segunda-feira, 5 de outubro de 2015

SÃO PAULO COM CRIANÇAS: 10 SUGESTÕES DE PASSEIOS.

São Paulo com crianças: 10 sugestões de passeios.

São Paulo é uma cidade com ótimas programações para divertir a criançada, nas mais diversas faixas etárias.

Nesta postagem, os passeios que fiz com meus filhos, de 8 e 4 anos, em setembro de 2015, além de algumas recordações da viagem realizada em 2009.

Os passeios devem ser ajustados tanto à idade quanto ao temperamento do seu filho, e lógico, ao seu também. O importante é chegar ao fim do dia com disposição para o dia seguinte!

Procure hospedagem em local que facilite sua locomoção, de acordo com as atrações que você selecionou. Por duas vezes fiquei no hotel La Residence Paulista. Ele está localizado na Alameda Jaú, próximo à Avenida Paulista, na altura do metrô Consolação e bem pertinho do Conjunto Nacional, onde fica a livraria Cultura, que por si só já é um passeio tanto para crianças quanto para adultos.

Fiz a reserva através do site Booking.com. Como fomos em quatro pessoas (dois adultos e duas crianças), ficamos em um apartamento
com dois quatros, sala e copa, e dois banheiros. Espaço de sobra, o que foi ótimo, uma vez que ficamos 6 dias e isso ajudou na sensação de conforto. Bom café da manhã, excelente localização, equipe educada e limpeza diária. Nada a reclamar. Recomendo.

Para o deslocamento utilizamos basicamente o serviço de táxi. Não é necessariamente a melhor alternativa, nem a mais barata. O metrô, fora do horário de pico, é uma excelente opção. Independente do meio que você pretende utilizar, faça uma pesquisa nos sites das atrações, quanto à localização e meios para chegar até elas a partir do seu hotel.

Independente do destino do dia ou do clima, sugiro levar uma mochila com pequeno lanche, água (garrafa pequena) e uma muda de roupa. De acordo com a idade, acrescente o kit fralda ou remédios de rotina. Desta vez eu precisei de papel higiênico, que eu não havia levado! Fui salva por um lenço umedecido de avião, que estava perdido na minha bolsa, e que a partir deste dia, faz parte da minha mochila de sobrevivência para passeios infantis!!!

Passeios sugeridos:

1- Museu Catavento:

Localizado próximo ao Mercado municipal, pode ser acessado por metrô, mas tem que fazer uma caminhada de aproximadamente 10 minutos em um trecho com histórico de assaltos. Fomos de táxi e voltamos de metrô, com direito à almoço no Mercado Municipal.

Chegue logo no horário de abertura, pois não estará tão cheio e você poderá reservar, com pouca fila, as várias atividades que tem hora marcada.

Este é um museu interativo, que provavelmente não encantará apenas os filhos, mas também os pais. Sem  dúvidas, é o meu preferido para passear com crianças.

Ele é dividido em 4 áreas temáticas: universo, vida, engenho e sociedade. Conta com lanchonete, banheiros, bebedouros e uma área externa ampla com exposições.

Para informações sobre preço e localização, clique no site catavento.

Passeio para gastar no mínimo 3 ou 4 horas, se você não fizer as atividades com hora marcada!

2- Parque Ibirapuera:

Se puder, chegue cedo e alugue uma bicicleta! O aluguel é feito próximo ao portão 3. O pagamento é feito no final, de acordo com o tempo que você utilizar a bike. Eles tem diversas opções de tamanho, com e sem rodinhas e disponibilizam cadeirinha para crianças. As bicicletas de adulto vem com cestinha. Serviço rápido e eficiente.

O parque fica localizado na Avenida Pedro Álvares Cabral e oferece boas atividades para quem quer curtir o dia e os filhos ao ar livre. Parquinhos de madeira, viveiro de plantas, muito espaço para fazer piquenique, lago e árvores espalhadas pelo espaço.

Banheiros e bebedouros espalhados pelo parque, assim como vendedores de lanches rápidos e brinquedos para aproveitar o espaço. Compramos um frisbee e uma bola, colocamos as bicicletas amontadas e suamos com a correria!

