sexta-feira, 12 de outubro de 2018

YOSEMITE VALLEY: O QUE FAZER E HOSPEDAGEM NO HALF DOME VILLAGE

YOSEMITE VALLEY:  HOSPEDAGEM NO HALF DOME VILLAGE E O QUE FAZER POR LÁ.




Viagem em junho de 2018, dois adultos.

Para informações sobre esta viagem, além deste texto, você pode acessar vídeos na nossa página no facebook: Pra lá que eu fui

Conhecer Yosemite fez parte de uma viagem à São Francisco e ficamos hospedados por lá durante duas noites. Fomos apenas em dois adultos, mas é um passeio para toda a família.

Yosemite é um parque nacional americano com uma estrutura gigantesca e em ótimo estado para você passar algumas horas, alguns dias ou mesmo as férias inteiras! Depende, obviamente do perfil do viajante.



Yosemite Valley é apenas uma parte do parque. É possível realizar uma programação para se hospedar em outra área do parque. Nós ficamos apenas na região do Yosemite Valley e este relato é específico desta área, com destaque para a área de hospedagem denominada Half Dome Village.

Algumas pessoas conhecem Yosemite como um bate e volta a partir de outras cidades, como São Francisco, mas caso seu roteiro permita, hospede-se no parque ou em alguma cidade próxima. De São Francisco são 3 horas de carro em estrada em excelente estado. Como o parque oferece muitas atividades e atrações, você provavelmente ficará com aquela vontade de ficar um pouco mais.


COMO CHEGAMOS LÁ:



Alugamos um carro em São Francisco, por volta das 9 da manhã. Colocamos Yosemite Valley no programa "Here we go" (um tipo de GPS de celular) e partimos pra lá. No caminho paramos para almoçar na cidade de Escalon. Almoçamos no Hula, ótimo restaurante, com comida saborosa, bom preço e serviço. Muito fácil identificar este restaurante pois ele fica exatamente no mesmo lado da pista de quem vai de São Francisco para Yosemite. Gostamos tanto que na volta paramos lá também!


No caminho abastecemos o carro, pois não existe posto de gasolina dentro do parque. Os postos mais próximos são:

Highway140: El Portal (15 milhas de distância);
Highway120: Crane Flat (17,5 milhas de distância);
Highway 41: Wawona (30 milhas de distância).

Na entrada do parque você vai parar em cabines de madeira, onde guardas florestais farão a cobrança para acessar o parque e que dá direito a ficar por lá durante 1 semana, ou mesmo entrar e sair neste período. Atenção! Guarde o ticket de entrada para eventual saída e retorno.

Continuando a seguir seu GPS, você chegará na área de Yosemite Valley, que é apenas a parte do Vale que agrega a maior estrutura para os visitantes e que foi o local onde ficamos e fizemos nossos passeios (Como Yosemite possui uma área bem maior e que não conseguimos visitar...precisaremos voltar!!). Começarão a aparecer placas indicando áreas específicas do parque, entre elas "HALF DOME VILLAGE" que foi a área que ficamos hospedados. Caso você encontre "CURY VILLAGE" é o mesmo lugar! É que a nomenclatura mudou recentemente.



Fique sempre bem atento às placas e à velocidade. O local é bem movimentado, tanto por turistas como pela fauna local. Você verá inúmeras placas sobre ursos e talvez até veja algum! Eu vi coiotes e veados e esquilos. Não os atropele! Portanto, atenção na velocidade. As placas te ajudarão a identificar o local de estacionar o carro, em Half Dome Village, enquanto apresenta a confirmação de sua reserva, no FRONT OFFICE. Havia uma placa indicando "REGISTRATION PARKING - 20 MINUTES". Isso mesmo. Você tem  minutos para ficar ali, enquanto pega as chaves de sua barraca e demais orientações no front office. Depois precisa retirar o carro e seguir para o estacionamento destinado a quem vai ficar por ali. Este estacionamento é logo ao lado do "registration parking".

COMO FAZER A RESERVA EM HALF DOME VILLAGE:

Nossa reserva em Half Dome Village foi feita ainda no Brasil, via internet. Yosemite é um daqueles lugares cujas reservas para hospedagem esgotam rapidamente. Fiz a reserva com uns 5 meses de antecedência, mas ela abre 1 ano antes.




