sábado, 2 de agosto de 2014

Romênia: 3 castelos e 1 fortaleza, em 1 dia.

Romênia: 3 castelos e 1 fortaleza, em 1 dia.

Vampiro capturado na Transilvânia.
Para conseguir cumprir o roteiro que havia planejado eu precisava encarar uma maratona de 3 castelos e 1 fortaleza, em 1 dia, na Transilvânia. Motivo da correria: minha reserva no hotel da cidade base para conhecer estes pontos ia de domingo à segunda-feira, e na segunda-feira apenas um deles estaria aberto. 

Locais visitados:
Castelos de Peles e Pelisor em Sinaia, Castelo de Bran, em Bran e Fortaleza de Rasnov, em Rasnov. Cidade base: Brasov.

Interior da Transilvânia.
Saí de Bucareste no 1º trem com destino à Brasov (7:00h). Do hotel, em Bucareste até a estação de trem (Bucaresti Nord), apenas um trajeto rápido de metro. No trem não é necessário validar a passagem antes de entrar. Durante a viagem alguém da empresa ferroviária passará e solicitará a sua passagem e depois irá devolvê-la. Conserve o ticket até o final, para evitar problemas. No ticket vem indicado o número do vagão e o seu assento. Comprei a passagem um dia antes, para poder conhecer o trajeto até a estação e diminuir o risco de passar aperto no dia da viagem. A viagem é tranquila. Você passará por túneis e algumas cidades pequenas no trajeto pela Transilvânia.

Na estação em Brasov fui recepcionada pelo guia que havia contratado para a empreitada do dia. Empresa "Brasov day trips". Tinha minhas dúvidas se isso ira funcionar, pois nunca havia contratado um guia, em outro país, através da internet. Felizmente correu tudo como combinado: horário, destinos e valor! Posso recomendar, sem receio.

Fomos direto para Sinaia, depois Bran e encerramos o passeio em Rasnov. Entre as cidades, cerca de 20 minutos, passamos por vilarejos e campos.


Sinaia:

Monastério em Sinaia.

Sinaia foi construída ao redor de um monastério e é considerada um resort de montanhas. Foi também onde o primeiro rei da Romênia, Carlos I, construiu sua residência de verão, conhecido como Castelo Peles.

O nome Sinaia vem de Monte Sinai. A região onde está localizada pertence ao Parque Natural Bucegi e possui uma série de ações de proteção ambiental, tendo inclusive uma área de pesquisa e proteção da UNESCO.


Castelo de Pelisor.
O castelo de Peles, construído por Carlos I, foi o primeiro Castelo a possuir luz elétrica e é considerado um dos mais bonitos do mundo. Demorou 39 anos para ficar pronto e junto com sua construção também foi erguida a usina que fornecia energia para o castelo. 


O bilhete para entrada depende o tipo de visita que deseja ser feito e todas as visitas são guiadas, o que permite um bom aproveitamento das informações! Não é permitido tirar fotos no interior... o que é uma pena para o turista, pois o seu interior é de cair o queixo! Realmente merece a fama que tem.


Castelo Peles.

O outro castelo, localizado logo ao lado é o Castelo de Pelisor e foi construído também por ordem de Carlos I, só que para servir de residência de verão para seu sobrinho e futuro rei da Romênia, Ferdinando. Carlos I o fez herdeiro uma vez que sua filha morreu ainda criança, não tendo assim nenhum descendente direto.


O castelo de Pelisor é bem mais modesto que o de Peles. Seu aspecto interno se aproxima mais de um casarão nobre, com cômodos amplos e bem decorados.


Castelo Peles.

Atenção! Os dois castelos foram construídos no século XIX, o que faz com que ele não tenha o clássico aspecto de castelo medieval. E isso não reduz em nada sua beleza!





A história dos dois primeiros reis da Romênia é muito interessante e pelo que pude perceber, eles, assim como suas esposas (Rainha Elisabeth e rainha Maria) foram bem vistos e até amados pelo povo romeno, em especial a rainha Maria.

Bran:


Castelo de Bran

Bran se parece mais com um vilarejo. Um aglomerado de casas, tendo como ponto principal o castelo de Bran. O castelo foi construído por volta de 1212 e no passado recente foi dado como presente para a rainha Maria.

Por volta de 1378 foi utilizado para defesa contra os turcos otomanos e em 1920 tornou-se residência da família real.



Sua história como castelo do Conde Drácula é devido a ter servido como fonte de inspiração para o escritor irlandês ao descrever o castelo do Vampiro. Porém não há comprovação de Vlad Tepes tenha passado por lá..apenas suspeitas de que por um curto período o mesmo se escondeu no castelo, em uma de suas guerras contra os otomanos.

Castelo de Bran
É considerado o segundo castelo mais visitado da Romênia. Seu interior é todo decorado, sendo seu acervo principalmente construído pela rainha Maria. Hoje ele é aberto para visitação pública, mas encontra-se à venda! Isso mesmo! Os herdeiros colocaram à venda...58 milhões de euros.

Poço no Castelo de Bran


É permitido fotos no interior do castelo e seu aspecto é uma mistura de casa de campo com fortaleza. Fica no alto de uma colina e é cheio de cômodos pequenos com vistas para o exterior e interior do castelo.

A vida do vilarejo parece ser movida pelo turismo gerado pelo castelo.




Castelo de Bran.
Interior do Castelo de Bran.
                         


Rasnov:

O acesso à fortaleza pode ser à pé ou por um trenzinho. Como ele fica no alto da colina...melhor ir de trenzinho. Esse trem te deixa na base da fortaleza. É só andar alguns metros e você se deparará com os portões que lembram castelos medievais.

Trenzinho para acesso à Fortaleza de Rasnov.
Essa fortaleza foi construída para proteger os moradores de algumas das cidades da redondeza. Essas cidades eram atacadas anualmente pelos turcos otomanos e o pessoal resolver fazer algo. Assim, construíram a fortaleza, para onde levavam sua população quando se aproximava a época em que os turcos iam "visitá-los". 

Entrada da Fortaleza de Rasnov.
Lá em cima é possível identificar que construíram uma pequena cidade, com casas e lojas, a fim de permitir uma vida em sociedade por longos períodos. Dá para perceber um clima de "game of thrones" no local.... A vida não parecia ser nada fácil!

Na região onde fica o trenzinho existem algumas barraquinhas para o turista se divertir com lembrancinhas.




Visão geral:

Esses quatro lugares são imperdíveis, para quem está visitando a Romênia. Lindos e interessantes!

Fortaleza de Rasnov.
Não recomendo fazer todos os 4 lugares no mesmo dia se você estiver sem carro e sem guia. O carro torna possível visitar tudo sem grande correria e o guia permite que você tenha um bom aproveitamento quanto às informações dos lugares. Caso opte por ir sem guia, leia sobre os lugares e pessoas que viveram lá, antes de começar o passeio. É um desperdício de tempo e dinheiro passar por lugares como esses sem poder entender o motivo de terem existido e o quão significativo ele foi para as pessoas daquela época e lugar.


Para começar a pesquisa da sua próxima viagem:

www.peles.ro (Com informações de Peles e Pelisor).


www.bran-castle.com

http://romaniatourism.com/

Aproveite a viagem!!!