Passeio em setembro de 2015, com dois adultos, uma criança de 8 e uma criança de 4 anos.
Parque da Turma da Mônica:
O parque está localizado no shopping SP Market, nas antigas instalações do parque da Xuxa. O parque nada mais é que uma área com brinquedos típicos dos antigos parques localizados em shopping. O grande lance foi a tematização, que tornou tudo mais atraente, tanto para crianças quanto para os pais.
Parque com opções de pequenos lanches (cachorro-quente, salada de frutas, picolé, chocolate) e lanchonete do Mac Donald's dentro da estrutura. Além disso você pode optar por sair do parque para almoçar e depois pode retornar. Para essa saída com retorno você precisará procurar o centro de visitantes do parque, para receber um carimbo do pulso. Este carimbo permitirá sair e retornar pela porta principal. Foi o que fizemos e é o que recomendo. No horário do almoço as filas de alimentação ficam de desanimar qualquer cidadão!
Tente chegar logo no horário de abertura e procure os brinquedos que normalmente tem fila maior: montanha-russa do astronauta, Horacic Park e Ce-bolinhas. Existem outras atrações com filas significativas, mas essas foram as piores na ocasião em que estive lá.
Para os pais é cansativo, mas as crianças saem com o mesmo fôlego que chegaram. O tempo todo ficam brincando, e mesmo quando estão na fila, ficam ligados!
A tematização foi caprichada e a equipe que atua diretamente nos brinquedos é simpática e atenta.
Ao lado da entrada, uma loja com produtos que levam a assinatura do Maurício de Souza. Blusas, produtos de papelaria, revistas e livros, bichinhos de pelúcia. Tudo o que seus filhos vão querer levar e você irá relutar, lamentando intimamente.
Bom parque.
Observe o calendário do parque no site parque turma da mônica
KIDZANIA:
Localizado no 2º subsolo do shopping Eldorado.
Trabalham no sistema de meio período e de período integral. Para saber qual estará a sua disposição no dia da visita, acesse o site do parque, pois a entrada não garante ficar até o fechamento. No nosso caso, chegamos às 11 horas, mas só entramos às 14 horas, pois se entrássemos às 11, naquele dia, teríamos que sair às 14. Como entramos às 14, ficamos até 19 horas, que é o horário de fechamento.
A ideia do parque é muito interessante. As crianças, ao entrar, recebem um cheque temático para ser descontado no banco da cidade. Com esse dinheiro eles consomem os serviços oferecidos: barbearia, auto-escola, boate, cursos de pizzaria, hamburgueria, boate, tatuagem, aulas de teatro e mais uma infinidade de atividades. Quando o dinheiro acabar....eles terão que trabalhar! Aí é ser bombeiro, policial, cientista, segurança, médico....No final do período da atividade, a criança receberá seu salário.
Cada atividade apresenta uma placa indicativa na entrada, com a quantidade máxima de criança por sessão, tempo gasto, quanto irá pagar ou receber e a idade mínima para participar.
Só encontrei atividades a partir de 4 e de 6 anos. O tempo de duração é de 20, 25 e 30 minutos. Em algumas a lotação é de 4, outras 6 e algumas 8 crianças. Por isso o tempo na fila pode ser cansativo.
A lotação do parque é um ponto importantíssimo para a manutenção do bom humor dos adultos. Quanto entrei o parque estava LOTADO! Filas longas, uma vez que a combinação de tempo de atividade e lotação máxima acaba por absorver poucas crianças por sessão. Sinceramente, não gostei nada. Aliado a isto não havia um controle de filas por parte dos recreadores. Ou os pais ficavam atentos ou a furação de fila reinava. Depois de 1 hora e 30 minutos o parque deu uma esvaziada significativa! Chegou a ficar silencioso! Totalmente viável. Havia algumas escolas no parque e por isso aquele mundo de gente. Daí em diante tudo correu bem. As filas continuaram em algumas atrações, mas não em outras, o que gerou um rodízio entre os que lá estavam.
Possuem opções de alimentação com doces, salgados e hamburgueria.
Meus filhos gostaram muito. Foi o parque preferido da minha filha de 8 anos. Eu gostei apenas depois do esvaziamento do parque. As atividades valem a pena, desde que a questão de lotação não esteja além da metade que o parque comporta.
Não acho que o gasto vale a pena para crianças menores de 5 anos. Eles gostam do que fazem, mas o aproveitamento é bem menor.
Bom parque, ideia muito boa, mas cuidado com a lotação.
Detalhes sobre dias e horários de funcionamento, no site kidzania são paulo
CATAVENTO:
Localizado no Palácio das Indústria, próximo ao Mercado municipal. Permite uma combinação do museu (CATAVENTO é um museu interativo para crianças, com a denominação de espaço cultural da ciência) com almoço/lanche no Mercado municipal.
É o meu museu interativo preferido. Tudo muito bonito, colorido, limpo e interessante.
Algumas atividades necessitam de senha. A fila para as senhas é grande, por isso o melhor é chegar cedo e pegar as senhas para as atividades que te interessam (Lego, escalada, borboletário e mais algumas que você pode se informar no site do museu).
O museu é dividido em universo, vida, engenho e sociedade, que
enfocam temas de astronomia, mecânica, ótica, ondas, biologia, sociedades, geografia...tudo de modo que as crianças possam tocar, ouvir, ver, sentir, se espantar...
A área externa está povoada de trens, aviões, charretes. O subsolo com atrações que necessitam das tais senhas e a parte interna com uma infinidade de atividades (inclusive umas poucas com senhas, como o borboletário, que fica no átrio).
Possui uma lanchonete localizada no átrio, além de alguns banheiros e bebedouros espalhados pelo local. Além disso, vários monitores para auxiliar os visitantes.
Tempo médio de passeio de 3 horas, podendo se estender, de acordo com a curiosidade e temperamento do visitante.
Site do catavento.
Site do catavento.
Bom para crianças de 4 anos é totalmente recomendável a partir dos 7!
Planeje-se e aproveite o passeio!