas, bem na divisa com a Bahia e cuja praia é quase deserta, mas que conta com um quiosque. Como não fui não posso dizer como é a estrutura do quiosque.


Parquinho da Pamonharia da roça
Caso você parta de Vitória em direção à Itaúnas, ou vice-versa e tenha que parar para almoço ou lanche, fica a dica: "Pamonharia da roça", na altura do município de Aracruz. Banheiros limpos, parquinho para crianças, comida boa no restaurante, lanchonete, artesanato.



Endereços:

Condutores Ambientais: condutoresdeitaunas@gmail.com 27 99635583

Pousada Casa da Praia: www.facebook.com/casadapraia 
(27) 99020533      (11) 971304016

Pamonharia da roça: www.pamonharia.com   (27) 981289160


Itaúnas

Aproveite a viagem!