sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Amsterdam: sugestões de passeio.


Rijksmuseum.


Viagem 4 adultos, maio de 2015.

Em Amsterdam há mais coisas para se ver e fazer que eu imaginava. Ficamos apenas 3 dias e neste tempo incluímos um bate e volta a algumas cidades nas redondezas.

Neste post apenas o que pudemos fazer na capital.

Hospedagem:
 
Casa barco Mps Holland. Feito pelo booking. Detalhes no
http://www.pralaqueeufui.blogspot.com.br/2015/08/amsterdam-hospedagem-em-hostel-casa.html

Bicicletas: 

Uma experiência antropológica! Amsterdam é uma cidade para bicicletas. Não é uma cidade "amiga" das bikes e sim uma cidade DAS bikes. Quem mora lá encara a circulação entre pedestres e ciclistas com naturalidade e desenvoltura, mas os turistas não estão habituados a este tipo de interação. Você pode estar achando que estou exagerando... Não. Não estou. Fique atento e circule com segurança.

Como chegamos e como saímos: Chegamos de trem, vindos de Berlim. Descemos na Central Station e tenho duas sugestões: 1º Comprem a passagem com antecedência, via online, pelo site da companhia de trem da Alemanha (http://www.bahn.de/international); 2ª Saiam da estação de Amsterdam pela frente e não pela parte de trás. Pela parte frontal é proibido o trânsito de bicicletas, mas por trás você será atropelado por "trocentas" bikes!

Locomoção: A não ser que você já tenha visitado Amsterdam antes, eu não aconselho pedalar pela cidade de forma independente. Se quiser, circule com algum grupo local, voltado para turistas. O trânsito de bicicletas é intenso. Pelo centro turístico é totalmente viável circular à pé. Pontos um pouco mais distantes podem ser acessados de ônibus e por trans (bondes).  Informações detalhadas, atualizadas e bem precisas podem ser obtidas no site do Ducs Amsterdam.

Atrações:

1- Casa de Anne Frank:

Fila para comprar os ingressos para Casa de Anne Frank.


Bom passeio, que toma pelo menos umas duas horas. O local é o escritório do pai, onde Anne, sua família e alguns amigos ficaram escondidos durante a Segunda Guerra. Uma aula de história e um soco no estômago, mesmo para aqueles que já imaginam o que vão encontrar. O que considero a principal informação que posso passar é o aviso de comprar a entrada com antecedência, via online. Se você for comprar na hora...perderá algumas HORAS na fila. Compramos, sem problemas, no site http://www.annefrank.org/pt/Museu/Informacoes-praticas/Horarios-precos-e-localizacao1/

2- Passeio de barco pelos canais:

Passeio de barco, pelos canais de Amsterdam.


Dura aproximadamente 1 hora e sai em frente da Central Station. Também compramos com antecedência, online, no site do Ducs. A empresa que emite o bilhete é a Ticketbar. Com o bilhete na mão, você pode embarcar qualquer horário entre 9 e 18 horas. Se tiver sorte e conseguir um dia sem chuva, como nós, fique na parte externa (que é pequena), pois dentro dos barcos o ar é bem abafado. A empresa chama-se Rederij Lovers. 

3- Mercado de flores:

Mercado conhecido como Blooenmarket, fica na rua Singel, margeando um dos canais da cidade. Várias barracas vendendo flores em vasos,  sementes, bulbos e muitas lembrancinhas. Não se espante ao encontra maconha em lata, sementes ou mesmo um "kit" para iniciantes, pois lá a venda é legalizada. De frente para as barracas de flores, muitos restaurantes e lojas de vários produtos, como quadros e produtos de natal...Atenção! Muitas das lojas de flores possuem um aviso informando que é proibido tirar foto das flores.

4- Rijksmuseum:

Interior do Rijksmuseum


Não consegui visitar este museu, mas incluo como uma das atrações pois a visita à sua página na internet e ao seu jardim (in loco) me fez lamentar não ter conseguido controlar o tempo para poder conhecê-lo. Fica localizado em frente a famosa frase "I Amsterdam", na chamada Museumplein. Pelas filas que pude observar...vale a pena adquirir os ingressos com antecedência. É um museu que precisa de um dia inteiro para ser visitado (não digo analisado ou estudado! Apenas visitado) e se você não dispõe de todo esse tempo...entre no site e estude aquilo que quer conhecer para otimizar seu passeio. Rembrant, Van Gogh...além da próprio prédio como obra de arte!
https://www.rijksmuseum.nl/

5-Passeio pelo ruas do bairro da Luz Vermelha:

Passeio que vale a pena para observar o convívio entre os diversos tipos de comércio! De um lado uma janela onde alguém vende o uso do seu corpo, sendo que logo em frente, você encontra uma loja com uma moça, em trajes recatados, vendendo chocolates numa ambiente refinado e ao lado ...a porta de uma igreja secular! Cada um na sua, sem cara de espanto. Nesta região você também encontra um rua dedicada ao comercio do sexo. Desde produtos a serviços, incluindo teatro com performances para vários gostos. É uma região bem turística e por isso, movimentada.

6- Openbare Bibliotheek Amsterdam/ Seção infantil :

Biblioteca de Amsterdam, seção infantil.


Esse local mereceu um post. Para quem curte livros, arquitetura, um lugar para comer ou pelo menos uma bela vista da cidade. http://www.pralaqueeufui.blogspot.com.br/2015/08/biblioteca-de-amsterdam-openbare.html

7- Queijos:
Prove os queijos. Você encontrará várias lojas espalhadas pela cidade. Provavelmente irá se surpreender com a variedade de sabores. Entrei em uma loja e depois não quis sair mais! 

8- Pela cidade:

Andar pela cidade, sem destino certo, também é uma boa. Você encontrará restaurantes aconchegantes, lojas com lindas lembranças de Amsterdam, casas com paredes inclinadas, janelas enormes e sem cortina te lembrando que você está na terra do Big Brother, lojas que provocariam espanto no Brasil por vender produtos que aqui são proibidos ou censurados pela moral brasileira. Casas barcos! Canais cheios de casas flutuantes!

Amsterdan Card: 

Nós, os turistas.

Analise bem os valores dos lugares que você pretende visitar para verificar se compensa comprar o cartão de descontos para entrada nos museus e  afins. Para nós não compensava. É vendido em vários pontos turísticos, inclusive no aeroporto e na Central Station. Tem versões para 24, 48 e 72 horas. Faça o cálculo pois o valor é alto. Fique atento, pois não oferece gratuidade para a Casa de Anne Frank, nem para o Rijksmuseum. Para avaliar, entre no site http://www.iamsterdam.com/en

Leia sobre a cidade. Planeje.
Aproveite a viagem!!

Vista do terraço da Biblioteca de Amsterdam.



Nenhum comentário:

Postar um comentário