domingo, 29 de outubro de 2017

CONVENTO DE CRISTO - TOMAR - PORTUGAL

CONVENTO DE CRISTO - TOMAR - PORTUGAL

Convento de Cristo, também conhecido como Castelo de Tomar e Castelo Templário, é um Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO, desde 1983. 

Muitos turistas conhecem o lugar através de um bate e volta a partir de Lisboa, numa combinação  de passeio de um dia, envolvendo outros Castelos/Conventos/Mosteiros da região, como o Convento de Santa Maria da Vitória, em Batalha e o Mosteiro de Santa Maria, em Alcobaça. Caso você disponha de mais tempo, sugiro que visite dois desses mosteiros/conventos em um dia e o de Tomar em outro. Isso vai depender do seu tempo disponível.



Em 2017, numa viagem com mais dois adultos, optamos por passar duas noites na cidade de Batalha e de lá visitamos alguns pontos da região. Em um dia visitamos Alcobaça e a própria cidade de Batalha e no dia seguinte fizemos um roteiro bem mais amplo, incluindo Fátima, Tomar, Óbidos e Nazaré. Foi corrido, mas conseguimos fazer com tranquilidade Fátima e Tomar. Em Óbidos ficamos apenas 2 horas e em Nazaré pudemos aproveitar o por do sol. 



Tendo mais tempo, aproveite mais a região, com outras opções de museus, restaurantes (doces conventuais - anote esta sugestão!!!!), trilhas e grutas. Neste dia, com muitas cidades, nós utilizamos o serviço de um taxista particular, indicado pelo pessoal do hotel e as visitas de Batalha e Alcobaça foi de ônibus regular, que tomamos na cidade de Batalha, onde estávamos hospedados.


Neste post, minhas impressões sobre Convento de Cristo, em Tomar.


O Convento de Cristo na verdade não é uma edificação única e sim o conjunto de várias estruturas, como o Castelo Templário de Tomar, o Convento da Ordem de Cristo, a cerca conventual, a Ermida da Imaculada Conceição e o Aqueduto conventual. O castelo teve sua fundação em 1160 e durante vários anos passou por transformações e acréscimos. É seguramente um passeio para não menos de 3 horas e muitas fotos. Se puder, leia sobre o local antes da visita e relembre ou descubra aspectos interessante sobre os cavalheiros templários. Aqui o site oficial.



Ele fica aberto todo o ano, fechando apenas nos feriados  de 1 de janeiro, Domingo de Páscoa, 1 de maio,24 e 25 de dezembro. Abre as 9:00, fechando as 17:30 ou 18:30, conforme seja inverno ou verão. Para evitar aborrecimentos, confirme, na época, os horários no site oficial.




Você pode adquirir o bilhete individual, ou combinado com os outros dois conventos/mosteiros (os de Alcobaça e Batalha). Este combinado foi o que utilizamos e você terá um prazo de 7 dias para usá-lo. 

Caso você disponha de tempo e goste de visitas temáticas, eles possuem este serviço. Para isso o grupo de visitantes deve ter de 20 a 50 pessoas e deve ser realizado uma reserva. A página do site com essas informações e esta aqui.


O local apresenta estrutura com banheiros, loja e lanchonete. A lanchonete apenas para matar a fome, pois a comida não chamou a atenção, o que fugiu do padrão, pois em praticamente todos os lugares visitados nesta viagem à Portugal, encontramos comida muito saborosa, independente do status do local.

Restaurante.

Lá encontrará estilos medievais, gótico/manuelino e renascentista. Talvez tenha a sensação de ficar perdido, tamanha são as dimensões do local, cheio de câmaras, salas e claustros. Após a viagem descobri que o local costuma ser utilizado para ambientar filmes e similares, o que não é de se espantar. Várias vezes tive a sensação de estar nas locações de Game of Thrones!


Numa visita à Portugal, o Convento de Cristo, em Tomar, é um dos local imperdíveis. Uma verdadeira viagem no tempo.


Leia, programe-se e aproveite a viagem!