sexta-feira, 24 de abril de 2015

PRAIA DO FORTE COM CRIANÇAS

Praia do Forte

Viagem de dois adultos e 2 crianças (8 e 4 anos), em abril de 2015

Praia do Forte é uma boa opção para quem quer praia e está com crianças ou mesmo quando a viagem é apenas para o casal.

Igreja de São Francisco

O viajante deve prestar atenção se quer evitar multidões, pois este destino é muito procurado, tanto por famílias como por casais e solteiros. Se você for como eu, prefira épocas de baixa temporada, longe de férias e feriados.

Os pontos principais para montar sua viagem estão aí:

Como chegar: 
Se você mora próximo à Salvador, basta ir de carro, pela estrada do Coco, mas se vem de outro lugar do país deve desembarcar no aeroporto de Salvador e seguir de carro até a vila. Nós fomos de avião até Salvador e de lá pegamos o transfer até Praia do Forte. O valor do transfer é próximo ao valor do táxi. Preferi o transfer pela segurança de ter alguém me esperando e por não ter que ficar combinando preço. Como já comentei em outros posts, quando viajo com a família eu prefiro a comodidade.

Onde ficar:

Casa Verde apart

Definitivamente o que não falta é lugar para ficar...e com as mais diversas opções. Você pode ficar num resort de luxo, num hotel mais chique, num hotel simples, pousada, alugar casa, alugar um quarto e sala....




Casa Verde apart

Nós alugamos um quarto e sala. O local era exatamente como aparecia na site. Um quarto com cama king size, duas camas individuais para as crianças, banheiro com espaço decente, cozinha contínua ao quarto (com utensílios, liquidificador e torradeira). TV à cabo, acesso internet e ar condicionado. Roupa de cama e de banho inclusas, assim como limpeza do quarto (com exceção à limpeza da pia). Pequena varanda e duas redes. Apartamento limpo, aspecto de novo. Uma ótima opção para quem está com crianças e com preço bem melhor que os oferecidos pela rede hoteleria do local. Para procurar por este apartamento é só visitar a página do Casa verde apart: www.casaverdeapart.com

Alimentação:
A vila da Praia do Forte oferece boas opções de restaurantes. Você

Café da manhã na varanda

pode escolher entre os que estão na avenida principal, que ganham na ambientação e com uma boa oferta de comida gostosa, ou pode optar pelos que ficam nas ruas paralelas, que são mais simples e mais baratos. Experimentei os dois e se fosse repetir o passeio eu ficaria com os da avenida principal, que apesar do preço ganham no sabor.


As ofertas vão desde comida à la carte, à quilo, café da manhã, sorvetes, café até comidas vendidas na praia pelos donos dos quiosques.

Caso prefira cozinhar, você encontrará 3 supermercados na Vila.
Nós optamos por tomar o café da manhã em casa (e para isso nos abastecemos no supermercado de lá) e almoço e jantar na rua. O supermercado que está localizado próximo à lagoa Timeantube, na rua que tem passagem para carro, é o melhor em termos de variedade. Os outros dois supermercados estão na avenida principal, que oferece acesso apenas para pedestres.

Praia do Forte


O que levar para as crianças:

Bolsa com o kit praia

Roupas leves, sem dúvida! Roupas de banho (duas são o suficiente)! Garrafinha d'água para facilitar sua vida. Balde e pá de areia (sim, eu levei!). Toalha para secar os guris até voltar ao apt. Canga ou esteira (eu prefiro canga pois acho mais leve e fácil de carregar). Uma vasilha com biscoito para momentos de desespero (dessa vez não precisei, mas em outras ocasiões foi muito útil entre o café da manhã e o almoço). Bonés, mesmo que eles a princípio não queiram usar, pois com o passar do dia o sol vai queimar a cuca da galera. E obviamente PROTETOR SOLAR!!!

Para os adultos...o de sempre. E mesmo assim, quando sua mala estiver pronta...retire pelo menos 1/3 do que selecionou para você. Acredite: mesmo sem o 1/3 que você tirar...ainda vai sobrar roupa sem usar!

O que fazer:
Não fiz tudo o que o local tinha a oferecer (Está vendo? Eu criando motivos para voltar ao destino do post...), mas entre as atividades existentes, posso recomendar:

1-Praia do Lord, também conhecida como Praia das Piscinas Naturais. 

Praia do Lord


Para chegar lá pagamos um quadriciclo (felicidade das crianças que acharam o maior barato). Areia fina, água quente na altura do joelho, cenário de coqueiros e grandes piscinas formadas por rochas. Dá para ficar horas sentada na água...Tem uns quiosques que te atendem dentro da água... Nas proximidades das pedras que cercam a piscina principal você encontrará vários peixes coloridos, sem ter que ficar procurando! Nessa praia o que predomina são as famílias com crianças pequenas, pois as ondas arrebentam longe devido à formação rochosa das piscinas e assim não há perigo das crianças "tomarem caldo" das ondas. Melhor chegar cedo e sair no horário de almoço, caso contrário vocês e as crianças passarão o dia comendo quitutes de praia e queimando a pele até arder.

2- Visita ao Castelo Garcia D'Ávila. 

Entrada do Castelo

O Castelo foi tombado pelo IPHAN, em 1937 e é a única construção das Américas com características medievais. Foi construído em 1551. Lá você encontrará as ruínas do Castelo e terá uma vista encantadora do mar. 

Figueira no "quintal do Castelo"


No local os banheiros são limpos. Água para beber? Apenas pagando, pois não tem bebedor...E as crianças sentirão sede, pois o descampado ao redor do castelo é a maior pedida para as crianças saírem correndo e depois reclamarem de sede!

Vista do mar no Castelo




Acesso ao segundo andar


Ruínas do Castelo















3- Projeto Tamar.

TAMAR

Estive neste centro de visitantes há 10 anos e deu para perceber facilmente como a estrutura cresceu. 

TAMAR

É um ótimo passeio para adultos e crianças. Fazer todo o circuito oferecido leva aproximadamente uns 40 minutos, que serão utilizados visitando as piscinas com os animais, tirando fotos, assistindo o vídeo e se seu tempo permitir...deixando as crianças brincarem um pouco no espaço kids. 

O ingresso permite que você saia e retorne ao Tamar enquanto durar o carimbo de tartaruga que você irá receber no punho, que significa basicamente 1 dia.

TAMAR


4- Passeio de quadriciclo de pedal e de tuk tuk: passeamos de

Passeio de tuk tuk

quadriciclo por 15 minutos pela vila (existem quadriciclo motorizados, mas utilizamos o de pedal) e de tuk tuk para chegar até o Castelo Garcia D'Ávila. No caso do tuk tuk ele fica te esperando por 40 minutos para visitar o castelo e depois retorna à vila. As crianças adoraram e se eu permitisse iriam querer fazer qualquer deslocamento utilizando apenas um desses meios!


Não fiz, mas gostaria de ter feito:

1- Projeto Baleia Jubarte: Estava fechado, pois só abre na época que as baleias aparecem no litoral, ou seja, lá para outubro;

2- Reserva Sarapiranga: para conhecer a reserva você pode fazer um passeio pago à alguma agência de turismo e neste caso já estará incluído passeio de quadriciclo motorizado, tirolesa e um tempinho mergulhando no rio da região. Dependendo da agência você pode optar por outras atividades nesta Reserva. Outra opção é fazer o passeio de tuk tuk e lá pagar as atividades à parte. Dá para almoçar no local. 

Praia do Forte



Aproveite a viagem!