Fomos e retornamos de táxi. Pegamos o táxi no ponto que fica próximo ao serviço de bike, ao lado do portão 3.

Essas são apenas minhas sugestões, baseado no que fiz e no que gostaria de ter feito. Além disso o parque oferece outras opções que podem ser trabalhadas. Para isso entre no site do parque do ibirapuera.

3- Livraria Cultura:

Está rede possui lojas espalhadas pela cidade, mas a que recomendo é a do Conjunto Nacional, por possuir um espaço para crianças que praticamente funciona como um convite para passar algumas horas espalhados pelas almofadas enquanto a criançada vai folheado os livros.

Fonte: http://www.duvidademae.com.br/home/2015/7/28/frias-as-livrarias-de-so-paulo
Desta vez ficamos duas horas e olha que fomos bem rápidos! Depois ainda comemos uma pizza muito boa num restaurante que fica no mesmo edifício da livraria, restaurante/ pizzaria Grill Hall Paulista.

Fizemos este passeio logo no dia que chegamos. Uma vez que chegamos no início da tarde, pudemos preencher o que restava do dia fazendo um passeio próximo ao hotel, sem nos cansar muito.

4- Parque Turma da Mônica:

Localizado no São Paulo Market. Bom parque para a etária dos 4 aos 10 anos.

Fomos e voltamos de táxi.

Equipe atenciosa, com guarda volume pago à parte, lanchonete do Mac Donald's e alguns quiosques com pequenos lanches. Apesar destas opções de alimentação nós preferimos sair e comer na praça de alimentação do shopping, por querermos  um bom prato de arroz com feijão para as crianças se alimentarem. Para sair e voltar você deve procurar o centro de visitantes do parque para receber um carimbo no pulso, que te permite sair e retornar do parque.

Os brinquedos e todas as demais estruturas  do parque lembram as antigas áreas de diversão dos shoppings nos anos 80. Como eu disse, lembram, mas não se restringem a eles. O grande lance foi o capricho na tematização e introdução de brinquedos que não existiam nos parques, naquela época: parede de escalada, área com bolinhas sendo jogadas em aparelhos de ar, sequência de obstáculos...

Ficamos de 10 da manhã até 4 da tarde. As crianças saíram com fôlego para mais algumas horas, enquanto os adultos ficaram só no bagaço!

5- Zoológico:

Área grande, bem arborizada e com opção de complementar o passeio com o Zoo Safari. Em 2014 foi eleito, pela Trip Advisor, como o 2º melhor zoológico do Brasil.

Fomos de táxi e voltamos de ônibus/metrô. É possível e aconselho fazer todo o trajeto (ida e volta) de ônibus/metrô. O zoológico é integrado ao sistema de metrô através de um ônibus específico, que leva e trás os visitantes da estação de metrô Jabaquara ao zoo. Quando desembarcar na estação Jabaquara, informe-se onde deve pegar este ônibus. Você fará um trajeto até alguma escada rolante que te levará à superfície. No nível da rua você encontrará um ônibus todo tematizado com imagens de animais. Ele vai direto, sem paradas, até o zoo. Rápido, eficiente e mais barato que táxi. Fique atento ao horário de retorno! O site do sistema de metrô com serviço para o zoológico e este aqui.

Fonte: http://www.emtu.sp.gov.br/emtu/redes-de-transporte/regular/orca-zoo/o-que-e-orca-zoo.fss

Se preferir almoçar ao invés de lanchar, na lanchonete principal você terá opção de pratos simples com carne, arroz, feijão, frango grelhado e batata palha, além de um estrogonofe simples, mas suficiente para matar a fome. Espalhados pelo parque você encontrará quiosques com sorvetes, refrigerantes e algumas lanchonetes.

Infelizmente não conseguimos fazer o Safari devido à chuva que insistiu em cair durante todo o nosso passeio. O Safari estava disponível, mas normalmente os animais preferem se esconder durante a chuva e por isso preferimos não gastar dinheiro com um potencial passeio frustado.

Para informações de horários e preços, acesso o site zoológico de São Paulo.

6-Kidzania:

Parque com temática voltada para um mundo de adultos habitado por crianças.

Ao entrar no parque a criança recebe um cheque em moeda da terra Kidzania, que será descontado no banco do parque. Com esse dinheiro ela irá consumir as atividades disponíveis no parque e caso falte dinheiro ou ela queira ganhar mais se divertindo, basta optar por alguma atividade que seja "trabalho": bombeiro, médico, polícia, correios...e no final da atividade receber o salário.

O parque fica no segundo subsolo do Shopping Eldorado e funciona por turnos, de acordo com o dia da semana. Possui guarda-volume no interior do parque, sem necessidade de pagamento extra.

Para informações de horários e valores, acesse o site do parque kidzania.

Tivemos o inconveniente de ir num dia em que havia visitas de algumas escolas e por isso, no início do nosso passeio, pegamos o parque superlotado. Depois de 1 hora de tensão, o parque esvaziou e passamos bons momentos vendo as crianças se divertirem. Foi o passeio preferido de minha filha de 8 anos.

Fiz um post separado sobre os três parques: Kidzania, Turma da Mônica e Catavento. Para ler, basta clicar aqui.

7- Aquário de São Paulo:

Este passeio fiz há cinco anos, quando tinha apenas uma filha de 3 anos, e pelo que pude observar no site, ele ainda é um bom passeio!

Na época, nós fomos e voltamos de metrô, porém na ida nos perdemos pelo bairro e por isso andamos bem mais do que era necessário. Portanto, caso vá de metrô, estude a parte do trajeto que fará à pé.

Como fui há cinco anos, não tenho impressões atualizadas. Por isso acessem o site e vejam se parece realmente uma boa opção para o seu perfil.

Site do aquário de são paulo.

8- Parque Trianon:

Coloco este parque na lista como sugestão para aquelas famílias que irão ao MASP, pois o parque fica logo em frente e possui uma área verde razoável no tamanho e muito bonita na variedade e distribuição da vegetação.

Atenção, este não é um parque de diversões. É um parque no sentido da área verde, parquinho de areia, espaço para caminhar, bancos para sentar e descansar.

Com um bom parquinho de areia acaba sendo uma boa opção para aqueles que têm filhos e querem dar uma distraída nas crianças após a visita ao museu. Ou mesmo deixá-los com um dos pais ou responsáveis, enquanto o outro aproveita o MASP.

Parque me pareceu seguro. Com vigilantes circulando pelo terreno, algumas pessoas passeando com seus cachorros. Banheiro simples e limpo.

Utilizamos o parque para preencher o final de um dia e dar uma caminhada pela avenida Paulista.

9- Museu de zoologia da USP:

Este também foi um passeio feito há 5 anos e por isso sugiro visitar o site da atração para verificar se o que oferecem se encaixa no perfil do leitor.

Na época fomos de metrô e voltamos de táxi.

O museu de zoologia tem conteúdo que permite interagir com crianças menores.

Olha o endereço dele aqui: museu de zoologia da usp.

10- Instituto Butantan.

Fizemos este passeio em 2009.

Considero um ótimo passeio com mistura de conhecimento histórico e científico, área verde e animais.

Está localizado numa área de Mata Atlântica e abriga museus, prédios históricos, laboratórios de pesquisas e fábricas de soros e vacinas, além de macacário, serpentário e hospital.

Possui estacionamento próprio, lanchonete de terça à domingo e banheiros.

Dos 4 museus, 3 estão localizados na área do parque do Instituto e o ingresso dá direito à visitação aos 3: histórico, de microbiologia e biológico. Além da visitação, que conta com monitores, é possível agendar atividades específicas, desenvolvidas para faixas etárias a partir dos 3 anos. Eles funcionam de terça à domingo, de 9 às 16:45 horas. Já a área verde do parque fica aberta dos os dias, de 7 às 18:00 horas, com acesso gratuito.

Localização? Claro! Na avenida Vital Brasil!!!

Caso vá de metrô, utilize a linha 4- Amarela e ao descer ande 800 metros até o Instituto, ou tome um ônibus na avenida Vital Brasil.

Para maiores informações, acesse o site do Instituto Butantan.

Leiam sobre o seu destino e aproveitem a viagem!