domingo, 27 de agosto de 2017

QUINTA DA REGALEIRA: SINTRA / PORTUGAL

QUINTA DA REGALEIRA: SINTRA / PORTUGAL

Viagem em março de 2017. Três adultos.

Sintra pode ser visitada num bate e volta a partir de Lisboa, mas minha sugestão é que o turista passe pelo menos duas noites na cidade. Digo, pelo menos! Cada vez que lembro o que vi e o que deixei de visitar, penso que vale ficar bem mais noites! O fato é que uma vez em Sintra não deixe de visitar a Quinta da Regaleira. 



Quinta da Regaleira foi a residência de veraneio da família Carvalho Monteiro, brasileiros. O local não possui ingresso compartilhado com outros pontos turísticos da cidade, portanto o ingresso será sempre comprado à parte e, até onde consegui saber, apenas no local.



Ele fica há uns 10 minutos à pé do Palácio Nacional de Sintra, que por sua vez fica bem na região central turística da cidade. Para quem está utilizando ônibus turístico, tanto o citysighteseeing Sintra, quanto o autocarro turístico 435, da Scotturb, o ponto de parada é logo em frente à entrada da Quinta.



Um passeio tranquilo, com direito a tentar visitar cada recanto no local, sem pressa, e com direito a muitas fotos, leva aproximadamente 3 horas.

No local, um palacete, capela, lagos, túneis com percursos subterrâneos, poço iniciático, esculturas nos jardins e muito verde! Tudo com apoio de banheiros e cafeteria.



O palacete foi projetado por Luigi Manini, o mesmo arquiteto que trabalhou no Teatro Scala de Milão. Possui térreo e mais três andares superiores, além de dois pisos inferiores destinados a área de serviços (cozinha, despensa e afins). Infelizmente, quando fui, os andares superiores estavam fechados para visitação. Espero que você tenha mais sorte. 



No térreo, denominado de piso nobre, você encontrará a sala da Renascença, com as paredes preenchidas com o brasão da família e a Sala de Caça.



Próximo ao palacete está a capela, que pode ser acessada por um túnel, através da cripta. Em estilo manuelino, com referências marianas e à Ordem de Cristo.



Entre os pontos de destaques está a Gruta da Leda. Uma referência à mitologia grega, com a escultura de Leda e o Cisne. Para quem gosta do assunto, vai tirar umas fotos com Leda e Zeus, os pais de Helena, aquela que provocou a Guerra de Troia.



Acima da Gruta da Leda está a Torre da Regaleira, de onde você poderá ter uma vista da região, com destaque para o Castelo dos Mouros, que é outro ponto turístico de Sintra.



Caminhando pelos jardins você passará por algumas fontes (Fonte do Balneário, Fonte da Regaleira) e grutas, como a do Aquário e a do Oriente. Na Gruta do Oriente você terá acesso a um dos túneis subterrâneos que levam ao Poço Iniciático. São vários túneis e você vai querer passar por todos.





Para passar pelos túneis, o ideal é que você esteja com o mapa que pode ser adquirido na entrada. Não será necessário pagar a mais por ele. Ao pagar o ingresso você receberá o mapa. Utilize-o, pois você acabará se perdendo por lá e ele o ajudará a economizar tempo.



Um dos outros acessos aos túneis fica no Lago da Cascata. Para passar neste lago, você precisará atravessar por pedras espalhadas ao longo do lago, com todo um trabalho paisagístico, o que deixe o local realmente encantador.










Passando pelos túneis, você chegará até dois poços. Um deles é denominado Poço Imperfeito, pois não foi concluído, mas que na minha visão já é lindo. O outro é o Poço Iniciático, com toda um relação simbólica entre a Terra e o Céu. Este último poço foi construído como uma torre invertida, que se afunda aproximadamente 27 metros no interior da terra.



Passear pelo local é como mergulhar num mundo à parte, cheio de simbolismo e surpresas, que provavelmente te farão ficar um pouco mais por ali ou, pelo menos, te fará programar mais uma viagem à Sintra!



Para informações atualizadas sobre horários e outros detalhes para programar sua visita, acesse o site.


Ah! Caso seja possível, concilie sua visita com uma peça de teatro ou outra apresentação cultural que costuma ocorrer no local. No site da Quinta da Regaleira há programação cultural informando sobre o assunto.

Aproveite sua viagem!!!