domingo, 5 de janeiro de 2014

Tivoli - Itália

TIVOLI - ITÁLIA

Outubro de 2009.


Villa d'Este - Tivoli - Fonte Oval


Estação de trem em Tivoli
Ir à Tívoli foi uma decisão tomada de véspera. Estávamos na dúvida entre Ostia e Tivoli. Como já havíamos visitado algumas ruínas (Pompéia) optamos pela fontes e jardins de Tivoli.



Nosso objetivo era visitar Villa d'Este, mas existem outras opções como Villa Adriana e Villa Gregoriana. As duas primeiras são Patrimônios Mundiais da Humanidade e a última  pertence ao Fundo Ambiental Italiano.



Fomos de trem. A partir da estação Termini paramos na estação Roma Tiburtina e de lá pegamos o trem regional com destino à Tivoli, que fica apenas há 30 Km de distância.




Pelas ruelas medievais de Tivoli
Tivoli é uma cidade que parece de brinquedo. Pequena, com muitas árvores ao redor, fortalezas, palácios e vilas de contos de fadas. Da estação atravessa-se uma pequena ponte e você estará na borda do centro da cidade.



Passamos o dia andando à pé pelo centro medieval, com suas ruas estreitas e escuras. No início pensei que não fosse permitido o trânsito nesta parte da cidade...mas vi alguns carros andando por lá, com a maior tranquilidade.




Igreja de Santa Maria Maior e São Francisco




Além do centro medieval, paramos para almoçar em um dos muitos restaurantes que ficam próximos à praça que dá acesso à Villa d' Este.



Comemos bem, mas nada excepcional.




Rocca Pia

Entrada de Villa d'Este


















 



A entrada de Villa d'Este fica na Piazza de Trento, num cantinho bem discreto.

Inicialmente passa-se pelo Palácio construído por Hipólito d'Este II, um cardeal, que mandou construir os jardins que vimos por lá. A saída do percurso do palácio dá direto em um pátio com acesso para um restaurante que se abre para os jardins. 



Interior do castelo de Villa d'Este (fonte:http://www.villadestetivoli.info/storiae.htm)

A construção do palácio começou quando o Brasil tinha apenas 51 anos e o edifício era anteriormente o Convento de Santa Maria Maior. O Cardeal Hipólito morreu antes do término da obra, mas os serviços continuaram seguindo os planos iniciais, através dos outros Cardeais que o sucederam.


Ao fundo restaurante de Villa d'Este


O palácio com seus jardins já passou pelas mãos dos Habsburgos e uma parte do jardim foi atingida durante a Segunda Guerra, mas já foi restaurada e todo o complexo está hoje nas mãos do Governo italiano.

Fontana dell Organo











O restaurante tem um visual muito bonito e permite uma vista panorâmica da região. Ao seu lado há uma livraria com foco em história da região. Curti com força!



No jardim encontram-se várias fontes, cascatas, jatos d'água, piscinas..., com muitos afrescos e verde. Você não vai se cansar de tirar fotos...




No site oficial de Villa d'Este você consegue informações sobre visitas guiadas, preços, audioguias.



É um passeio bem calmo e contemplativo, banhado de história antiga. 
Fontana della Rometta


Diana de Efeso


Caso você disponha de mais tempo, acredito que valha a pena fazer Villa Adriana e Villa Gregoriana, tudo no mesmo dia. As fotos de lá são lindas...e já que você está em Tivoli...


Nós tínhamos na programação outros lugares para visitar em Roma, portanto ficou faltando esses outros dois locais para uma próxima viagem!


Aproveite o passeio!




2 comentários:

  1. Gostaria de saber como e onde compraste os ingressos para Vila Adriana e Vila D'ESte, se é com horário marcado, se é possivel comprar no local. Pensamos em ir em maio de 2016. No site oficial tenho tido dificuldades para adquirir os ingressos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Só visitamos a Vila D'Este. Compramos o ingresso no local e na hora. Sem complicações. Na época, não havia horário marcado. No site oficial http://www.villadestetivoli.info/servizi.htm eles informam que o bilhete é só para o dia e que se vc sair, não pode entrar de novo, mesmo tendo o ingresso em mãos.
      Boa viagem.

      Excluir