quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

COIMBRA : SUGESTÕES DE PASSEIOS

COIMBRA: SUGESTÕES DE PASSEIOS


Passeio em maio de 2017, três adultos.

Coimbra normalmente é acessada pelos turistas a partir de Lisboa ou Porto. Nós chegamos até lá a partir de Porto, utilizando o comboio. Compramos a passagem com uns dois dias de antecedência, na estação de São Bento, mas o nosso comboio  saiu da estação Porto Campanha, com destino a Coimbra B. O trajeto durou aproximadamente 1 hora.

O bilhete pode ser comprado pela internet, no site da empresa CP (Comboio Portugal), mas durante as andanças pelo Porto, paramos na estação de São Bento e lá a senhora do guichê nos deu as informações sobre horários e tudo mais. Como não fomos em alta temporada, não enfrentamos problemas de filas ou lotações. 

Plataforma que liga acesso de Coimbra A para Coimbra B.

O comboio para na estação Coimbra B e lá você deverá atravessar uma plataforma (que fica sobre os trilhos), como está aí na foto, e pegar outro comboio que te deixará na estação Coimbra A, que era muito perto do nosso hotel. Esta troca de comboio é tranquila e não há necessidade de comprar outro bilhete.

Para hospedagem indico o Hotel Vitória, que fica perto da maioria dos pontos que visitamos, o que permitiu fazermos todos os passeios em Coimbra à pé. Para detalhes do Hotel Vitória, clique aqui.


Em Coimbra ficamos duas noites e três dias. Saímos de lá no terceiro dia, após o café da manhã com destino a Batalha. Para quem for fazer um deslocamento similar saiba que para Batalha, partindo de Coimbra, só é possível por carro ou ônibus (autocarro).

As sugestões de passeios em Coimbra estão aí!

1- Universidade de Coimbra.

Sugiro comprar o bilhete completo, que dá direito a visita a todos os pontos permitidos. Foi o que eu fiz. Meus amigos fizeram um sem a parte do Museu da Ciência. 


Para acessar a região da Universidade basta subir! Isso mesmo! Lá vai ladeira acima! Do ponto onde estávamos bastava seguir qualquer caminho que chegasse até a Praça do Comércio (ao meus olhos a região é um emaranhado de ruas de pedestres) e de lá começar a subir ladeiras. Quando atingir uma grande praça você estará no Paço das Escolas, lá descobrirá onde comprar os ingressos. 




Tudo é muito grandioso e imponente. No Paço das Escolas estão situados a Biblioteca Joanina, a Capela de São Miguel e o Palácio Real. Para chegar ao Museu da Ciência você andará um pouco mais (menos de 5 minutos) e chegará em outro prédio (tudo com mapa na mão, que você receberá ao comprar o ingresso) onde realizará a visita guiada.




No complexo você encontrará banheiros e há um restaurante/lanchonete próximo ao Museu da Ciência. Também encontrará loja de lembranças.





Atenção para a entrada na Biblioteca Joanina, pois há um número restrito de pessoas por entrada. Atingido esse limite, a próxima entrada será em 20 minutos. Dentro da biblioteca...nada de fotos!


Mantenha os bilhetes bem guardados durante toda a visita, pois para entrar em cada setor, você precisará apresentá-los.

Porta Férrea da Universidade de Coimbra

2- Sé Velha.

No local você encontrará estilo românico, gótico e renascentista. Foi construída na época da Reconquista.
Fica nas proximidades da Universidade.

3- Sé Nova.
Também nas proximidades da Universidade.


4- Igreja da Santa Cruz.


Aqui você encontrará os dois primeiros reis de Portugal.
De frente para o prédio fica fácil de identificar a sobreposição das ampliações do edifício.


Na parte baixa da cidade. Chegamos nesta Igreja através da rua Ferreira Borges, que continua como rua Visconde da Luz. No início deste caminho, pare na Pastelaria Briosa Coimbra, já perto do Largo da Portagem e forre o estômago. Também vale se perder por essas ruas!


Para chegar ao outros três destinos é necessário atravessar o rio Mondego. Trajeto que fizemos à pé. O ponto mais distante foi a Quinta das Lágrimas, o que demorou aproximadamente entre 15 e 20 minutos, partindo do nosso hotel.

5- Convento de Santa Clara - a Velha.


Aqui você encontrará as ruínas do antigo Convento, com exposição permanente de peças da época, com informações sobre hábitos e costumes, além de um vídeo que conta a história do local.


O seu surgimento não foi fácil pois havia uma ausência de simpatia por parte dos monges da Igreja da Santa Cruz em relação a criação de um mosteiro feminino.


O Convento foi transferido para outro local (Convento de Santa Clara - a Nova) devido as cheias do rio Mondego, que dificultava a vida no local. Todo esse processo foi longo e difícil, tendo a participação decisiva da rainha Isabel, aquela que foi santificada e é conhecida como Santa Isabel.

