domingo, 5 de fevereiro de 2017

USHUAIA, COM CRIANÇAS

Ushuaia

Viagem em família: 2 adultos, 1 criança de 7 e 1 de 3 anos, em setembro de 2014.

Ushuaia foi o destino escolhido pela combinação da melhor chance de neve no final de setembro com cidade com boa estrutura para crianças.

Ushuaia é considerada a cidade mais austral do mundo. De lá partem os cruzeiros em direção à Antártida. É onde se encontra o Farol do Fim do Mundo. Também é considerada a melhor neve da América do Sul e por isso atrai atletas olímpicos, quando o verão está no hemisfério norte.

Próximo ao píer.

Os voos que partem do Brasil fazem uma parada obrigatória em Buenos Aires. De lá você enfrentará um voo para o Aeroporto Malvinas, em Ushuaia. Li uma postagem que alertava sobre a turbulência encontrada nos voos, devido aos ventos fortes da região. Felizmente não tive experiência ruim. O voo, assim como o pouso, foram tranquilos.

Ao realizar a conexão Buenos Aires/Ushuaia, preste atenção no aeroporto, pois os dois aeroportos da região de Buenos Aires partem para o Fim do Mundo. Você pode chegar em Buenos Aires em um aeroporto e partir para Ushuaia em outro, o que vai acarretar um deslocamento (tempo/táxi).

Outro detalhe de aeroporto é o horário de chegada e saída de Buenos Aires. Se o tempo entre os voos for prolongado, pode ser interessante passar um dia em Buenos Aires e partir no dia seguinte, com direito a um bom descanso. Fizemos este pit stop na volta. Nós teríamos uma espera de 6 horas entre o voo que chegaria em Buenos Aires e aquele que partiria para São Paulo. Além disso, ao chegar em São Paulo, teríamos que pegar outro voo para nossa cidade de origem. Como estávamos com duas crianças....dormimos na cidade portenha e curtimos a piscina aquecida do hotel, depois de 5 dias de neve e muuuiiiiitttttoooo frio!

Voamos de Gol e Aerolíneas Argentina. Como única reclamação:
Aeroporto Maldivas
enfrentamos o cancelamento do voo de volta, ainda em Ushuaia, e tivemos que pegar o próximo voo, no mesmo dia. Porém o que mais me deixou tensa, em relação ao aeroporto, foi a necessidade de pagar a taxa de embarque, em peso, no aeroporto de Ushuaia, para retornar à Buenos Aires. Como imaginei que esta taxa já estava paga, uma vez que não houve necessidade deste pagamento na ida, não guardei pesos para o pagamento da taxa. O operador do aeroporto indicou um caixa eletrônico que aceitava cartão. O que eu não sabia era que esses caixas literalmente engolem o seu amado cartão de crédito. Após momentos de pânico e pensamentos de anarquia, pedi ajuda ao funcionário de uma agência de aluguel de carros, que começou a teclar aleatoriamente a máquina, até que ela me devolveu meu querido cartão! Ah! Ela também forneceu os pesos que eu precisava. Portanto, não gaste suas energias com este tipo de estresse. Confirme o valor da taxa de embarque assim que chegar no aeroporto (logo no início da viagem) e separe a quantidade de pesos necessária par o pagamento da taxa no retorno.

O aeroporto é bem perto da cidade. Em 10 minutos já estávamos no nosso hotel, que fica na avenida Maipu. Bom hotel, com bom restaurante e bom serviço do pessoal da recepção. Não é hotel de luxo, mas o quarto era limpo, amplo, com bom banheiro, elevador...Apenas a acústica deixa a desejar, se você for uma daquelas pessoas que não suporta intervenções acústicas. Como não fomos na alta temporada, o barulho não foi um problema. Quanto ao wi-fi do quarto...só funcionou 100% nos dois últimos dias da viagem. Nos demais dias era necessário descer para o lobby do hotel ou para o andar de baixo (nos hospedamos no terceiro andar). Apesar destes inconvenientes, eu recomendo o Hotel Cap Polonio.

