Passeio em dezembro de 2018, com dois adultos e duas crianças (12 e 7 anos).
Conhecer a Usina de Itaipu, em Foz do Iguaçu, envolve várias opções de atividades. Dentre as várias, conseguimos montar um roteiro para fazer o passeio panorâmico e conhecer o Ecomuseu. Além desses é possível conhecer a parte interna da Usina, o refúgio biológico, almoçar durante um passeio em catamarã, ver sua iluminação num roteiro noturno, além de conhecer o polo astronômico. Cada uma dessas atividades possuem algumas especificações para serem realizadas. Para atualizar quanto a essas informações, acesso o site oficial, clicando aqui.
Neste post, nossas impressões sobre o passeio panorâmico e a visita ao Ecomuseu.
Ingressos para todos os passeios podem ser comprados no local, ou pelo site oficial, clicando aqui. Dependendo da época (alta temporada), recomendo comprar com antecedência, pois alguns passeios já ficam lotado logo cedo, pela manhã.
PASSEIO PANORÂMICO:
O passeio é realizado em ônibus panorâmico, com circuito pela área externa de Itaipu, com duração aproximada de 2 horas.
Não é permitido levar mochilas grandes e seus pertences serão vistoriados.
Antes de entrar no ônibus, os visitantes assistem um vídeo de aproximadamente 5 minutos de duração, sobre a construção da hidrelétrica.
O ônibus realiza paradas em pontos estratégicos para fotos e durante o trajeto há explicações em português, inglês e espanhol.
Em alguns dos pontos de parada há banheiros, lanchonetes e em um deles há um restaurante bem estruturado nas margens do lago de Itaipu, de onde parte um outro passeio que é oferecido: Itaipu Kattamaram, com aproximadamente 1 hora e 45 minutos de duração. Esse restaurante é o Porto Kattamaram.
Área externa do restaurante Porto Kattamaram. |
Durante o passeio você verá o vertedouro, passará no topo da barragem, ao lado das águas represadas e bem pertinho das turbinas. Tudo muito grandioso. Em alguns momentos estará no Paraguai e logo depois de volta ao Brasil.
Mesmo que queira fazer outros passeios em Itaipu, considero esse passeio panorâmico muito importante para o visitante ter noção sobre o espaço, o esforço de construção e a grandiosidade do empreendimento.
ECOMUSEU:
Ao contrário do passeio panorâmico, que ocorre todos os dias, a visita ao Ecomuseu não é aberta às segundas-feiras.
Para visitar o Ecomuseu, compramos o bilhete pela manhã, junto com o bilhete para o passeio panorâmico. No bilhete aparece a hora que o ônibus sai do Centro de Recepção de Visitantes. Se não me falha a memória, nosso passeio foi as 15 horas. O ônibus do complexo de Itaipu nos deixou na entrada no Ecomuseu.
O ecomuseu é uma grande área com exposições interna e nos jardins, com peças e fotos sobre a história da região e da construção da hidrelétrica.
Muitas partes do museu são interativas e isso é ótimo para manter o interesse das crianças. Também apresenta exposições temporárias.
Lá dentro, mapas gigantes sobre vários aspectos da região, reproduções das turbinas e maquetes.
Possui um material rico em informações e cores que ajudam a conhecer toda Itaipu e área ao redor, de forma agradável e que prende a atenção de todos.
Não encontrei lanchonete no Ecomuseu, mas na parte externa há bebedouro.
ONDE COMER:
Visitas à Itaipu podem durar o dia inteiro, de acordo com o que você quiser fazer. Por isso, você provavelmente almoçará ou lanchará por lá.
Em vários pontos você encontrá lanchonetes para refeições rápidas, mas caso prefira manter você e as crianças com uma boa refeição, você poderá almoçar no restaurante Porto Kattamaram (durante o passeio panorâmico deverá saltar neste ponto) ou no Itaipu Bistrot, que fica no Centro de Recepção de Visitantes.
Como chegamos pela manhã, fizemos o passeio panorâmico e depois fomos logo almoçar no Itaipu Bistrot (a parada final do passeio panorâmico é aí e é também aí, no Centro de Recepção de Visitantes, que parte o passeio para o Ecomuseu). Eles oferecem algumas opções de pratos prontos, com variedade de carne de boi, frango e peixe. Um prato simples, mas ao mesmo tempo ofertando combinações de arroz, feijão, macarrão, carnes, legumes e salada. O espaço interno do Bistrot é pequeno, mas possui cadeiras do lado externo. Você fará o pedido, pagará e receberá uma senha para aguardar o preparo do prato. Demorou uns 20 minutos.
COMO CHEGAMOS E VOLTAMOS DE ITAIPU:
Fizemos a ida e volta de táxi. Aliás, utilizamos muito o serviço de táxi em Foz do Iguaçu. Você pode negociar com o taxista que te levar, um horário para te buscar. Caso não queira ficar preso quanto ao horário, saiba que no Ecomuseu eles podem ligar para serviço de táxi. Foi o que fizemos. Como o Ecomuseu fica um pouco mais afastado do Centro de Recepção de Visitante, eles costumam ligar para taxistas, a fim de não fazer o pessoal ficar andando à pé no trajeto entre o Ecomuseu e Centro de Recepção.
O complexo de Itaipu tem passeios para vários perfis. Provavelmente algum (ou todos) irá te agradar!
Planeje e aproveite o passeio!