terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Guatemala 2: De Cidade de Guatemala à Chichicastenango

DE CIDADE DE GUATEMALA À CHICHICASTENANGO

Escadaria da Igreja principal de Chichicastenango.

Hotel Vila Real - Cidade de Guatemala.

Assim que chegamos em La Aurora (aeroporto) fomos levadas ao Hotel "Vila Real". O hotel merece destaque tanto pela arquitetura quanto pelo serviço. O lema dele é fazer com que o hóspede sinta-se uma realeza. Gostei da idéia! Está localizado há aproximadamente uns 15 minutos do centro da cidade, o que não causa nenhum inconveniente caso você queira passear pela cidade.

Na manhã seguinte, após um café da manhã que não merecia ter fim, nos encontramos com nosso guia, que nos acompanhou nos três dias seguintes. Aproveito para recomendar a operadora brasileira New Age e sua parceira na Guatemala, PTT (Promotora Turistica Panamericana).

Somos adeptas a viagens independentes, sem guias ou grupos, mas reconhecemos que existem vantagens em alguns casos. Ter um guia turístico é facilitar o acesso a informações formais, além dele ser fonte de opiniões e experiências pessoais. Quanto a ter grupo .... o caso é sorte. Na minha opinião e perfil, quanto maior o grupo... pior. A coletividade é algo complicado. Lidar com vontades alheias pode desgastar sua paciência e transformar o passeio divertido em um momento que você gostaria de esquecer. Grupos pequenos podem ser prazerosos e enriquecedores. Tivemos sorte. Nosso grupo foi na medida certa (3 pessoas: eu, minha irmã e uma espanhola de aproximadamente 50 anos).

Ao fundo Carretera Panamericana.

No caminho para Chichicastenango percorremos a "Carretera Panamericana" e fomos ouvindo um pouco sobre a história e geografia do país, com direito a discussões políticas sobre Guatemala, Brasil e Espanha.

A Carretera Panamericana foi idealizada em 1923, na V Conferência Internacional dos Estados Americanos. Vai do Alaska até a cidade de Quellón, em Ilha Grande de Chiloé, no Chile, com uma extensão com Buenos Aires, na Argentina. Apenas um trecho de 87 quilômetros impede a ligação total da Carretera. Este trecho é coberto pela selva e vai desde o extremo leste do Panamá até o noroeste da Colômbia.

Frutas no Mercado de Chichicastenango.
Em Chichicastenango fomos de fato apresentadas ao colorido do povo guatemalteco. Não é um colorido para turista. O colorido é do dia a dia. Muitos usam roupas típicas, como as que aparecem nas propagandas turísticas, principalmente as mulheres. O mercado da cidade é muito famoso e cheio de pessoas e produtos bem variados. As frutas sempre cercadas de abelhas, cortadas e prontas para o consumo. É só pagar e comer ali mesmo. Comer produtos em feira ao ar livre é por conta e risco do aventureiro. Nós só olhamos e ficamos tentadas.

A religião é um show a parte. Uma mistura de catolicismo com crenças maias. Nada parecido com o sincretismo religioso encontrado no Brasil. Na escadaria da Igreja principal uma multidão de fiéis com flores, incensos e dialetos. O interior da igreja é anterior ao barroco, e provavelmente por isso sua aparência seja tão nua.

Recebendo informações do nosso guia.

Definitivamente duas coisas chamam a atenção: as confrarias, com seus fiéis ajoelhados em pontos específicos da Igreja, demonstrando uma fé que não sou capaz de alcançar e o costume de jogar bebida alcoólica na pinturas santas, como um ato de adoração. Por esse motivo as pinturas estão bem destruídas, além do efeito da fumaça que emana das dezenas de velas espalhadas pelo local. De acordo com nosso guia esse aparente desgaste provocado nas imagens não é mal visto, pois o importante são os hábitos da fé.

Igreja Principal de Chichicastenango.
O povo guatemalteco é predominantemente católico, com mesclas de cultos indígenas maias, mas as religiões de origem protestantes estão crescendo e em quase todos os povoados que passamos pudemos encontrar algum templo. Hoje (2013), a proporção está em aproximadamente 58% de católicos romanos, 40% protestantes, 1% religiões maias tradicionais e  1% outras religiões. Assim como vários países de língua espanhola, sua evangelização está ligada à colonização de caráter católico. Antes disso eles praticavam uma religião própria, com valorização da terra e da agricultura.

Mercado de Chichicastenango.

Lá fomos apresentadas ao hábito de pechinchar. Eu, particularmente, tenho muita dificuldade de pedir ou sugerir um preço menor por aquilo que desejo adquirir, mas descobri que era o costume e logo me senti parte de um jogo: conseguir o produto por um preço próximo à metade do valor inicial!

O mercado de Chichicastenango é um dos mercados que se deve investir quando o assunto é artesanato, em especial colchas de cama, toalhas para mesa e outras tapeçarias: realmente lindas e por um preço sem igual!

O mercado de Chichicastenango não funciona todos os dias da semana. Funciona apenas às quintas-feiras e domingos, portanto programe sua viagem levando isto em consideração.

Aproveite a viagem!
Obs: Agradecimentos à Carine!!!!