Metrô, Berlim. |
Metrô de Berlim é amplo, eficiente e muito fácil de usar. Em 2015, passei por lá, com mais 4 amigos. Utilizamos o metrô para nos deslocar por toda a área turística, sem dificuldades.
O sistema de metrô é dividido em U-Babn e S-Bahn. O primeiro é basicamente um metrô que passa por baixo da terra e o outro faz a maior parte do percurso na superfície. Além disso, o U-Bahn circula praticamente apenas na cidade de Berlim, enquanto que o S-Bahn liga a capital às cidades próximas.
Metrô de superfície, próximo ao East Side Gallery, sobre a Oberbaumbrucke |
As letras U e S + nome do local identificam a estação. Eles estão interligados e na hora de utilizá-lo essa diferença de superfície e subterrâneo não irá fazer diferença para chegar ao local desejado.
Algumas estações são mais limpas que outras. Você pode até que achar umas tem a aparência envelhecida e largada, mas todas possuem o mesmo sistema de serviço e a mesma eficiência.
Outro fator importante para utilizar o metrô é saber em que zona da cidade você está e em qual você quer chegar. A zona A é o chamado "centro expandido", onde estão as principais atrações turísticas; a zona B abrange a aeroporto de Tegel; e a zona C o aeroporto de Schonefeld e Postdam. O valor da tarifa varia de acordo com a zona, sendo a A a mais barata e a C a mais cara.
Esta divisão em zonas também atinge o sistema de ônibus e bondes, que também são integrados ao metrô. Os pontos de ônibus e bonde possuem a indicação da letra H, na cor verde e uma placa ou letreiro ao lado, indicando o nome do ponto, a zona tarifária (tarifbereich A, B ou C) e uma tabela com o nome dos ônibus/bonde que passarão e em qual horário!
Cheguei em Berlim pelo aeroporto de Tegel e para chegar ao local de minha hospedagem eu utilizei o ônibus (especificamente o JetExpress TXL) No caso de ônibus ou bonde a tarifa pode ser paga diretamente ao motorista, como eu fiz, ou você pode adquirir o bilhete numa máquina, que no caso do aeroporto, fica ao lado do local onde o ônibus pára. O nome das estações aparecem num letreiro, dentro do ônibus. É só ficar atento e ter pesquisado com antecedência qual é a parada mais próximo do seu hotel.
Fonte: http://www.european-traveler.com/germany/transportation-to-berlin-tegel-airport-txl/ |
Você identificará no sistema de transporte as palavras Deutsche Bahn e BGV. Eles servem para indicar qual é a empresa responsável por aquele serviço. Independente da empresa, o serviço é integrado e o valor continua sendo de acordo com as zonas A, B ou C.
Para comprar os bilhetes, você utilizará as máquinas de auto-serviço (que aceitam cédulas e moedas, todas indicadas na tela), os guichês com funcionários, disponíveis em algumas estações, ou pagar diretamente ao condutor, caso use bonde ou ônibus. No último caso, procure ter o dinheiro trocado, para evitar insatisfações.
O mecanismo de compra de bilhetes que é de mais fácil acesso é a máquina de auto-serviço. Por isso, algumas informações:
1-Na página inicial, em alemão, aparecerá algumas bandeirinhas, indicando outras línguas para efetuar o serviço. Entre elas: espanhol e inglês;
2- Aceitam cédulas e moedas específicas, indicadas na tela;
3- Caso recusem a cédula, tente de novo, pois pode ser que tenha que passar com a outra face voltada para cima;
4- Elas fornecem troco;
5- Haverá opções quanto a zona da abrangência (A, B ou C);
6- Haverá opção do bilhete avulso, semanal ou mensal.
Atenção! Eu apenas utilizei o bilhete avulso e pelo que li a respeito, ele tem validade de duas horas após a validação. Portanto, valide apenas quando for utilizá-lo.
Máquina para comprar o bilhete. |
Validação? Sim. A maioria das cidades europeias validam o bilhete de transporte. Após comprado, você deverá validá-lo em outra máquina ou dentro do veículo. No caso do metrô em Berlim, a validação é feita numa máquina diferente daquele que você compra o bilhete. Guarde o bilhete validado enquanto você estiver utilizando o transporte, pois algum fiscal pode o solicitar. A não apresentação do ticket ou a sua inexistência vai gerar multa. Evite esse tipo de situação. A multa não é pequena, comparada ao valor da passagem e ao valor da nossa querida moeda (Real) e o fato é desconfortante por si só.
Máquina para validar o bilhete. |
O que achei mais marcante no serviço de metrô foi a ausência de catracas que limitam o acesso. Isso aí. Você desce ou sobe as escadas (depende se é de superfície ou subterrâneo) e já está na plataforma de acesso ao veículo. Lá você encontrará máquinas para comprar o bilhete, máquina para validar o bilhete e pronto. É só entrar quando o veículo chegar. Não encontrei fiscais nos metrôs para verificar os meus tickets, mas por todo lado você vai se deparar com câmeras fazendo a vigilância do local.
Meus quatro companheiro de viagem!!! |
Divirta-se e aproveite a viagem!!
Ai q saudades!!!!! Temos que repetir. Estou com sindrome de abstinencia dos meus amigos!!! Socorro!!!!!
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