6- Convento de Santa Clara - a Nova.

Aqui encontra-se os restos mortais de Santa Isabel.



7- Quinta das Lágrimas.
Fonte dos Amores.

Para aqueles que já ouviram a expressão "Agora Inês é morta", vão finalmente conhecer ONDE ela foi morta. Pois é, Inês de Castro foi assassinada aqui, nos jardins da Quinta.

Fonte das Lágrimas.

De acordo com a lenda, no local onde ela verteu sua lágrimas, surgiu a Fonte das Lágrimas. Outra fonte do local é a Fonte dos Amores que tem esse nome por presenciar o amor do futuro rei Dom Pedro I, de Portugal e não o Imperador do Brasil, com a fidalga Inês de Castro.


O local é um grande jardim, com árvores de várias partes do mundo. Para acessar você entrará num club de golfe e na recepção/bar deste clube, comprará os ingressos para visitar os jardins. Atualmente a Quinta é um hotel de luxo, mas os jardins são abertos à visitação.


E para comer? Bem, sem a mínima sobra de dúvida recomendo o Solar do Bacalhau, para almoço ou jantar. Pratos deliciosos, ambiente elegante e atendimento excelente. Ainda por cima fica na mesma rua do hotel em que nos hospedamos. Para fazer uma pesquisa olhe aqui o site.


Leia, programe-se e aproveite a viagem!!

Convento de Santa Clara - a Nova.

domingo, 29 de outubro de 2017

CONVENTO DE CRISTO - TOMAR - PORTUGAL

CONVENTO DE CRISTO - TOMAR - PORTUGAL

Convento de Cristo, também conhecido como Castelo de Tomar e Castelo Templário, é um Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO, desde 1983. 

Muitos turistas conhecem o lugar através de um bate e volta a partir de Lisboa, numa combinação  de passeio de um dia, envolvendo outros Castelos/Conventos/Mosteiros da região, como o Convento de Santa Maria da Vitória, em Batalha e o Mosteiro de Santa Maria, em Alcobaça. Caso você disponha de mais tempo, sugiro que visite dois desses mosteiros/conventos em um dia e o de Tomar em outro. Isso vai depender do seu tempo disponível.



Em 2017, numa viagem com mais dois adultos, optamos por passar duas noites na cidade de Batalha e de lá visitamos alguns pontos da região. Em um dia visitamos Alcobaça e a própria cidade de Batalha e no dia seguinte fizemos um roteiro bem mais amplo, incluindo Fátima, Tomar, Óbidos e Nazaré. Foi corrido, mas conseguimos fazer com tranquilidade Fátima e Tomar. Em Óbidos ficamos apenas 2 horas e em Nazaré pudemos aproveitar o por do sol. 



Tendo mais tempo, aproveite mais a região, com outras opções de museus, restaurantes (doces conventuais - anote esta sugestão!!!!), trilhas e grutas. Neste dia, com muitas cidades, nós utilizamos o serviço de um taxista particular, indicado pelo pessoal do hotel e as visitas de Batalha e Alcobaça foi de ônibus regular, que tomamos na cidade de Batalha, onde estávamos hospedados.


Neste post, minhas impressões sobre Convento de Cristo, em Tomar.


O Convento de Cristo na verdade não é uma edificação única e sim o conjunto de várias estruturas, como o Castelo Templário de Tomar, o Convento da Ordem de Cristo, a cerca conventual, a Ermida da Imaculada Conceição e o Aqueduto conventual. O castelo teve sua fundação em 1160 e durante vários anos passou por transformações e acréscimos. É seguramente um passeio para não menos de 3 horas e muitas fotos. Se puder, leia sobre o local antes da visita e relembre ou descubra aspectos interessante sobre os cavalheiros templários. Aqui o site oficial.



Ele fica aberto todo o ano, fechando apenas nos feriados  de 1 de janeiro, Domingo de Páscoa, 1 de maio,24 e 25 de dezembro. Abre as 9:00, fechando as 17:30 ou 18:30, conforme seja inverno ou verão. Para evitar aborrecimentos, confirme, na época, os horários no site oficial.




Você pode adquirir o bilhete individual, ou combinado com os outros dois conventos/mosteiros (os de Alcobaça e Batalha). Este combinado foi o que utilizamos e você terá um prazo de 7 dias para usá-lo. 

Caso você disponha de tempo e goste de visitas temáticas, eles possuem este serviço. Para isso o grupo de visitantes deve ter de 20 a 50 pessoas e deve ser realizado uma reserva. A página do site com essas informações e esta aqui.


O local apresenta estrutura com banheiros, loja e lanchonete. A lanchonete apenas para matar a fome, pois a comida não chamou a atenção, o que fugiu do padrão, pois em praticamente todos os lugares visitados nesta viagem à Portugal, encontramos comida muito saborosa, independente do status do local.

Restaurante.

Lá encontrará estilos medievais, gótico/manuelino e renascentista. Talvez tenha a sensação de ficar perdido, tamanha são as dimensões do local, cheio de câmaras, salas e claustros. Após a viagem descobri que o local costuma ser utilizado para ambientar filmes e similares, o que não é de se espantar. Várias vezes tive a sensação de estar nas locações de Game of Thrones!


Numa visita à Portugal, o Convento de Cristo, em Tomar, é um dos local imperdíveis. Uma verdadeira viagem no tempo.


Leia, programe-se e aproveite a viagem!

domingo, 27 de agosto de 2017

QUINTA DA REGALEIRA: SINTRA / PORTUGAL

QUINTA DA REGALEIRA: SINTRA / PORTUGAL

Viagem em março de 2017. Três adultos.

Sintra pode ser visitada num bate e volta a partir de Lisboa, mas minha sugestão é que o turista passe pelo menos duas noites na cidade. Digo, pelo menos! Cada vez que lembro o que vi e o que deixei de visitar, penso que vale ficar bem mais noites! O fato é que uma vez em Sintra não deixe de visitar a Quinta da Regaleira. 



Quinta da Regaleira foi a residência de veraneio da família Carvalho Monteiro, brasileiros. O local não possui ingresso compartilhado com outros pontos turísticos da cidade, portanto o ingresso será sempre comprado à parte e, até onde consegui saber, apenas no local.



Ele fica há uns 10 minutos à pé do Palácio Nacional de Sintra, que por sua vez fica bem na região central turística da cidade. Para quem está utilizando ônibus turístico, tanto o citysighteseeing Sintra, quanto o autocarro turístico 435, da Scotturb, o ponto de parada é logo em frente à entrada da Quinta.



Um passeio tranquilo, com direito a tentar visitar cada recanto no local, sem pressa, e com direito a muitas fotos, leva aproximadamente 3 horas.

No local, um palacete, capela, lagos, túneis com percursos subterrâneos, poço iniciático, esculturas nos jardins e muito verde! Tudo com apoio de banheiros e cafeteria.



O palacete foi projetado por Luigi Manini, o mesmo arquiteto que trabalhou no Teatro Scala de Milão. Possui térreo e mais três andares superiores, além de dois pisos inferiores destinados a área de serviços (cozinha, despensa e afins). Infelizmente, quando fui, os andares superiores estavam fechados para visitação. Espero que você tenha mais sorte. 



No térreo, denominado de piso nobre, você encontrará a sala da Renascença, com as paredes preenchidas com o brasão da família e a Sala de Caça.



Próximo ao palacete está a capela, que pode ser acessada por um túnel, através da cripta. Em estilo manuelino, com referências marianas e à Ordem de Cristo.



Entre os pontos de destaques está a Gruta da Leda. Uma referência à mitologia grega, com a escultura de Leda e o Cisne. Para quem gosta do assunto, vai tirar umas fotos com Leda e Zeus, os pais de Helena, aquela que provocou a Guerra de Troia.



Acima da Gruta da Leda está a Torre da Regaleira, de onde você poderá ter uma vista da região, com destaque para o Castelo dos Mouros, que é outro ponto turístico de Sintra.



Caminhando pelos jardins você passará por algumas fontes (Fonte do Balneário, Fonte da Regaleira) e grutas, como a do Aquário e a do Oriente. Na Gruta do Oriente você terá acesso a um dos túneis subterrâneos que levam ao Poço Iniciático. São vários túneis e você vai querer passar por todos.





Para passar pelos túneis, o ideal é que você esteja com o mapa que pode ser adquirido na entrada. Não será necessário pagar a mais por ele. Ao pagar o ingresso você receberá o mapa. Utilize-o, pois você acabará se perdendo por lá e ele o ajudará a economizar tempo.



Um dos outros acessos aos túneis fica no Lago da Cascata. Para passar neste lago, você precisará atravessar por pedras espalhadas ao longo do lago, com todo um trabalho paisagístico, o que deixe o local realmente encantador.










Passando pelos túneis, você chegará até dois poços. Um deles é denominado Poço Imperfeito, pois não foi concluído, mas que na minha visão já é lindo. O outro é o Poço Iniciático, com toda um relação simbólica entre a Terra e o Céu. Este último poço foi construído como uma torre invertida, que se afunda aproximadamente 27 metros no interior da terra.



Passear pelo local é como mergulhar num mundo à parte, cheio de simbolismo e surpresas, que provavelmente te farão ficar um pouco mais por ali ou, pelo menos, te fará programar mais uma viagem à Sintra!



Para informações atualizadas sobre horários e outros detalhes para programar sua visita, acesse o site.


Ah! Caso seja possível, concilie sua visita com uma peça de teatro ou outra apresentação cultural que costuma ocorrer no local. No site da Quinta da Regaleira há programação cultural informando sobre o assunto.

Aproveite sua viagem!!!