sexta-feira, 17 de maio de 2019

PARQUE ESTADUAL DO BIRIBIRI/DIAMANTINA, COM CRIANÇAS

PARQUE ESTADUAL DO BIRIBIRI/DIAMANTINA, COM CRIANÇAS.


Cachoeira dos Cristais.

Viagem em janeiro de 2019, dois adultos e duas crianças (12 e 7 anos).

Um passeio pela cidade de Diamantina (MG) pode ser combinado com um dia no Parque Estadual do Biribiri. 

O parque fica nas proximidades da cidade, estando sua entrada a aproximadamente 13 quilômetros do centro de Diamantina. Está localizado na Serra do Espinhaço, com vegetação de cerrado.


Serra do Espinhaço.

Independente de onde você esteja hospedado, não utilize o GPS para chegar lá, pois ele te enviará para um caminho extremamente longo e talvez nem chegue ao seu destino. Sério. Quando busquei o caminho, utilizando os aplicativos Google Maps e  Here we go, o trajeto estava parecendo longo demais (bem diferente do que havia encontrado em descrições de blogs que utilizei para pesquisar sobre o lugar). Perguntei para a recepcionista do nosso hotel e ela nos alertou para NÃO utilizarmos o GPS naquela região. Falou que por ali ele servia mais para se perder que para encontrar algum caminho correto. Ela nos deu as explicações de como chegar e rapidamente chegamos ao portal do parque.


Fomos de carro próprio, como parte de uma viagem de férias de carro por Minas Gerais.

No portal do parque há um cancela e um guarda florestal que recolhe os dados dos visitantes. Todo o trajeto que realizamos foi em estrada de terra (a estrada de terra começa um pouco antes do portal), que estava em boas condições para carros de passeio. 

O caminho passa por poços de água, cachoeiras e termina na antiga vila de Biribiri. 


Parte da Cachoeira do Sentinela.

Na vila existiu uma fábrica de tecidos, que hoje está desativada. A vila vivia em função desta fábrica e hoje vive em função do turismo, com um hotel, uma igreja, dois restaurantes e  algumas residências (tudo na coloração azul e branco). A vila foi cenário dos filmes "A hora e a vez de Augusto Matraga" e da novela "Chica da Silva". Todo seu conjunto arquitetônico e paisagístico foi tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico.


Antiga fábrica de Biribiri.




Partindo do portal de entrada do parque, a primeira parada é na Cachoeira do Sentinela e a segunda parada é na Cachoeira dos Cristais. Entre elas, alguns pontos de água formando poços d'água em que é possível tomar banho. Seguindo a diante, chega-se a vila, que tem um portal logo na entrada.


Entrada da Vila de Biribiri.

Pela estrutura e pelo que tem para fazer, recomendo o que fizemos: Tomamos café da manhã no hotel, fomos para o parque, paramos nas cachoeiras e tomamos banho sem pressa e depois seguimos para a vila, onde almoçamos. Nos planos, na volta pararíamos em algum dos poços de água, mas o cansaço das crianças, que já estavam dormindo depois de tanto movimento, fez com que nosso retorno fosse direto para o hotel.



Ao chegar nas duas cachoeiras, a identificação das mesmas é fácil, pois há placas bem sinalizadas, com espaço delimitado para estacionamento. Do estacionamento faz-se um curto caminho até a área de cada uma das cachoeiras.


Área de estacionamento, Cachoeira do Sentinela.

Ambas as cachoeiras apresentam pontos fundos e pontos rasos para brincar, por isso fique atento onde você está com o pé, para não passar aperto. E principalmente, sempre com os dois olhos abertos nas crianças, pois a empolgação é tanta e o visual tão bonito que você pode acabar por esquecer da segurança! Sim, sou bem neurótica nesse ponto.

A água é cristalina e fria!!



Na região das cachoeiras e dos poços, não há lanchonetes, portanto leve pequenos lanches e água. Leve calçados confortáveis, protetor solar, repelente, toalhas e óculos de sol. Caso tenha produzido algum lixo, leve-o de volta para a cidade e descarte em local adequado.



Na vila de Biribiri almoçamos no restaurante do Adilson. O outro restaurante é o Raimundo Sem Braço. Escolhemos o do Adilson pois foi o primeiro que identificamos! O estilo dos restaurantes parecia ser similar. A comida é a clássica comida mineira, muito saborosa. Há mesas no interior do estabelecimento e na parte externa, sob a sombra de árvores. No dia eles estavam aceitando cartão (não lembro se débito ou crédito), mas por ser uma área mais remota, aconselho levar dinheiro em espécie para evitar eventuais apertos.


Bar e restaurante do Adilson

Em Diamantina ficamos no Hotel "Pousada vale do garimpeiro", cujo proprietário também é dono do único hotel da vila de Biribiri, o hotel "Pousada Vila do Biribiri".

Em Diamantina, a "Pousada vale do garimpeiro" fica bem próxima ao centro histórico (Rua do Tijuco, n. 186, Centro), podendo ir facilmente à pé até lá (aproximadamente 5 minutos até o Mercado Velho). Nosso quarto era bem limpo, arejado, com uma pequena sacada, uma pequena TV, frigobar, Wi-fi e banheiro privativo. Sem luxo, mas tudo muito prático, camas confortáveis e com aspecto de novo. O café da manhã fazia parte da diária e era farto e gostoso (pães, frios, frutas, ovos, sucos, biscoitos e bolos). No hotel, pede-se atenção com o silêncio após as 22 horas e as recepcionistas, assim como demais funcionários foram muito atenciosos.


Cachoeira dos Cristais.

Aproveite o passeio!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário