sábado, 31 de outubro de 2015

BUNKER: BERLIM / BERLINER UNTERWELTEN E.V.

BUNKER: BERLIM / BERLINER UNTERWELTEN E.V.
Guichê para compra dos bilhetes para visita aos bunkers.

Berlim não deve ser conhecida apenas através de sua história na superfície. Por baixo da cidade existem vários pontos que merecem e devem ser vistos e pensados! A Segunda Guerra, assim como a Guerra Fria está presente na cidade de forma algumas vezes sutil e de outras escancarada. Seja da forma que for, guerra é não é coisa boa.

Para tentar proteger, ou fazer com que os berlinenses se sentissem protegidos, durante os bombardeios dos inimigos, foram construídos, ou mesmo reaproveitados, algumas estruturas subterrâneas, denominadas comumente de bunkeres, sendo de fato abrigos anti-aéreos, túneis e uma série de depósitos abandonados. Lá ficavam aqueles que conseguiam chegar a tempo, após dado o sinal da sirene, enquanto as bombas ameaçavam cair pela cidade.


Hoje, muitos desses bunkers foram desativados, mas alguns permaneceram e dentre esses uns podem ser visitados. Se você planeja visitar Berlim, este deve ser um passeio no topo da sua lista!

O passeio é oferecido desde 2000, pela Sociedade para investigação e documentação de estruturas subterrâneas, denominada Berliner Unterwelten E.V. São disponibilizadas várias visitas guiadas, com horário pré-fixado e bilhetes vendidos apenas no local e para o dia. Não é possível comprar online e a compra do ingresso é para o dia em questão. Em maio de 2015, eram oferecidos 5 tours, além de seminários e circuitos especiais. Esses últimos podem ser de 1 ou vários dias.


O tour que realizamos (eu, mais 3 companheiros de viagem) foi o número 1: Mundo em trevas. Neste passeio é abordado as questões de bombardeio, proteção civil, instalações de alguns tipos de bunkers e algumas evidências do período da Segunda Guerra (além do bunker em si).

Eles estão localizados no endereço Brunnenstrasse 105, 13355. A bilheteria fica no lado externo da estação de metrô Gesundbrunnen. Fomos de metrô e ainda antes de sair à superfície, pedimos informação a um funcionário da limpeza, que nos indicou a saída. Saindo da estação, o guichê para os ingressos fica logo à direita, colado na estação. Comprado o bilhete, fique ao lado do prédio, pois na hora marcada irá aparecer um guia, com colete da instituição, anunciando o início do tour.


Os tours são oferecidos em algumas línguas. Lembro que além de alemão, ofereciam em inglês, francês, italiano, holandês, dinamarquês e espanhol. Alguns dos idiomas são em horário reduzido.

Em 2015 não aceitavam cartão de crédito, apenas dinheiro. Além disso, fique atento ao fato do passeio não ser permitido para menores de 7 anos e que o local não é adaptado para pessoas com necessidades especiais.

Atenção! Nada de fotos


Placa explicativa do bunker de Hitler.

O bunker de Hitler não está disponível para visitação. Ele foi destruído. Soterrado. Hoje o que se tem é um estacionamento de um conjunto residencial, sobre o local. A única indicação é uma placa detalhando como erao sistema do bunker. Fica localizado próximo ao Memorial do Holocausto, na esquina entre as ruas Gertrud Kolmar - Strasse / In den Ministergarten.


Local onde ficava o bunker de Hitler.

A visita aos refúgios subterrâneos da Segunda Guerra é uma aula de história, sociologia, psicologia, marketing, estratégia...enfim...tire suas próprias conclusões! Visite e faça paz!

Aproveite a viagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário