sábado, 29 de outubro de 2016

NEUES MUSEUM E PERGAMONMUSEUM

Neues Museum e Pergamonmuseum

Viagem em maio de  2015. Cinco adultos.

Em Berlim, o que não falta é opção de museus. Para um melhor aproveitamento, faça uma pesquisa prévia e selecione alguns que gostaria de conhecer e tente encaixá-los no seu roteiro. Mas para isso, leve em consideração o total de dias que passará na cidade, quais outras coisas que gostaria de fazer e qual a sua localização durante o tempo que passará por lá. Sugiro esta programação prévia para você não correr o risco de ficar entendiado por visitar sempre o mesmo estilo de museus e para não perder muito tempo no deslocamento entre eles. 



Pense em variar, dentre dos assuntos de seu interesse, a não ser que pretenda fazer uma imersão em algum tópico específico. No meu caso, fiz uma seleção com museus que pudessem me mostrar a vida dos berlinenses do lado oriental durante a Guerra Fria, visitei um bunker (são várias opções de passeios a bunker), conheci o museu judaico (não conhecia nenhum) e o museu do holocausto, também por nunca ter visitado algo que abordasse o assunto. E para encerrar escolhi dois dos 5 museus existentes na chamada "Ilha dos Museus" (museum Island). Para chegar nestes escolhidos, gastei tempo com a seleção, mas a satisfação foi garantida. 



Sobre o bunker, museu judaico e o DDR museu, é possível encontrar minhas impressões e sugestões em outras postagens. Nesta, os museus visitados na Ilha dos Museus.



Previamente já havia selecionado o Neues museum (museu novo) e o Pergamonmuseum (museu Pergamon). Para uma tarde (ou até um dia, de acordo com o grau de aprofundamento que o visitante quiser e puder realizar) é uma combinação perfeita, pois não são museus gigantes (são grandes, mas não têm o tamanho físico de um Louvre). 



Quando fomos comprar os ingressos havia a possibilidade de comprar um combinado e assim diminuir os custos. Quando for comprar os seus bilhetes, fique atento a esta possibilidade no guichê dos tickets e economize seus preciosos euros para outro passeio. Ah! Os bilhetes dão direito à áudio-guia e menores de 18 anos não pagam. 



No Neues você encontrá obras da pré-história, história antiga e Egito Antigo. Busto de Nefertite? Chapéu de Ouro de Berlim (Idade do Bronze)? É aqui mesmo.



Devido à 2ª Guerra e todas as suas consequências, o museu ficou fechado por 70 anos e foi reaberto em 2009. 

Mudando de museu, o Pergamon recebe o nome devido ao Altar de Pérgamo, que encontra-se no local. Mas atenção! Ele não está aberto à visitação por questões de reforma, que deve ir até 2020. Infelizmente, também acho...mas ele possui outras obras riquíssimas e imperdíveis: Porta de Ishtar e Portão do Mercado de Mileto.



O Pergamon apresenta três alas e três coleções: coleção de Antiguidades clássicas, Museu do Antigo Oriente Médio e Museu de Arte Islâmica. Lá, você terá a sensação de ter sido transportado para Grécia, Roma, Turquia, Babilônia, Suméria, Assíria. O museu é monumental! Ele transportaram escavações inteiras para Berlim e as reconstruíram neste museu. Impressiona.



No momento, ambos os museus ficam abertos de domingo à domingo, das  10 às 18 horas.

Para mais informações sobre esses e outros museus de Berlim, acesse o site dos museus de Berlim.

Programe-se e aproveite a viagem!

sexta-feira, 21 de outubro de 2016

GRAMADO: ALPEN PARK E SNOWLAND.

GRAMADO: ALPEN PARK E SNOWLAND.

Viagem em setembro de 2016. Dois adultos e duas crianças (5 e 9 anos).

Alpen park e Snowland são passeios com diversão garantida, para quem tem crianças a partir de 5 anos. Não recomendo para crianças menores, pois neste caso as atividades serão limitadas e a frustração vai surgir. Meus filhos adoraram e em cada uma delas, passamos a maior parte do dia.



Ambas contam com espaço para alimentação, podendo optar por um prato de refeição ou lanche. Banheiros em boas condições. Porém o Snowland é uma área fechada, o que permite seu aproveitamento em dias de chuvas. Já o Alpen Park é uma área aberta e não dá para fazer muita coisa quando chove.



No Alpen Park é possível comprar um passaporte com algumas atividades selecionadas, o que permite a crianças repetir quantas vezes quiser. São dois tipos de passaporte. Um deles inclui o passeio de trenó, que na minha opinião é o melhor passeio do parque, montanha-russa, área de atividades digitais (simulação de tiroteio no velho-oeste, viagem numa cabine 4D que é chamado de simulador mini rider 2), cinema 4D (sinceramente não lembro quantos Ds) e  bate-bate. O outro passaporte é um combinado de arvorismo, tirolesa, escalada e rapel. Além desses, você pode comprar à parte outras atividades, como quadriciclo, supersalto, alpen kids (espaço de recreação infantil, que achei pequeno) e mini-golf. Todas as atividades podem ser compradas de forma separada, caso ache melhor.  Eu optei pelo passaporte das atividades principais (o que inclui o trenó) e apenas a tirolesa, para minha filha mais velha. Meu filho de 5 anos pôde acompanhar a irmã, como não pagante. A única que precisamos comprar separado, para que meu filho menor pudesse participar, foi o trenó. Neste caso a família inteira embarcou!



Todas as atividades possuem restrições de tamanho e idade, imagino que por questões de segurança.

No Alpen Kids é necessário que o adulto fique no local. Não é possível deixar a criança e querer dar uma passeada.



No cinema 4D a duração é de 20 minutos, mas meus filhos saíram mais ou menos na metade, pois ficaram com medo. Apesar do medo saíram sorrindo (ainda bem!).

Chegamos por volta das 10 horas e saímos lá pelas 14 horas.

No Snowland, compramos os ingressos no hotel e chegamos lá com um voucher. Fiquem atentos pois eles pedem documentos de identificação das crianças (para o Alpen Park não foi necessário).



O ingresso inclui a roupa impermeável, mas você deve ir com roupas de frio por baixo, claro... E leve um par de  meias extra, por precaução. O ingresso não dá direito aos jogos interativos que existem no local. São jogos similares ao encontrados em áreas de recreação de shopping e que as crianças adoram.



Lá é possível patinar, esquiar, usar snowboard e descer uma colina de neve sentado numa boia e brincar num pequeno escorregador com bolinhas. Para quem está acostumado a viajar para a neve, o espaço não chega a chamar a atenção, mas para aqueles que não fazem isso com frequência, dá para dar boas gargalhadas e se divertir pra valer com a neve. Vi muitos adultos se acabando e muitos pais pra baixo e pra cima carregando a boia de neve para seus filhos menores (eu, inclusive).



O espaço ainda fornece aulas de patinação, esqui e snowboard. Pagos à parte. 

Este também foi um passeio que chegamos as 10 e só saímos no final do dia. Meu filho menor já estava cansado, mas minha filha ficaria lá por mais tempo.




Meus filhos adoraram ambos os passeios, mas por questões de aproveitamento só recomento para crianças a partir de 5 anos ou com pelo menos 1,10 metros de altura.

Para acesso o site é só acessar aqui: alpen park   snowland

Aproveitem a viagem!