terça-feira, 20 de setembro de 2016

MUSEU DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PUCRS

MUSEU DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PUCRS



Viagem em setembro de 2016, dois adultos e duas crianças (5 e 9 anos).

Em um passeio com destino a Gramado, decidimos passar um dia em Porto Alegre, a fim de conhecer este museu. Sem dúvida foi uma boa decisão!


O museu está localizado na Avenida Ipiranga, no bairro Partenon, anexo a outros prédios da PUC. Saímos do centro histórico e chegamos até lá de táxi, em aproximadamente 20 minutos.


A tarifa foi de 28 reais a inteira e 14 meia. Aceitam cartão de crédito. Na entrada colocam uma pulseira em você e com ela você pode entrar e sair do museu quantas vezes quiser, naquele dia.






O espaço conta com uma ampla área de três andares, com estrutura de banheiros, bebedouros, monitores, loja, lanchonete (como dizem os gaúchos...lancheria) e restaurante. Além do restaurante anexo ao museu, é possível pegar o elevador e ir ao restaurante que atende as outras áreas da PUC. Ficamos no mais próximo ao museu.





Se você curte ciências e suas crianças fazem realmente o papel de crianças... ou seja, são curiosas, você gastará no mínimo 4 horas no local. 


O museu possui coleções na área de botânica, fauna, matemática, física, paleontologia, arqueologia...e por aí vai! Algumas exposições como os biomas brasileiros, ciência do crime (CSI), cuidado (saúde), corpo humano, ilustração científica, mamíferos aquáticos e  mais um tanto. Isso além de coleções sobre o reino animal.



Muitas das atividades são participativas, como você, através de sua sombra, provocar uma reação em cadeia, arrebentando moléculas; caminhar em uma superfície que simula o pântano; experimentos de eletrostática; atividades onde você verifica o funcionamento de máquinas; futebol com mangueira de ar; construção de polígonos; simulação de gravidade lunar; verificar sua velocidade em uma pequena corrida e ainda poder ir ao pódio, tendo Usain Bolt em segundo lugar (afinal o primeiro lugar é o seu!); verificar seu peso em outros planetas; entender e provocar a formação de um redemoinho...Isso é apenas uma amostra. É atividade para o dia inteiro.


Outra coisa muito boa foi ter verificado que é um espaço bem utilizado pela população! O tempo todo que estivemos por lá vimos professores e alunos, entrando e saindo, fazendo anotações e principalmente se divertindo.

Para outras informações acesse a página do museu.






Com certeza é um excelente passeio para adultos e crianças!


Aproveitem a viagem!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário