PARQUE SANSSOUCI - POTSDAM
Ao fundo Palácio Sanssouci |
Viagem realizada em maio de 2015, 5 adultos.
Visitar a cidade o parque Sanssouci, em Potsdam, foi um bate e volta, de 1 dia inteiro, tendo como base a cidade de Berlim.
O objetivo foi conhecer o conjunto de palácios localizados no Parque Sanssouci, mas caso você disponha de mais tempo, a cidade de Potsdam possui outros pontos muito visitados por turistas. Neste post, minha/nossa experiência de passeio no complexo de palácios do parque.
Estação Haupfbahnhof |
Pegamos o trem para Potsdam na estação de trem Haupfbahnhof. Utilizamos o trem regional RE 1. O ticket pode ser adquirido nos guichês ou nos terminais automáticos), avalie o que é melhor para você. Compramos o bilhete de ida e volta, que envolve as zonas ABC. Em caso de dúvidas, procure serviço de informação ao cliente, na estação de Haupfbahnhof, com a sigla DB.
Caminho até o Parque Sanssouci |
Na entrada do localizada próximo ao Neus Palais há um certo de informações ao turista, com banheiros, loja de lembranças e lanchonete. Você poderá adquirir no local um mapa em português que facilitará o deslocamento na região. Lá você compra os bilhetes para visitar os palácios localizados no complexo e marca o horário para visitar o Palácio Sanssouci. Isto mesmo. O Palácio Sanssouci é com hora marcada. Os demais é só chegar e apresentar o ticket, desde que esteja no horário de funcionamento, óbvio! Passeio pelos jardins é gratuito.
Neues Palais |
Marcamos a visita ao Sanssouci para 12 horas e alguma coisa. Como chegamos por volta das 10 horas, fomos andando em direção ao palácio e conhecendo o complexo. A área é grande. Vi algumas pessoas andando com bicicletas alugadas, mas não encontramos o local. Por isso fomos andando mesmo.
Local com muito verde, sombra e famílias fazendo piquenique.
Sanssouci |
Dentro do parque você encontrará, além do Palácio Sanssouci:
1- Palácio Novo (Neues Palais Von Sanssouci: Construído por Frederico, o Grande, entre 1763 e 1769. No interior, salões de festas, galerias de arte e aposentos do rei. Infelizmente estava fechado para reforma.
2- Palácio de Orangerie (Orangerieschloss): Interior com obras de Raffael e outros artistas.
3-Palácio de Galeria de Pinturas (Bildergalerie): Logo ao lado do Palácio Sanssouci, uma galeria com pinturas de Rubens, Van Dyck, Caravaggio e outros artistas. Cheio de quadros e outras obras, de encher os olhos!!
4- Pavilhão Chinês (Chinesisches Haus): um pavilhão construídos entre 1754 e 1757. Com pequenas exposições. Aproveitamos para tirar uma soneca no gramado ao redor.
Pavilhão Chinês e a trupe acabada! |
5- Moinho Histórico (Historische Mühle): localizado na rua em frente ao Palácio Sanssouci. Foi construído entre 1787 e 1791. Funciona como um museu do moinho. Visita nos três andares da construção, com um lojinha no térreo onde vendem lembranças e pão feito no moinho. Lá comprei o pão para o café do dia seguinte e um moinho de recortar e montar para minha filha. Aliás, esse é o tipo de lembrança interessante e fácil de carregar!
Moinho histórico |
6- Palácio das Novas Câmaras (Schloss Neue Kammern): Inicialmente seria a Orangerie, mas depois se transformou em um palácio para hóspedes.
7- Igreja da Paz (Friedenskirche): Lá encontra-se o túmulo do rei Friedrich Wilhelm IV e da rainha Elisabeth, além do imperador Friedrich III, a Imperatriz Victoria e o rei Friedrich Wilhelm I.
8- Banhos Romanos (Römiche Bäder): Parece uma mansão italiana. Criada para ser casa de jardineiro, pavilhão de chá, pérgula, salão de arcadas e banho romano.
9- Palácio Charlottenhof (Schloss Charlottenhof): construído para o príncipe herdeiro Friedrich Wilhelm IV.
Em frente ao Sanssouci, esperando a hora da visita. |
Quanto ao Palácio Sanssouci, sua visita, como já mencionei, é com hora marcada. Basta se posicionar na porta de entrada, no horário marcado e mostrar o bilhete para o responsável pela entrada. Todas as pessoas que tiverem marcado para o mesmo horário entram juntas, portanto formará uma pequena fila no local.
No palácio há loja de lembranças e nas proximidades alguns pontos vendendo lanches rápidos, no estilo alemão (pão com salsicha!) e banheiros pagos. A comida é bem simples, com pouca variedade. Existem restaurantes nas proximidades, mas optamos por um lanche rápido.
Sanssouci |
O Palácio Sanssouci foi construído seguindo as orientações de Frederico, o Grande e parece ter sido o seu Palácio favorito. Segue o estilo rococó. É na verdade o palácio de verão prussiano. A intenção do rei era manter distância da pompa e dos rigores de Berlim. Não é por menos que o nome é Sans Souci (não se preocupe, em francês!).
Para informações atualizadas de horários de visitas visite a página Palácio Sanssouci
Planeja-se e divirta-se!