terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

PARQUE SANSSOUCI - POSTDAM

PARQUE SANSSOUCI - POTSDAM

Ao fundo Palácio Sanssouci

Viagem realizada em maio de 2015, 5 adultos.

Visitar a cidade o parque Sanssouci, em Potsdam, foi um bate e volta, de 1 dia inteiro, tendo como base a cidade de Berlim.

O objetivo foi conhecer o conjunto de palácios localizados no Parque Sanssouci, mas caso você disponha de mais tempo, a cidade de Potsdam possui outros pontos muito visitados por turistas. Neste post, minha/nossa experiência de passeio no complexo de palácios do parque.


Estação Haupfbahnhof


Pegamos o trem para Potsdam na estação de trem Haupfbahnhof. Utilizamos o trem regional RE 1. O ticket pode ser adquirido nos guichês ou nos terminais automáticos), avalie o que é melhor para você. Compramos o bilhete de ida e volta, que envolve as zonas ABC. Em caso de dúvidas, procure serviço de informação ao cliente, na estação de Haupfbahnhof, com a sigla DB. 



Caminho até o Parque Sanssouci
Uma vez em Potsdam, caminhamos por aproximadamente 20 minutos até a entrada do Parque, via Neues Palais (existem outras entradas, mas esta é a mais perto da estação da cidade). Caso prefira ir de ônibus, a partir  da estação, você poderá saltar próximo ao Palácio Sanssouci. Mas esta não foi nossa escolha.






Na entrada do localizada próximo ao Neus Palais há um certo de informações ao turista, com banheiros, loja de lembranças e lanchonete. Você poderá adquirir no local um mapa em português que facilitará o deslocamento na região. Lá você compra os bilhetes para visitar os palácios localizados no complexo e marca o horário para visitar o Palácio Sanssouci. Isto mesmo. O Palácio Sanssouci é com hora marcada. Os demais é só chegar e apresentar o ticket, desde que esteja no horário de funcionamento, óbvio! Passeio pelos jardins é gratuito.


Neues Palais


Marcamos a visita ao Sanssouci para 12 horas e alguma coisa. Como chegamos por volta das 10 horas, fomos andando em direção ao palácio e conhecendo o complexo. A área é grande. Vi algumas pessoas andando com bicicletas alugadas, mas não encontramos o local. Por isso fomos andando mesmo.

Local com muito verde, sombra e famílias fazendo piquenique.


Sanssouci


Dentro do parque você encontrará, além do Palácio Sanssouci:

1- Palácio Novo (Neues Palais Von Sanssouci: Construído por Frederico, o Grande, entre 1763 e 1769. No interior, salões de festas, galerias de arte e aposentos do rei. Infelizmente estava fechado para reforma.

2- Palácio de Orangerie (Orangerieschloss): Interior com obras de Raffael e outros artistas. 

3-Palácio de Galeria de Pinturas (Bildergalerie): Logo ao lado do Palácio Sanssouci, uma galeria com pinturas de Rubens, Van Dyck, Caravaggio e outros artistas. Cheio de quadros e outras obras, de encher os olhos!!

4- Pavilhão Chinês (Chinesisches Haus): um pavilhão construídos entre 1754 e 1757. Com pequenas exposições. Aproveitamos para tirar uma soneca no gramado ao redor.


Pavilhão Chinês e a trupe acabada!


5- Moinho Histórico (Historische Mühle): localizado na rua em frente ao Palácio Sanssouci. Foi construído entre 1787 e 1791. Funciona como um museu do moinho. Visita nos três andares da construção, com um lojinha no térreo onde vendem lembranças e pão feito no moinho. Lá comprei o pão para o café do dia seguinte e um moinho de recortar e montar para minha filha. Aliás, esse é o tipo de lembrança interessante e fácil de carregar!


Moinho histórico


6- Palácio das Novas Câmaras (Schloss Neue Kammern): Inicialmente seria a Orangerie, mas depois se transformou em um palácio para hóspedes.

7- Igreja da Paz (Friedenskirche): Lá encontra-se o túmulo do rei Friedrich Wilhelm IV e da rainha Elisabeth, além do imperador Friedrich III, a Imperatriz Victoria e o rei Friedrich Wilhelm I.

8- Banhos Romanos (Römiche Bäder): Parece uma mansão italiana. Criada para ser casa de jardineiro, pavilhão de chá, pérgula, salão de arcadas e banho romano.

9- Palácio Charlottenhof (Schloss Charlottenhof): construído para o príncipe herdeiro Friedrich Wilhelm IV.


Em frente ao Sanssouci, esperando a hora da visita.


Quanto ao Palácio Sanssouci, sua visita, como já mencionei, é com hora marcada. Basta se posicionar na porta de entrada, no horário marcado e mostrar o bilhete para o responsável pela entrada. Todas as pessoas que tiverem marcado para o mesmo horário entram juntas, portanto formará uma pequena fila no local. 

No palácio há loja de lembranças e nas proximidades alguns pontos vendendo lanches rápidos, no estilo alemão (pão com salsicha!) e banheiros pagos. A comida é bem simples, com pouca variedade. Existem restaurantes nas proximidades, mas optamos por um lanche rápido.


Sanssouci


O Palácio Sanssouci foi construído seguindo as orientações de Frederico, o Grande e parece ter sido o seu Palácio favorito. Segue o estilo rococó. É na verdade o palácio de verão prussiano. A intenção do rei era manter distância da pompa e dos rigores de Berlim. Não é por menos que o nome é Sans Souci (não se preocupe, em francês!).


Para informações atualizadas de horários de visitas visite a página   Palácio Sanssouci

Planeja-se e divirta-se!

Nenhum comentário:

Postar um comentário