Não subestime o frio. Fomos na primeira semana da primavera, já
Roupas!
sabendo que a temporada de inverno ainda se estenderia por aquela semana....e o frio foi MUITO! Existem muitos blogs que orientam sobre como se vestir e a ideia é basicamente a mesma: camadas. Roupa térmica por baixo. Por cima blusa comprida de lã e depois casaco. Se for esquiar ou brincar na neve você deve utilizar calça e casaco impermeável por cima de tudo (bom mesmo seria alugar um macacão impermeável, para não entrar neve entre o casaco e a calça). Utilize cachecol ou balaclava (touca ninja). Acho a balaclava mais eficiente. Gorro e luvas são indispensáveis. Não serve luva de lã, como as que utilizamos na região serrana do Brasil (pois deixa o vento passar). Luva impermeável foi a que mais usei. Não se esqueça de que quando for utilizá-la você deve deixar todo o material que quiser pegar, em local de fácil acesso, pois agilidade com os dedos não combina com luva de neve!

Botas queridas!
Nos pés é a combinação meia térmica e bota de boa qualidade. Utilizei bota de neve e posso afirmar que meus pés foram a única parte do meu corpo que não sentiu frio em momento algum. O restante do corpo penou...mesmo disfarçada de inuit! Quando sair do ambiente externo e entrar em alguma loja, restaurante, hotel ou
museu...você sentirá calor e começará a remover as camadas de roupas. Se preferir alugar roupas impermeáveis ou mesmo comprar alguma, na rua Maipu e arredores você encontrará uma boa variedade de lojas
e dificilmente passará aperto.

Como complemento para o frio recomendo creme Nívea ou similar
Creme no rosto.
para proteger o rosto do frio/luz. Deixe uma camada grossa. Não se esqueça que o frio resseca e queima a pele. Além disso, não deixe de usar protetor labial, de preferência com fator de proteção solar, e um óculos de sol/neve, devido à luminosidade nos locais de ski.

Quanto à comida, eu posso não ser uma fonte confiável, pois sempre gostei da comida argentina. Ushuaia tem uma boa variedade de restaurantes, desde restaurantes mais requintados até os mais simples, como balcão de bar, servindo boa comida. Como sugestão: algum prato que tenha o famoso King Krab como ingrediente ou o peixe Merluza negra. Eu não sou fã de peixe, nem frutos do mar, mas confesso que conseguiram me dobrar!

No que se refere ao horário de comércio, lembre-se que eles
Restaurante amigo das crianças!
costumam fechar algumas lojas no horário de almoço e só voltam a abrir às 15 horas. Além disso o real é aceito quase tão frequentemente como o dólar. Únicos lugares que não pude pagar com real foram no aeroporto e no museu do presídio.

Tierra Mayor
O frio tem um efeito no mínimo interessante nas crianças. Havia lido uma postagem de "Felipe, o pequeno viajante" no qual a autora afirmou que seu filho dormiu sentado após uma dia de atividades. Imaginei que fosse cansaço, mas tive a mesma experiência com meu filho de 3 anos e a minha sensação (e também a do meu marido) é que o garoto entrou no modo "hibernação". Isso mesmo.
Pode parecer brincadeira, mas tivemos a impressão que, mesmo agasalhado da cabeça aos pés, o frio é tanto para uma morador dos trópicos que ao parar (mesmo num local fechado) o corpo manda uma ordem para economizar energia e aquecer os órgãos vitais, colocando automaticamente o guri para dormir. A cena foi mais ou menos assim: Dentro de uma agência, reservando passeio para o dia seguinte (local fechado), o menino, no colo do pai, vira para ele e informa "vou dormir" e simplesmente apaga! Dormiu tão automaticamente que estranhamos e acordamos o pobre! Abriu os olhos com má vontade e afirmou que estava com muito sono. Se isso acontecer com seu filho...bem, verifique se ele está bem aquecido.

Aqui, uma lista das atividades que fizemos e nossas impressões:

1- El trem del fin del mundo:

Trem do Fim do Mundo.

Passeio de trem partindo da Estação do Fim do Mundo. Na Estação há banheiros, loja de lembrancinhas e um café. É o mesmo trem utilizado pelos prisioneiros que eram confinados no presídio de Ushuaia. Eles utilizavam o trem para chegar ao bosque e pegar lenha. Uma parte do trajeto foi reconstruída com finalidade turística e os trens adaptados para o passeio.

É um passeio agradável, com algumas paradas para visualizar pontos específicos e tirar fotos. Durante todo o passeio há
informação/narração através de sistema de auto-falante. Não espere um passeio cheio de emoção. A velocidade é lenta e o principal foco é a paisagem e a história do lugar. Minhas crianças curtiram principalmente por estar passeando de trem e por ao sair e caminhar conseguirem fazer "fumacinha pela boca". Sempre tenho a impressão que crianças pequenas se distraem facilmente e que a maioria das coisas óbvias para os adultos, são novidades para elas.

No final do trajeto há banheiro químico e a opção de continuar o
passeio em carro/van alugada através do Parque  Nacional da Terra do Fogo, ou retornar no trem para a Estação. No dia anterior já havíamos reservado a van para o passeio pelo Parque Nacional e por isto, no final do trajeto, lá estava o nosso motorista (guia turístico), nos esperando.

2- Passeio pelo Parque Nacional da Terra do Fogo:
Parque Nacional Terra do Fogo.

Fizemos todo o trajeto de van, com algumas paradas para fotos. O passeio nos leva até as proximidade da fronteira com o Chile. Considero muito vantajoso esse tipo de passeio com guia, pois ele fornece muitas informações sobre hábitos, história, vegetação...o que deixa o passeio muito mais interessante. Na metade do passeio meu menino entrou novamente no modo hibernação e não pude descer da van nos pontos de parada para fotos. Confesso que não lamentei, pois este foi praticamente meu primeiro dia em Ushuaia e eu ainda estava tentando aceitar o frio. Meu marido e filha honraram a família e saíram para fotos do início da primavera na Terra do Fogo!

Após o passeio, fomos levados para o hotel e providenciamos um almoço e o final da tarde foi para pequenas compras no comércio da cidade.

3- Tierra Mayor, Centro Invernal:
Centro Invernal Tierra Mayor.

Em Ushuaia existem vários centros invernais, que oferecem atividades de neve. Em geral estas atividades são culupatín (esquibunda), trenó puxado por cães, snowmobile, caminhada com raquete de neve. Em geral são atividades não encontradas em estações de esqui.

Entre os vários existentes nós optamos pelo Tierra Mayor, pois foi o único que ofereceu, naqueles dias, a atividade de trenó puxado por cachorros. Lá andamos de trenó, almoçamos (eles possuem um restaurante razoável) e passamos algumas horas brincando de culupatín (esquibunda).

Como minhas crianças não conheciam a neve (apenas a mais velha já havia experimentado, mas não recordava), elas adoraram passar o dia no local. Porém, como indicação de culupatín, recomendo Piedras Blancas, em Bariloche. Em Bariloche existe um trajeto bem mais interessante para crianças e adultos.

O passeio de trenó clássico dura apenas uns 10 minutos. Tempo suficiente para quem está com crianças. Creio que existe a opção de passeios mais longos, em outros Centros Invernais, mas é necessário se informar na véspera, pois tudo depende da cobertura de neve existente.

4- Passeio de catamarã no Canal Beagle:
Passeio de catamarã no Canal Beagle.

Para este passeio basta chegar na região do Píer que você encontrará várias casinhas de madeira vendendo o passeio. Os catamarãs são ótimos para quem está com crianças. Possuem uma área protegida, com lanchonete, banheiro, fotógrafo e guia turístico.

O passeio dura 2 horas e inclui uma parada numa ilhota, para que os passageiros deem uma passeada e mais a passagem pelo Farol conhecido como Farol do Fim do Mundo, Ilha dos Comorones e Ilha dos Lobos Marinhos.

É um passeio que rende boas fotos, além da sensação interessante
de estar entre os Oceanos Pacífico e Atlântico. Apenas para lembrar: Este canal recebe este nome em referência ao navio utilizado por Charles Darwin, na sua expedição ao redor do mundo.

5- Museu do Presídio:
Complexo de museus do presídio.

Museu muito bom. Na verdade é um complexo de museus que ocupa o espaço do antigo presídio de Ushuaia. Passeio com duração aproximada de duas horas, podendo durar mais ou menos, de acordo com seu interesse sobre o assunto.
Ala original.

Algumas alas foram reformadas para abrigar o acervo e uma foi mantida como era originalmente. Caso queira um tour guiado, existe esta opção. Um guia encontra os turista em hora definida, duas vezes por dia, e faz o trajeto. Não é necessário pagar mais por isso. Como estávamos com crianças...fizemos um tour independente.

No museu existe um loja de lembranças e o ingresso permite o retorno em 72 ou 48 horas (não lembro exatamente...mas fui ao museu duas vezes, uma com as crianças e outra sozinha, para poder ler as informações com mais tranquilidade).