No site você fará os procedimentos para reserva da hospedagem, como se estivesse fazendo para um hotel convencional. Fiz o pagamento por cartão de crédito e foi cobrado com antecedência o valor de uma (1) diária. Na hora do check in o pessoal da recepção cobrou os dias restantes.

Esta é a página oficial de yosemite. Recomendo explorá-la para buscar informações atualizadas e lá acessar a opção "plan your visit" onde encontrará uma lista de recomendações e vídeos com informações que irão te ajudar a organizar sua viagem. Depois vá para "eating and sleeping" ou clique, ainda no "plan your visit", no item 3 "reservation for lodging". Você encontrará as palavras destacas "Yosemite Hospitality (Aramark) Website" .Clique aí e você será direcionado para uma página fora do site oficial de Yosemite, que faz as reservas, com todas as opções de hospedagem. Caso esteja certo que quer ficar em Half Dome Village, clique aqui e você vai direto para a página de reserva de lá.



No site do parque aparecem várias opções de hospedagem, desde áreas para acampar com sua própria barraca à hotel de luxo. O Half Dome Village é um acampamento de barraca de lona, com iluminação  interna na barraca, cama, cofre, uma cadeira, um pequeno armário e roupa de cama e de banho, além de uma caixa externa, de metal, para você armazenar comida e qualquer outra coisa com cheiro no estilo cremes e sabonetes. Lá você tem opção de banheiro na própria barraca ou banheiro compartilhado. Nossa experiência foi em banheiro compartilhado. As barracas lembram as de exército, na cor branca.

Não esqueça de imprimir a folha de reserva. Após alguns dias eu recebi um e-mail confirmando minha reserva. Levei esta folha de confirmação, pois já li em algum blog que a reserva só é confirmada mediante o recebimento deste e-mail da empresa que controla a hospedagem em Yosemite. Neste e-mail veio o número da reserva.

CHECK IN/OUT E NOSSA BARRACA:

O check in e check out é realizado no "Front Office", em frente ao "Registration Parking".

No check in você confirmará sua reserva, receberá duas chaves (uma cópia da outra), uma mapa do Half Dome Village e orientações sobre a estrutura do vale, inclusive sobre o uso do banheiro compartilhado e de como armazenar sua comida e utensílios com odor. Quando for realizar o check out, basta colocar as chaves numa caixinha que fica em cima do balcão e dizer tchau.

Em junho de 2018, o check in era as 4:00 pm e o check out as 11 a.m.


Half Dome Village
Imagem: https://jbrish.com/year-of-yosemite-yoy-day-118-half-dome-village-residences/

Antes de retirar nossas coisas do carro, fomos até a barraca para verificar o local e não ficarmos perdidos carregando um monte de coisas. Identificada a barraca, pegamos no carro as mochilas que havíamos preparado para passar as duas noites. Com isso deixamos o maior volume de roupas nas malas que ficaram no carro. Não esqueça de remover tudo que tenha cheiro do carro. Os ursos realmente atacam os carros em busca de qualquer coisa que tenha cheiro agradável para ele: comida e inclusive xampu, hidratante e afins. Você verá aviso quanto a isso para tudo quanto é lado. Tem vídeos mostrando abrindo os carros como se estivessem abrindo uma lata de sardinha. E se eles fizerem isso, você ainda será questionado e culpado por ter deixado alimento ou semelhante em local inadequado. Neste caso, você colocou a segurança de todos em risco (dos humanos e dos ursos).


Nossa barraca era sem banheiro e constava de uma cama de casal, com uma manta, um lençol e um cobertor fino, dois travesseiros, uma cadeira, uma lâmpada pendurada no teto, um armário com ganchos para pendurar bolsas, um cofre e duas tolhas de banho. Dentro da barraca fica o disjuntor de luz. Nossa barraca não possuía aquecedor e pelo que entendi nenhuma tinha. Na porta, por dentro, há um banner com as regras do acampamento (Silêncio a partir das 10 p.m, até 6 a.m.).

