quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

COIMBRA : SUGESTÕES DE PASSEIOS

COIMBRA: SUGESTÕES DE PASSEIOS


Passeio em maio de 2017, três adultos.

Coimbra normalmente é acessada pelos turistas a partir de Lisboa ou Porto. Nós chegamos até lá a partir de Porto, utilizando o comboio. Compramos a passagem com uns dois dias de antecedência, na estação de São Bento, mas o nosso comboio  saiu da estação Porto Campanha, com destino a Coimbra B. O trajeto durou aproximadamente 1 hora.

O bilhete pode ser comprado pela internet, no site da empresa CP (Comboio Portugal), mas durante as andanças pelo Porto, paramos na estação de São Bento e lá a senhora do guichê nos deu as informações sobre horários e tudo mais. Como não fomos em alta temporada, não enfrentamos problemas de filas ou lotações. 

Plataforma que liga acesso de Coimbra A para Coimbra B.

O comboio para na estação Coimbra B e lá você deverá atravessar uma plataforma (que fica sobre os trilhos), como está aí na foto, e pegar outro comboio que te deixará na estação Coimbra A, que era muito perto do nosso hotel. Esta troca de comboio é tranquila e não há necessidade de comprar outro bilhete.

Para hospedagem indico o Hotel Vitória, que fica perto da maioria dos pontos que visitamos, o que permitiu fazermos todos os passeios em Coimbra à pé. Para detalhes do Hotel Vitória, clique aqui.


Em Coimbra ficamos duas noites e três dias. Saímos de lá no terceiro dia, após o café da manhã com destino a Batalha. Para quem for fazer um deslocamento similar saiba que para Batalha, partindo de Coimbra, só é possível por carro ou ônibus (autocarro).

As sugestões de passeios em Coimbra estão aí!

1- Universidade de Coimbra.

Sugiro comprar o bilhete completo, que dá direito a visita a todos os pontos permitidos. Foi o que eu fiz. Meus amigos fizeram um sem a parte do Museu da Ciência. 


Para acessar a região da Universidade basta subir! Isso mesmo! Lá vai ladeira acima! Do ponto onde estávamos bastava seguir qualquer caminho que chegasse até a Praça do Comércio (ao meus olhos a região é um emaranhado de ruas de pedestres) e de lá começar a subir ladeiras. Quando atingir uma grande praça você estará no Paço das Escolas, lá descobrirá onde comprar os ingressos. 




Tudo é muito grandioso e imponente. No Paço das Escolas estão situados a Biblioteca Joanina, a Capela de São Miguel e o Palácio Real. Para chegar ao Museu da Ciência você andará um pouco mais (menos de 5 minutos) e chegará em outro prédio (tudo com mapa na mão, que você receberá ao comprar o ingresso) onde realizará a visita guiada.




No complexo você encontrará banheiros e há um restaurante/lanchonete próximo ao Museu da Ciência. Também encontrará loja de lembranças.





Atenção para a entrada na Biblioteca Joanina, pois há um número restrito de pessoas por entrada. Atingido esse limite, a próxima entrada será em 20 minutos. Dentro da biblioteca...nada de fotos!


Mantenha os bilhetes bem guardados durante toda a visita, pois para entrar em cada setor, você precisará apresentá-los.

Porta Férrea da Universidade de Coimbra

2- Sé Velha.

No local você encontrará estilo românico, gótico e renascentista. Foi construída na época da Reconquista.
Fica nas proximidades da Universidade.

3- Sé Nova.
Também nas proximidades da Universidade.


4- Igreja da Santa Cruz.


Aqui você encontrará os dois primeiros reis de Portugal.
De frente para o prédio fica fácil de identificar a sobreposição das ampliações do edifício.


Na parte baixa da cidade. Chegamos nesta Igreja através da rua Ferreira Borges, que continua como rua Visconde da Luz. No início deste caminho, pare na Pastelaria Briosa Coimbra, já perto do Largo da Portagem e forre o estômago. Também vale se perder por essas ruas!


Para chegar ao outros três destinos é necessário atravessar o rio Mondego. Trajeto que fizemos à pé. O ponto mais distante foi a Quinta das Lágrimas, o que demorou aproximadamente entre 15 e 20 minutos, partindo do nosso hotel.

5- Convento de Santa Clara - a Velha.


Aqui você encontrará as ruínas do antigo Convento, com exposição permanente de peças da época, com informações sobre hábitos e costumes, além de um vídeo que conta a história do local.


O seu surgimento não foi fácil pois havia uma ausência de simpatia por parte dos monges da Igreja da Santa Cruz em relação a criação de um mosteiro feminino.


O Convento foi transferido para outro local (Convento de Santa Clara - a Nova) devido as cheias do rio Mondego, que dificultava a vida no local. Todo esse processo foi longo e difícil, tendo a participação decisiva da rainha Isabel, aquela que foi santificada e é conhecida como Santa Isabel.

6- Convento de Santa Clara - a Nova.

Aqui encontra-se os restos mortais de Santa Isabel.



7- Quinta das Lágrimas.
Fonte dos Amores.

Para aqueles que já ouviram a expressão "Agora Inês é morta", vão finalmente conhecer ONDE ela foi morta. Pois é, Inês de Castro foi assassinada aqui, nos jardins da Quinta.

Fonte das Lágrimas.

De acordo com a lenda, no local onde ela verteu sua lágrimas, surgiu a Fonte das Lágrimas. Outra fonte do local é a Fonte dos Amores que tem esse nome por presenciar o amor do futuro rei Dom Pedro I, de Portugal e não o Imperador do Brasil, com a fidalga Inês de Castro.


O local é um grande jardim, com árvores de várias partes do mundo. Para acessar você entrará num club de golfe e na recepção/bar deste clube, comprará os ingressos para visitar os jardins. Atualmente a Quinta é um hotel de luxo, mas os jardins são abertos à visitação.


E para comer? Bem, sem a mínima sobra de dúvida recomendo o Solar do Bacalhau, para almoço ou jantar. Pratos deliciosos, ambiente elegante e atendimento excelente. Ainda por cima fica na mesma rua do hotel em que nos hospedamos. Para fazer uma pesquisa olhe aqui o site.


Leia, programe-se e aproveite a viagem!!

Convento de Santa Clara - a Nova.