Existem vários passeios de bate e volta, a partir de Amsterdam. Eles podem ser feitos de forma independente ou através de alguma empresa de turismo. Eu, mais três amigos, optamos pelo passeio de meio-dia, que nos deu um panorama das cidades de Voledan, Marken e Zaanse Schans.
Neste post, o que vimos de Zaanse Schans e seus moinhos de vento!
Zaanse Schans fica na zona industrial mais antiga do mundo. Em 1920 haviam 1.000 moinhos. Hoje só restam vinte. Consequência da revolução industrial. Os moinhos que ainda existem, funcionam, mas sua função é basicamente turística
Compramos o passeio ainda no Brasil, através do site Ducs Amsterdam. O site dele é uma referência para os brasileiros que pretende visitar a Holanda. Com o bilhete em mãos, você só precisa aparecer na loja da empresa, com pelo menos 40 minutos de antecedência e trocar o seu bilhete online pelo o que eles irão te oferecer. Digo para você ficar atento pois perdemos a primeira saída por total desatenção nossa. Ficamos nos deliciando com as várias lojas de lembranças que existem ao redor e quando nos demos conta, o guia já havia saído com vários turistas em direção ao ônibus. Felizmente tinha uma nova saída daí a uns 20 minutos e eles nos incluíram nessa.
O passeio é acompanhado de guia, não lembro se em inglês ou espanhol. Ônibus confortável, guia atento e bom passeio. Em aproximadamente 30 minutos já havíamos chegado ao nosso primeiro destino.
A desvantagem deste tipo de passeio, com empresa privada, em grupo, é o fato de você não poder olhar tudo o que quer, no seu tempo. Ficou muita coisa, em cada uma das três cidades, para ser vista e apreciada. Mas se você dispõem de pouco tempo de viagem, esta acaba sendo uma excelente opção. Portanto minha sugestão é que se tiver pouco tempo, faça alguma excursão guiada. Caso tenha dias de sobra, vá de ônibus (existem ônibus e trem que saem frequentemente da Estação Central de Amsterdam) ou de carro, e assim possa ver muito mais coisa, com calma.
Em Zaanse Schans você terá a oportunidade de conhecer alguns moinhos e a forma como eles funcionam. No caso do nosso passeio, fomos para o moinho HET JONGE SCHAAP, que significa Carneiro Jovem. Lá você assistirá uma explicação de como funciona este moinho, que tem a função de serrar madeira, e assistirá uma demonstração do processo. Foi graças a moinhos como este que a Holanda teve muito sucesso na construção naval. Porém, um pouco mais tarde começou a Revolução Industrial e o motor a vapor tomou o lugar da força dos ventos, para este tipo de serviço. Na época em que eles estavam no auge, um moinho, com 5 funcionários, conseguia serrar cerca de 20 troncos por dia.
Demonstração do corte da madeira. |
Do local onde o ônibus de turismo e os carros de passeio ficam estacionados até o moinho Het Jonge Schaap, há vários pontos para visitar: outros moinhos (para produção de óleo ou outras funções), lojas de lembrancinhas, lojas de queijos, carneiros... Caso você possa fazer o passeio de forma independente, terá condições para visitar com calma estes outros pontos. Neste caso, estimo aproximadamente 1 hora e trinta minutos para este destino, pelo menos!
Programe-se, leia, divirta-se e aproveite a viagem!!