segunda-feira, 24 de julho de 2023

PARQUE ESTADUAL PEDRA AZUL ES COM CRIANÇAS/ADOLESCENTES

PARQUE ESTADUAL PEDRA AZUL ES COM CRIANÇAS/ADOLESCENTES



Viagem realizada em julho 2023, dois adultos e dois adolescentes (16 e 12 anos).

Parque Estadual Pedra Azul está localizado no distrito de Pedra Azul, na cidade de Domingos Martins, ES.

Seu acesso é feito pela BR 262. Saindo de Vitória gasta-se aproximadamente 2 horas para chegar no distrito. Mas fique atento ao fluxo do dia, pois em época de feriados o trânsito fica bem intenso, pois a região é rica em atrativos turísticos e por isso fica lotada nesses períodos. A quilometragem entre as duas localidades é de 92 km e a rodovia é bem sinalizada e com vários radares.
A programação para a visitação ao parque pode ser combinada com outras atividades na região, podendo dormir na cidade ou pode ser feito através de um bate e volta a partir de Vitória.


Nosso passeio foi um bate e volta, com dois adultos e dois adolescentes (16 e 12 anos).
O acesso ao parque só pode ser realizado mediante agendamento no site do IEMA : https://iema.es.gov.br/PEPAZ
A entrada é gratuita e funciona de terça à domingo. Atenção ao agendamento pois só é permitida a entrada até 150 pessoas por dia. 
Em julho de 2023 a última entrada por agendamento é às 13 horas.
Caso deseje fazer escalada ao topo da Pedra Azul também é necessário fazer agendamento, no mesmo site para acesso ao parque, onde existe o campo específico que indica esse outro endereço, com as explicações de como proceder:  https://agenda.es.gov.br/servicos/iema





Uma vez chegando ao distrito de Pedra Azul você deverá se dirigir para a Rota do Lagarto, que fica logo na entrada do distrito, perto da pousada Peterle. Nas proximidades você identificará o Portal da Pedra Azul que é uma área com estacionamento, lanchonete e loja de souvenirs. O local costuma ficar cheio. Você deverá estacionar e seguir a pé até a entrada do parque. Para chegar na entrada você subirá a pé um trecho em estrada de chão. Gastei uns 15 minutos para realizar essa subida.
Assim que chegar na entrada do Parque um funcionário verificará seu nome na lista de agendamento e te direcionará a uma área do centro de visitantes onde um guarda-parque fornecerá instruções sobre a trilha e condutas.
O centro de visitante possui banheiros e bebedouro. Abasteça sua garrafa d'água pois não há fontes durante o trajeto.





A trilha é circular, autoguiada e bem demarcada, podendo ser feita de forma completa (3,5 km) ou parcial (1km). Meu grupo gastou aproximadamente 2 horas e meia e paramos para lanchar e tirar fotos.





Durante o trajeto você encontrará mirantes e piscinas naturais.





O percurso é com pequenas subidas, alguns trechos sem cobertura vegetal, mas em grande parte você caminhará sob sombras da vegetação. Uma parte você precisará se apoiar na pedra para fazer uma subida tendo o apoio de um cabo metálico devido a inclinação no local. É um trajeto curto, mas que exigirá um pouco mais de energia. Apesar desta aparente dificuldade (cabo metálico), vimos algumas famílias com crianças na faixa de 7 anos realizando o mesmo trajeto.



Para comer levamos lanche e fizemos uma pausa na área das piscinas naturais. No retorno para casa paramos em um restaurante na BR 262 (Casa da Bica) e reforçamos na alimentação



Recomendo calça comprida, garrafa d'água, um lanche, protetor solar e bastão de caminhada.




Caso tenha a oportunidade não deixe de aproveitar e boa viagem!







Nenhum comentário:

Postar um comentário