6- Cerro Castor:
Cerro Castor.

Estação de Esqui que fica há aproximadamente 20 minutos da cidade de Ushuaia. Fomos de carro alugado, conhecido como remi. O motorista nos levou e nos buscou na hora previamente combinada. É uma boa estação. Não tão grande como a de Bariloche, mas estrutura suficiente para agradar. Possui lojas para aluguel de roupas e material de esqui e snowboard, além de restaurante no esquema bandejão e escola de neve para crianças.
Não esquiamos. Passamos o dia fazendo bonecos de neve e guerra de bola de neve.Pode parecer pouca atividade, mas tomou todo o tempo, pois a sensação de se jogar na neve foi de encantar os meus pequeninhos.

Uma observação quanto à lotação do destino: Quem já leu alguns dos meus posts já deve ter percebido que sou avessa a lugares lotados. Ushuaia (incluindo Cerro Castor), no início da primavera, permite aproveitar a neve com o mínimo de pessoas ao seu redor. Em Cerro Castor havia muitas pessoas, mas reconheço que estava longe de estar lotado. Portanto, se você gosta de esquiar e quer fugir de lotação, este é o local. Além de encontrar uma neve de qualidade superior, na América do Sul. Por outro lado, se lotação não chega a ser um problema, ou se for até desejado, Bariloche pode ser uma boa escolha. Mas não se esqueça que início da primavera não é garantia de neve. Tivemos sorte!
Tierra Mayor.

Além dos passeios clássicos que fizemos, Ushuaia oferece outras atividades como passeios de helicóptero, passeios de jipe na proximidades de vários lagos, trekking na neve e outros passeios de barco que vão além do Canal Beagle. Para quem não curte a neve, mas gostaria de colocar os pés no Fim do Mundo, a cidade é bem procurada durante o verão, inclusive para fazer um pequeno passeio até a Antártida!

Organize-se, permita-se e boa viagem!!

1. Em que hotel vc ficou com as crianças, quero ir agora em junho e gostaria de uma indicação, obrigada!

1. Desculpe me intrometer, se eu puder ajudar, ela diz no post o Hotel Cap Polonio

2. Oiii, muito legal seu post. Estou escolhendo um destino com neve para este ano levar meu filho. Estava pensando em ir no inicio de setembro, 7/8, mais ou menos, vc acha que pego neve legal?

1. Janaina, mandei resposta no e-mail gmai. Você recebeu?

2. Obrigada! Acredito que você encontrará neve. Talvez não encontre neve na cidade, mas nos centros invernais e na estação de esqui é bem provável! Fomos nesta época e deu para aproveitar bem! Espero que goste da viagem!

3. Ola! Em ushuaia tem skibunda igual de bariloche?

4. Igual a Bariloche, não. A pistas de Bariloche são melhores. As de Ushuaia são pequenas. Não dá pra comparar...pelo menos na minha experiência e pelo o que ouvi falar do pessoal de lá.

5. Oi adorei o seu post, queria muito ur agora nas ferias de julho com meus filhos tenho um de 6 e uma de 3 anos, vc acha que é bacana principalmente para de a se 3 anos? Tem noção de valores? Obrigada

6. Oi adorei o seu post, queria muito ur agora nas ferias de julho com meus filhos tenho um de 6 e uma de 3 anos, vc acha que é bacana principalmente para de a se 3 anos? Tem noção de valores? Obrigada

7. Não sei como estão os valores no momento. Apenas friso a necessidade de pagar em peso as taxas de marinha e aeroporto e a do museu do presídio. O restante eu pagava em real e recebia o troco em peso.

8. Quanto às crianças, acho que o negócio é mantê-las bem agasalhadas e respeitar o ritmo delas. Sempre acreditei que o grande barato para crianças pequenas era fazer algo com os pais. Daqui a pouco o grande barato ser NÃO fazer as coisas com os pais! Aproveite!!!

9. Olá Ana Paula! Pretendo viajar em outubro/2016 com meu marido e filho de 3 anos. Não gostamos de pacotes, excursões, ônibus e pacotes. É possível conhecer a cidade a pé ou de bicicleta com crianças? É possível fazer alguma trilha pequena no parque nacional? Ou para tudo você foi de carro? Agradeço a atenção. Estou um pouco perdida sobre o que poderá ser feito com criança pequena.

1. Louise, a cidade é pequena (a parte turística). Dá pra fazer tudo à pé. Praticamente duas ruas principais, uma paralela à outra. Não vi nenhum anúncio de bike. No parque nacional tem trilhas. Eu fiz o trajeto de van que contratei para nos pegar no final do passeio de trem, mas li que muitos fazem pequenos passeios por lá, em várias trilhas. Na época que fui foi final de inverno e para mim e minhas crianças, o passeio à pé não seria viável. À pé fomos ao museu do presídio, passeio pela cidade através da rua comercial e acesso ao cais/pier/muele para passeio de barco pelo canal Beagle. Os passeios ao parque nacional, Cerro Mayor (onde fizemos o passeio de trenó e as crianças o ski "bunda") e ao centro de esqui, foram feitos de carro, pois a distância já é maior (se me recordo bem...uns 20 minutos aproximadamente de carro). Não alugamos carro e sim pagamos o remis.

10. Outra coisa, quanto às roupas, onde encontro um macacão como do seu filh? É impermeável? Aliás, roupas térmicas para crianças, onde encontro aqui mesmo? Desculpa te encher de perguntas

11. Sem problemas!
    Aluguei o macacão do meu filho numa loja lá mesmo. A loja foi indicação do pessoal que aluga remis (carro/táxi). Aluguei numa rua paralela à rua principal. Tem várias lojas que fazem esse serviço de aluguel e pude perceber que elas tem valores similares. Era impermeável. Quanto aos calçados eu comprei na decathlon, via internet. Acredito que o macacão dá mais proteção para as crianças, por ser interiço. Posso estar errada, mas esta foi minha impressão.
    Boa viagem!

12. quero muito ir mas não sei se em julho é muito frio... o que vc acha; Obrigada!

1. Acho que estará MUITO frio. E acredito que mesmo assim você tem grandes possibilidades de gostar MUITO do lugar. O importante (verão ou inverno) é estar vestida adequadamente e ter sempre um plano B para caso o clima te impeça de fazer alguma atividade que havia planejado

13. Acho que estará MUITO frio. E acredito que mesmo assim você tem grandes possibilidades de gostar MUITO do lugar. O importante (verão ou inverno) é estar vestida adequadamente e ter sempre um plano B para caso o clima te impeça de fazer alguma atividade que havia planejado.

14. Uma correção; o nome do aeroporto de Ushuaia se chama Ilhas Malvinas e não Maldivas.

15. Olá vi que você fala de aluguel de roupas , lá aluga as botas também ?

16. Eu estou mto na dúvida entre Ushuaia e Bariloche!!! Temos 1 filho q na época estara com 6 anos. Nunca fomos a neve!!! Oq me indica????

1. Lívia, os dois lugares merecem ser visitados, mas Bariloche tem uma excelente estrutura para crianças. Como primeiro passeio, recomendo Bariloche.

17. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

18. Camila, desculpe a demora!!! Ainda por cima fiz alguma coisa errada e acabei excluindo sua pergunta, mas lembro o que vc perguntou! Sobre a época, fui em setembro e peguei o restinho da neve para poder fazer algumas atividades. Ver a neve, talvez na estação de esqui. Na cidade pegamos pouco, por isso acredito que em outubro só conseguirá na estação de esqui mesmo. Quanto ao Laguna Esmeralda, não fiz esse passeio, mas pela idade, acho viável levar sua filha, lembrando que sempre recomendo um plano B na manga! Aproveite!!!

19. Boa noite, estarei indo pra ushuaia em agosto com meus filhos de 10 e 4 anos, estou com medo em relação ao frio e a lugares bons pra jantar com crianças, poderia me indicar algum lugar e me falar sobre o que vale a pena comprar e o que vale a pena alugar. obrigado!!

1. Desculpe a demora! Ana, caso você não tenha o hábito de viajar para região com neve, aconselho alugar roupas e calçados para neve. Achei mais barato alugar na cidade mesmo. Nas ruas transversais a avenida san martin, tem várias lojas de aluguel de roupas. Quanto a lugares para jantar com crianças, fui há muito tempo, mas lembro que todos na região turísticas (proximidades das avenidas maipu e san martim) nos atenderam com cordialidade e inclusive um restaurante pequeno e simples ofereceu giz de cera para crianças se distraírem. Não vi nenhum com área para brincar, mas demonstraram simpatia com meus filhos! Aproveite o passeio!!