Viagem em janeiro de 2019, dois adultos e duas crianças, de 7 e 12 anos.
Este passeio fez parte de uma viagem de carro por Minas Gerais. No trajeto entre uma cidade e outra, encontramos no mapa a indicação desta gruta e verificamos a existência de um passeio guiado. Aproveitamos que a gruta estava no meio do caminho e fomos conhecer o local.
O nome oficial é Monumento Natural Estadual Gruta Rei do Mato. Ele faz parte do circuito Rotas das Grutas Peter Lund. Apenas para esclarecer, Peter Lund foi um pesquisador dinamarquês, considerado o pai da paleontologia e arqueologia no Brasil. O nome "Rei do Mato" é em homenagem a um homem que vivia no local. Não se sabe se era um andarilho, eremita ou fugitivo da Revolução de 30.
A Gruta Rei do Mato, fica nas margens da BR-40, praticamente em frente à entrada para a cidade de Sete Lagoas. Não foi fácil achar a sinalização por placas. Pedimos ajuda em dois postos de gasolina, que nos indicaram o ponto exato que deveríamos sair da BR-040 e pegar a saída lateral direita para fazer o contorno de acesso à Gruta (estávamos no sentido Belo Horizonte/Brasília). Neste caso o GPS indicou a entrada correta. Digo neste caso, porque durante a viagem por Minas Gerais, em vários pontos o caminho indicado pelo GPS não foi o melhor. Em alguns casos nos mandou para pontos diferentes. Depois de alguns erros, decidimos combinar GPS com informação de moradores do local. Uma vez na pista da saída lateral direita, fizemos o contorno e entramos no ponto indicado pelo GPS. Atenção! Uma vez neste contorno, a placa indicando a entrada para a Gruta aparece depois da entrada! Isso aí! Dá pra acreditar? Acredite. O GPS nos salvou de ter que repetir o retorno. Comentamos com a funcionária do parque e ela já disse que muitos turistas reclamam disso e que os responsáveis pelo parque já pediram, sem sucesso, o ajuste dessa placa.
Bilheteria de acesso à Gruta Rei do Mato. |
A Gruta possui um estacionamento amplo, banheiros, galeria com exposição de arte, lanchonete, bebedor, parquinho e guias. O passeio pela gruta deve ser guiado. As saídas com os guias são em horários pré-determinados, e ficamos esperando a nossa vez. Enquanto isso as crianças brincaram no parquinho e fizeram um lanche.
Parquinho entre a bilheteria e a lanchonete. |
Para realizar o percurso é obrigatório o uso de sapato fechado. Eles fornecem toucas descartáveis e capacetes de proteção. Todo o passeio dura aproximadamente 1 hora. A entrada é paga (na época R$ 25,00 para adulto e R$ 12,50 a meia). Na época em que fomos não aceitavam cartão. Funcionamento de 9 da manhã até 16 horas. Abre todos os dias da semana. Idade mínima para realizar o passeio é 6 anos.
O início do passeio é numa parte que parece uma cobertura de pedra e que apresenta pinturas rupestres, denominada Grutinha. O guia vai mostrando o contorno de cada uma e o significado. Explica as condições em que foram encontradas e as crianças vão identificando de acordo com as informações passadas. Isso é bem legal!
Entrada da Gruta Rei do Mato. |
Logo após essa parte, fomos em direção à entrada da gruta. Todo o passeio é realizado em passarelas e escadarias, percorrendo 220 metros. O total descoberto é de 998 metros de extensão, mas apenas os 220 metros iniciais são para acesso de turistas.
Passarela e escadarias no interior da gruta. |
Você irá se deparar com muitas estalactites, estalagmites, colunas e outras formações rochosas. Algumas com formatos que lembram sorvete, couve flor e alguns animais. Algumas dessas formações foram depredadas, antes da instituição do local como Monumento Estadual e sua consequente proteção.
As crianças irão aprender que esta gruta é uma gruta viva, pois ela está em processo contínuo de transformação. Procure por pontos que parecem goteiras e provavelmente encontrará uma estalactite e estalagmite em crescimento.
Lembre-se de não tocar em nada, para evitar danos às estruturas do local.
Aproveite o passeio!!!