A barraca estará fechada com um grande cadeado, que você abrirá com a chave que recebeu no Front Office.

Fizemos um vídeo que mostra a barraca. Ele está na nossa página no Facebook.


BANHEIROS

Na área de acampamento, há dois tipos de banheiros: Os restrooms e os showerooms. 

Para acessar os showerooms é necessário uma senha que você adquire durante o check in. São os banheiros com chuveiros. Banheiros coletivos, com vários chuveiros, separados por alvenaria e com uma cortina que impede que outras pessoas te vejam tomando banho. Aproximadamente 5 chuveiros por banheiros. São separados por feminino e masculino. Visitantes não tem acesso a este tipo de banheiro.

Os restrooms são apenas com pia e vaso sanitário. Não possuem senha e podem ser acessados por qualquer pessoa, apesar de serem destinados aos hóspedes.

Além, desses dois tipos, você encontrará banheiros no dining pavilion, que pode ser acessado por qualquer um.

Esses banheiros que expliquei, ficam na área do Half Dome Village, mas você encontrará banheiros para os usuários do parque, em vários pontos, inclusive nas proximidades de algumas trilhas.

ONDE GUARDAR COMIDA E OBJETOS COM ODOR:

Não deixe comida e outras coisas que exalem cheiro dentro dos carros e nas barracas!!!! Lembre-se disto como um mantra!! Na frente da sua barraca você encontrará uma grande caixa de ferro para você armazenar esses itens. Lá tem ursos e outros animais selvagens que irão tentar pegá-los! Aceite esta verdade! Você precisará ter um cadeado para fechar essa caixa. Eu levei o meu, mas caso você esqueça, lá tem um mini-supermercado e loja de souvenir que vende cadeados.

Porta de carro, removida por um urso em busca de comida.

Tenho um vídeo demonstrando essa caixa. Está na nossa página no Facebook.


ONDE COMER E OS SERVIÇOS DO HALF DOME VILLAGE:

Você não pode fazer fogueira no Half Dome Village. Em outras áreas de Yosemite Valley, como nos campings, isso é permitido, mas não aqui.

Se você precisar de água quente, encontrará no Pavilhão de refeições (Dining Pavillion), durante o horário de abertura. Fique atento pois não há serviço de refrigerador disponível para hóspedes.

Entre a área do Front Office e a área das barracas há um mini-centro comercial, com vários serviços:

1- Escola e loja de montanhismo;
2- Um deque com mesas e cadeiras para você comer;
3- Máquinas que vendem jornais;
4- Loja de lembranças, que mais parece um supermercado, com roupas, comida e bebida;
5- Balcão com grelhados;
6- Pizzaria;
7- Pavilhão de refeição (como um restaurante self-service, com um grande salão com mesas, cadeiras e banheiros);
8- Cafeteria e sorveteria (dentro do Pavilhão de refeição);
9- Um pequeno bar.

Ao lado deste mini-centro comercial há um anfiteatro onde são realizadas exibições com divulgação no jornalzinho do parque (você pega o jornalzinho no Front Office), há uma piscina coberta 11 da manhã às 7 da noite), banheiros, quiosque para aluguel de bicicletas, tour e material para rafting, além de um lounge para hóspedes (aqui você consegue acesso para internet, utilizando o número da tenda/barraca e o sobrenome do hóspede que fez a reserva - dois aparelhos por tenda/barraca).

Caso você queira esquentar alguma comida (como eu quis e fiz), dentro da Loja de lembranças (Gift Shop) há dois microondas que ficam disponíveis para os hóspedes. Eles ficam logo entre a entrada e os caixas.

Recomendo levar alguma sacola de pano ou reciclável para carregar comida ou objetos que adquiram nas lojas de lá. Eu carreguei uma de pano em minha bolsa durante todo o tempo que passei nesta viagem entre São Francisco e Yosemite e isto ajudou muito (continuo carregando no Brasil e tentando mudar meus hábitos).

A cafeteria abre as 6 da manhã e fecha as 10 da noite. As 7 horas começa o café da manhã do Dining Pavillion, que vai até as 10 da manhã. Depois o Dining Pavillion só funciona para jantar, das 5:30 às 8:30 da noite. Para pizza o serviço será de 11 da manhã as 10 da noite. O grill começa as 11 da manhã e vai até 8 da noite.  O bar funciona de 11 as 10 da noite, enquanto que o Gift Shop, que mais é um mercado e lá pode encontrar comida para esquentar no microondas ou mesmo comer fria, funciona de 8 da manhã às 10 da noite.

A maioria dos estabelecimentos da área de serviços apresentam horário específico de funcionamento, como já especifiquei acima. O único local aberto 24 horas, além dos banheiros/rest room (os chuveiros/showers houses fecham de 10 as 11 da matina e das 10:30 da noite até meia-noite para limpeza) é o Front Office (Front Desk - onde você faz o check in e check out). Ao chegar lá, procure atualizar estes horário, pois pode haver mudança de acordo com a estação do ano.

SUTTLE BUS:

Para se deslocar por Yosemite Valley sem utilizar o seu carro ou andar tudo à pé, você pode utilizar o serviço de ônibus gratuito, os Suttles.

Eles fazem um circuito dentro do vale, com pontos de parada numerados em placas. Em frente ao Front Office do Half Dome Village fica um deles.

Você pode fazer todos o vale à pé, mas acaba ganhando um bom tempo utilizando os ônibus.

Fizemos um circuito inteiro no ônibus para conhecer todo o trajeto e depois utilizamos para chegarmos até o início de algumas trilhas que fizemos por lá.

Quando ele chega em alguma parada, o/a motorista informa o número da parada e os serviços que são encontrados ali: hotéis, restaurantes, trilhas e por aí vai! Só ouvi a motorista falar em inglês.

No jornal do parque (disponível no Front Office) há informações com mapa sobre o circuito do shuttle, com os horários de espera entre um e outro. Eles não funcionam 24 horas. Em junho de 2018 funcionavam de 7 da manhã as 10 da noite.

Além do shuttle de Yosemite Valley existe o El Capitan Shuttle, que funciona como mais uma rota no verão. Este só tem 4 paradas  e liga o Visitor Center e Acampamento 4, que pertencem ao circuito do Shuttle do Valey à área de piquenique El Capitan, Cathedral Beach e Four Mile Trailhead. Ele começa a rodar as 9 da manhã até as 5 da tarde, mas como disse, apenas na época do verão.


OBSERVAÇÕES GERAIS PARA CAMINHAR (Você é responsável pela sua segurança):


Leve roupas de acordo com a estação do ano e lembre-se que quando você caminha, você...SUA (vai perder água)!

Ande o mais leve possível, mas nunca esqueça que isso não significa andar sem nada!! Você precisa de água!!! Você pode desidratar sem perceber. Acredite: isso é muito comum. SEMPRE leve uma garrafa de água (SEMPRE!!!). A recomendação do parque é que você carregue mais água do que acha que precisa. Carregue também alguma barrinha ou alimento de fácil consumo.

Estude as trilhas que pretende fazer. Se você vai caminhar com alguém que conhece o caminho...pense no pior: essa pessoa pode passar mal e precisar de você. Saiba pelo menos procedimentos básicos de segurança, o nome da trilha e como voltar.

Cuide de seus pés. Calçados confortáveis. Fuja das bolhas! Elas podem estragar os seus passeios.
Ao andar, olhe para cima. Cuidado com galhos. Sério.

Não saia das trilhas e use protetor solar. Ah!Leve um apito.

Coisa de mãe neurótica, mas avise para alguém seus planos de viagem, o trajeto que pretende tomar. Se não desconfiarem que você está perdido, demorarão a procurar por você.

Se durante a caminha der aquela vontade de ir ao banheiro e você não encontrar um...Viva a natureza! Mas atenção, pois existe uma "etiqueta" que deve ser seguida: nossos "dejetos" "caca" devem ser enterrados numa profundidade de no mínimo 6 polegadas e pelo menos 100 pés de distância de qualquer fonte de água. Papel higiênico deve ser empacotado. Utilizei as medidas americanas pois são as medidas exatas recomendadas pelo parque.


TRILHAS EM YOSEMITE VALLEY:


As trilhas listas são as descritas pelo próprio parque, com a identificação de ponto de início, distância total de ida e volta, tempo, dificuldade e elevação, classificados pelos pessoal de Yosemite Valley. Não fizemos todas as trilhas descritas, pois não seria possível dentro do tempo que pudemos ficar por lá. Fizemos as Top of Upper Yosemite Fall, Mirror Lake, Vernal Fall Footbridge (na verdade estendemos um pouco este trajeto mas não chegamos até o topo da queda d'água) e andamos um bom trajeto ligando o Centro de Visitantes até o Half Dome Village. Definitivamente o que não falta e espaço para andar.

1- Bridalveil Fall: início no estacionamento do Bridalveil Fall, com 0,5 milhas de trajeto, com 20 minutos, classificação fácil;

2- Lower Yosemite Fall: início na parada 6 do Shuttle, com 1 milha de trajto, 20 minutos de caminhada, classificação fácil;

3- Upper Yosemite Fall Trail to Columbia Rock: início no camping 4, próximo à parada 7 do Shuttle, com 2 milhas, de 2 a 3 horas, classificado como extenuante e 1000 pés de elevação.


4- Top of Yosemite Fall: também inicia no camping 4, próximo à parada 7 do Shuttle, com total de 7,2 milhas, e de 6 a 8 horas de caminhada. Classificado como muito extenuante e com 2700 de elevação.


5- Mirror Lake: início na parada 17 do shuttle, com 2 milhas de até o lago, duração de 1 hora ou 5 milhas, caso contorne o lago. Considerada uma trilha fácil.


As descritas de 6 a 9 iniciam na parada 16 do shuttle (Happy Isles):

6- Vernal Fall Footbridge:  1,4 milhas, de 1 a 2 horas, trajeto moderado e de 400 pés de elevação;


7- Top of Vernal Fall: 3 milhas, com 2 a 4 horas de duração, trajeto extenuante, com 1000 pés de elevação.

8- Top of Nevada Fall: 7 milhas, 5 a 6 horas, extenuante, com 1900 pés de elevação.

9- Top of Half Dome: 14 milhas se for via Mist Trail ou 16,3 milhas se for via John Muir Trail. Leva de 10 a 12 horas. Considerada extremamente extenuante, com 4800 pés de elevação.

10 - Valley Floor Loop: parada 6 do Shuttle, com 13 milhas de volta total, gastando de 5 a 7 horas, classificada como moderada.


ATIVIDADES DISPONÍVEIS EM YOSEMITE VALLEY:

1- Programas naturalistas: caminhadas com conversas sobre a natureza e história local;

2- Tours em um espécie de trenzinho (Valley Floor Tour), com narração de um guarda florestal, num trajeto de 26 milhas. Esse passeio parte do Valley Lodge. Ainda há uma outra, "Glacier Point Tour", mas é necessário verificar a época, para saber se a estrada está aberta;

3- Rafting: os botes infláveis são alugados no Half Dome Village;


4- Aluguel de bicicleta: elas só são permitidas nas vias pavimentadas ou em trilhas específicas para bicicletas. Podem ser alugadas no Half Dome Village e no Yosemite Valley Lodge;

5- Visita ao Museu de Yosemite e ao Wilderness Center: ficam próximo ao Centro de visitantes;

6- O centro de visitantes: com informações, mapas e livros!!;

7- Passear com as crianças no Happy Isles Art e Nature Center: Localizado próximo à parada número 16 do Shuttle, conta com uma exposição permanente de história natural e livraria;


8- Exposição fotográfica no The Ansel Adams Gallery: também próximo ao Centro de visitantes;

9- Escaladas;

10-Muitas trilhas: 800 milhas de trilhas!


SERVIÇOS DE SAÚDE:

No parque há uma clínica, mas não utilizei para fazer uma crítica real. De qualquer modo, fica no Centro de visitantes e pelo que entendi não é gratuita e não funciona 24 horas.

Aqui está o site, caso você queira dar uma estudada nas informações.


Yosemite vale várias férias. Planeje-se e divirta-se!!!

Boa viagem!!!