sábado, 29 de outubro de 2016

NEUES MUSEUM E PERGAMONMUSEUM

Neues Museum e Pergamonmuseum

Viagem em maio de  2015. Cinco adultos.

Em Berlim, o que não falta é opção de museus. Para um melhor aproveitamento, faça uma pesquisa prévia e selecione alguns que gostaria de conhecer e tente encaixá-los no seu roteiro. Mas para isso, leve em consideração o total de dias que passará na cidade, quais outras coisas que gostaria de fazer e qual a sua localização durante o tempo que passará por lá. Sugiro esta programação prévia para você não correr o risco de ficar entendiado por visitar sempre o mesmo estilo de museus e para não perder muito tempo no deslocamento entre eles. 



Pense em variar, dentre dos assuntos de seu interesse, a não ser que pretenda fazer uma imersão em algum tópico específico. No meu caso, fiz uma seleção com museus que pudessem me mostrar a vida dos berlinenses do lado oriental durante a Guerra Fria, visitei um bunker (são várias opções de passeios a bunker), conheci o museu judaico (não conhecia nenhum) e o museu do holocausto, também por nunca ter visitado algo que abordasse o assunto. E para encerrar escolhi dois dos 5 museus existentes na chamada "Ilha dos Museus" (museum Island). Para chegar nestes escolhidos, gastei tempo com a seleção, mas a satisfação foi garantida. 



Sobre o bunker, museu judaico e o DDR museu, é possível encontrar minhas impressões e sugestões em outras postagens. Nesta, os museus visitados na Ilha dos Museus.



Previamente já havia selecionado o Neues museum (museu novo) e o Pergamonmuseum (museu Pergamon). Para uma tarde (ou até um dia, de acordo com o grau de aprofundamento que o visitante quiser e puder realizar) é uma combinação perfeita, pois não são museus gigantes (são grandes, mas não têm o tamanho físico de um Louvre). 



Quando fomos comprar os ingressos havia a possibilidade de comprar um combinado e assim diminuir os custos. Quando for comprar os seus bilhetes, fique atento a esta possibilidade no guichê dos tickets e economize seus preciosos euros para outro passeio. Ah! Os bilhetes dão direito à áudio-guia e menores de 18 anos não pagam. 



No Neues você encontrá obras da pré-história, história antiga e Egito Antigo. Busto de Nefertite? Chapéu de Ouro de Berlim (Idade do Bronze)? É aqui mesmo.



Devido à 2ª Guerra e todas as suas consequências, o museu ficou fechado por 70 anos e foi reaberto em 2009. 

Mudando de museu, o Pergamon recebe o nome devido ao Altar de Pérgamo, que encontra-se no local. Mas atenção! Ele não está aberto à visitação por questões de reforma, que deve ir até 2020. Infelizmente, também acho...mas ele possui outras obras riquíssimas e imperdíveis: Porta de Ishtar e Portão do Mercado de Mileto.



O Pergamon apresenta três alas e três coleções: coleção de Antiguidades clássicas, Museu do Antigo Oriente Médio e Museu de Arte Islâmica. Lá, você terá a sensação de ter sido transportado para Grécia, Roma, Turquia, Babilônia, Suméria, Assíria. O museu é monumental! Ele transportaram escavações inteiras para Berlim e as reconstruíram neste museu. Impressiona.



No momento, ambos os museus ficam abertos de domingo à domingo, das  10 às 18 horas.

Para mais informações sobre esses e outros museus de Berlim, acesse o site dos museus de Berlim.

Programe-se e aproveite a viagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário