sábado, 29 de agosto de 2015

Camping com crianças: Cachoeira Véu da Noiva - Santa Leopoldina/ES

Camping com crianças: Cachoeira Véu da Noiva - Santa Leopoldina/ES

Cachoeira Véu da Noiva - Santa Leopoldina.


Passeio em agosto de 2015: dois adultos, duas crianças (4 e 8 anos).

Este foi o passeio inaugural das crianças em camping. Optamos por um camping estruturado, com água, banheiros, energia e, na pior das hipóteses com possibilidade de mudar para um quarto ou chalé e assim começar a verificar o que de fato poderíamos esperar de acampar com nossos filhos. Não sabíamos como o fato de dormir em barraca seria recebido pelas crianças e por isso fizemos da forma que achávamos que teria o melhor acolhimento por parte deles. 

Santa Leopoldina fica à aproximadamente 50 km de Vitória. O camping que nós escolhemos ainda dista uns 9 km do centro da cidade. Levando em consideração o trânsito, nós gastamos 1 hora e 30 minutos no percurso, sendo uma grande parte em área urbana.

Nossa barraca (azul) e o parquinho.


A pousada/camping Cachoeira Véu da Noiva é bem sinalizada. Basta chegar na cidade de Santa Leopoldina (no centro) que logo você avistará placas indicando o caminho. A parte que é feita em estrada de terra é boa.

Os proprietários possuem área de camping e quartos. Na entrada você recebe um bilhete indicado a quantidade de adultos e crianças. Na recepção este bilhete é trocado por um cartão onde será computado tudo o que consumir no local.

Ao fundo, área da pousada.


A área de camping é plana, com sombra, pontos de luz e fica voltada para o rio.  Os banheiros que servem as pessoas que vão acampar possuem chuveiro quente. Não é permito som no local. Toda comida tem que ser adquirida no local, com exceção para quem vai acampar. Neste caso é permitida a entrada com alimentos e bebidas.

Ao fundo, restaurante.


Um bar fica aberto das 6 da manhã até as 6 da noite. O restaurante, com comida de roça, serve almoço no estilo self service e jantar a la carte, até as 22 horas. A partir das 22 horas as luzes são apagadas, mantendo-se acessas apenas as da área de camping.

Toboágua infantil.


Eles possuem um parquinho com pula-pula, para crianças até 10 anos, trilhas, dois toboáguas (um para crianças e outro para adulto, sendo que o das crianças termina em uma piscina e o dos adultos no rio), além da cachoeira.

Toboágua adulto.


Tudo é cercado por vegetação de Mata Atlântica.


O que levar está vinculado à idade e ao comportamento de seus filhos. Levei pequenos lanches para emergências e uma garrafa d'água. Não pode faltar repelente e protetor solar. Roupas deve ser de acordo com o clima, no meu caso: quente de dia e frio à noite, com direito a gorro, luva e meia! Brinquedos para ar livre (bola e frisbee). Lanterna e remédios básicos, de acordo com a saúde dos seus.



Trilha.

Nossa barraca é para três pessoas e comporta bem dois adultos e duas crianças. Utilizamos uma toalha de piquenique para forrar o chão interno da barraca e colocamos alguns sacos de dormir. Se preferir pode jogar edredom que o efeito é muito bom. Como estávamos de carro e queríamos testar o quanto de conforto era necessário para aproveitarmos o acampamento, sem as crianças reclamarem, levamos bastante coisa se comparado a uma família que já está acostumada a acampar. 

O resultado foi positivo!! Crianças brincaram o tempo todo, nadaram, jogaram bola, brincaram no parquinho, chegaram perto da cachoeira, comeram em quantidade e qualidade e tiveram sua primeira noite numa barraca de camping!

Cachoeira Véu da Noiva.

Minha filha ficou impressionada com a quantidade de orvalho pela manhã. Ela sabia o que era orvalho, mas não imaginava que a sensação era de grama pós chuva! 

Perguntei o que eles mais gostaram o que acharam ruim. Ponto positivo para a experiência de dormir na barraca. Por ser diferente, novidade. Ponto negativo para ter que sair no meio da noite para fazer xixi! "O banheiro não é dentro da barraca, mamãe!"

Agora é ir aprimorando o "acampar com crianças". Como primeira experiência, recomendo camping com estrutura de pousada, como o Pousada Camping Cachoeira Véu da Noiva.

http://www.cachoeiraveudenoiva.com.br/camping/

Rio da área de camping.


Aproveite a viagem!



sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Biblioteca de Amsterdam: Openbare Bibliotheek Amsterdam/ Seção infantil

OBA: Openbare Bibliotheek Amsterdam


A biblioteca pública de Amsterdam é conhecida como OBA! E para mim a descoberta deste lugar mereceu a interjeição!

A biblioteca fica localizada entre a Estação Central e o Nemo (Oosterdokskade 143) . Como estávamos hospedados em um albergue barco, próximo ao Nemo, passávamos em frente à biblioteca todos os dias! Resolvemos conhecer o lugar por termos lido em algum post sobre a vista que se tem do terraço e por um amigo ter passado a mesma informação.


Realmente o terraço é interessante, mas a grata surpresa foi que ao descer pudemos verificar que havia uma seção infantil....e decidimos explorar!

A seção infantil ocupa o que parece ser a metade do andar térreo. Além dos livros espalhados por várias prateleiras, todo o espaço é ambientado para convidar a criança a ficar mais um pouquinho...a escolher um livro...a sentar em algum almofadão...a brincar no local!


Possuem um local dedicado a oficinas e  contadores de história. Quando estive por lá, pude observar várias mães com seus pequenos interagindo em uma oficina em que ninguém ficava parado.



Carrinhos de bebê circulando entre as estantes. Avós sentados com os netos folheado algum livro...Dava até gosto! E todos num tom de voz calmo e sem correria.


Para quem é rato de biblioteca e está com os filhos ...é um ótimo lugar! Infelizmente, para mim, a maioria dos livros é em francês ou holandês... O que não me impediu de rodar o lugar e imaginar um lugar assim em cada cidade brasileira. Não custa sonhar!


E se você não é tão "rato" de biblioteca, ou não está com os filhos, o local vale a visita pela arquitetura, restaurante no terraço e vista panorâmica da cidade.

Em uma das minhas andadas pela cidade eu jantei por lá. Um estilo self-service um pouco diferente no brasileiro, com foco em comida orgânica (VD La Place).

O prédio tem 7 andares e lá dentre o wi-fi é gratuito e o acervo de jornais e revista é de várias partes do mundo.



Caso passe por Amsterdam, não deixe de dar uma passada por lá e verificar como o setor infantil é um local que você gostaria de ter passado uma parte da sua infância!

Aproveite a viagem!

quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Amsterdam: hospedagem em hostel casa barco.

Amsterdam: hospedagem em hostel casa barco.

Amsterdam


Em nossa primeira e única passagem por Amsterdam decidimos ficar em uma casa barco. Optamos pelo sistema de hostel.

Conseguimos um quarto para quatro pessoas, com banheiro privativo através do Booking. 

Ficamos no MPS Holland, localizado próximo à estação Central. Fomos à pé até o barco, que fica próximo ao Nemo. O percurso durou aproximadamente 15 minutos. 

MPS Holland



Este hostel oferece um bom café da manhã. Sem luxo, mas comida boa, variada e em boa quantidade.

A equipe é muito boa. Prontos para facilitar a vida do turista. Sem dúvida, bons no atendimento ao público.

O local é tranquilo, tanto de dia quanto à noite. 

Salão de uso comum



Se não fosse pelo espaço, que é PEQUENO, você não perceberia que está num barco. E quanto ao espaço, é necessário que quem vai

Acesso aos quartos

se hospedar em um barco tenha a consciência que terá uma cama (no nosso caso, duas beliches) pequena e um pequeno armário para compartilhar suas coisas com os demais colegas de quarto. No meu caso os meus colegas de quarto eram exatamente os meus colegas de viagem. Em outras palavras: o espaço é pequeno! Pouca bagagem! Isso é ruim? NÃO!!! Apenas um alerta para o viajante que nunca ficou num barco e gosta, ou precisa, de muita bagagem.


Entrada do hostel



Que tipo de pessoa você encontrará num hostel barco (pelo menos no que eu fiquei)? Pessoas como pernas, braços...ou seja, um ser humano comum. Pessoas que se cumprimentam quando se encontravam no salão do café da manhã ou no deck. Alguns casais mais idosos, mãe com filha, adultos e adolescentes viajando aparentemente sozinhos. 

Parte da tripulação: meus amigos de viagem!!!



Boa experiência! Recomendo!

Aproveite a viagem.

NEMO (ao fundo de coloração esverdeada) Mps Holland é um desses barcos atracados.








terça-feira, 4 de agosto de 2015

VALE DO MOXUARA: ARREDORES DE VITÓRIA, COM CRIANÇAS!

VALE DO MOXUARA TURISMO RURAL

Passeio para ser feito com crianças! No meu caso três adultos, uma criança de 8 e outra de 4 anos.

Fazenda adaptada para turismo rural, com atividade para crianças e adultos. Passamos um dia, mas o local tem alojamento e área para camping, para quem quer aproveitar um pouco mais.


ÁREA AO LADO DO RESTAURANTE E DO LAGO DE PEDALINHO


CASA NA ÁRVORE




Localizado em Cariacica, ES. Para quem sai de Vitória, entrar no balão próximo ao PA, FAESA e ao hospital Meridional e seguir no sentido Cariacica Sede, seguindo sempre a pista principal. Quando chegar no IASES, virar à esquerda e andar uns 3 km. Todo o caminho é pavimentado.




CABO AÉREO COM PNEU



A entrada é cobrada para maiores de 10 anos e dá direito ao estacionamento, uso de uma das piscinas (existem duas, mas a outra é apenas para sócios ou para quem desejar pagar como extra), espécie de tirolesa no pneu (cabo aéreo no pneu), parquinho, casinha de bonecas, casa na árvore, pomar e visita à horta.

 


Além das atividades que são oferecidas junto com a entrada, você pode pagar à parte por: pedalinho e caiaque no lago, tirolesa, piscina dos sócios (piscina tropical), karticiclo (com e sem reboque), arvorismo infantil, pesque e pague, área para churrasco, alimentação de filhotes e passeio de charrete.


ÁREA DO PARQUINHO

Logo na entrada/estacionamento, você receberá uma comanda com a indicação de quantas pessoas fazem parte daquele grupo. Você entregará este papel na recepção e receberá um cartão para pendurar no pescoço. Tudo que você adquirir durante seu passeio (alimentação, bebida ou atividade) será computado no cartão. No final do passeio você faz o pagamento e recebe um bilhete de "pago" para entrar no portão de saída dos carros. Prático.


CASA DE BONECAS

 


CASA DO RESTAURANTE


Possuem um restaurante amplo, todo no estilo rural, com comida da roça e pago por peso. Rico na variedade e bons no serviço. De tarde há opção de bolos, pães caseiros, café e suco. Também pago de acordo com o consumo.








Para o passeio ficar tranquilo, leve: roupa extra, toalha de banho, protetor solar, REPELENTE e sacola para a roupa molhada (caso utilize a piscina). Existem avisos que não são permitidos levar alimentos... Portanto, se precisar (bebê, alergia alimentar...) negocie na recepção ou ligue antes!

Nós pagamos extra para utilizar a piscina dos sócios, que é maior!

PISCINA DE USO COMUM



PISCINA DOS SÓCIOS (PISCINA TROPICAL)

O arvorismo, apesar de pequeno, é muito bom. Com
aproximadamente umas 5 estações e com monitor ligado na turminha. Para realizá-lo é preciso ter no mínimo 1 metro de altura.

ARVORISMO


O karticiclo é feito numa pista fechada por pneus, sendo que um deles é com reboque. Este de reboque permite que duas pessoas andem ao mesmo tempo, ou pelo menos que seja carregada pelo que está na frente! No nosso caso precisamos da força motora extra do pai e da tia para empurrar o conjunto!
 
KARTICICLO


O local é cheio de árvores, bem sombreado e todo ambientado para ficar bem agradável. Ambientação e limpeza muito boa!

VALE DO MOXUARA TURISMO RURAL


A horta tem uma boa variedade de produtos, com canteiros de verduras, hortaliças e plantas medicinais. Caso você deseje, pode comprar algumas verduras, como nós fizemos. Boa oportunidade para mostrar para crianças, que não tem contado constante com o campo, de onde vem e como surgem algum dos alimentos que eles consomem.


HORTA


No local também vendem queijo e material para horta, como mudas, terra, humus e minhoca (eles tem um minhocário).
 
VALE DO MOXUARA TURISMO RURAL

Ótimo passeio para um dia, principalmente se você tem crianças e quer sair da rotina da cidade. Espero fazer em breve a extensão de dormir por lá!

Aproveite o passeio!





sábado, 1 de agosto de 2015

PARIS: SACRE COEUR

PARIS: SACRE COEUR


Minha última passagem por Paris foi apenas para aguardar o voo de volta ao Brasil. Decidi chegar à cidade 1 dias antes da viagem de retorno, para poder visitar alguns pontos que não conhecia. Destes vários pontos que ainda não conhecia, o foco foi Sacre Coeur. Por isso, escolhi um hostel em Montmarte. Neste ponto, a viagem, que iniciou com 5 adultos, já constava apenas com 2.

Hospedagem:
Desta vez optamos por um hostel. 

Ficamos em um quarto feminino compartilhado com 4 pessoas, com banheiro privativo. Eles ofereciam café da manhã já incluído na diária. Quarto bom, limpo e colegas de quarto educados (Falar baixo e não ser espaçoso é o mínimo que espero de colegas de quarto totalmente desconhecidos! Sim, sou chata.).
Fonte: http://www.tripadvisor.com/LocationPhotoDirectLink-g187147-d263663-i88442932-Le_Village_Hostel-Paris_Ile_de_France.html

A localização do hostel é excelente, para quem pretende visitar Montmarte. Próximo ao metrô Anvers, praticamente aos pés de Sacre Coeur e 15 minutos à pé da estação de trem Gare du Nord.

O estilo do hostel nos assustou no início. Música alta e muita informação visual. Após alguns minutos já estava muito satisfeita com a escolha. Equipe eficiente, educada e prática. Fica aberto 24 horas e o som não chega aos quartos. Comida do café da manhã é simples e boa. Recomendo para quem faz o estilo mochilão ou está disposto a descobrir que as aparências são aparências. Não espere luxo...e sim praticidade e simpatia.

Foi minha primeira, e bem sucedida, experiência em hostel com quarto compartilhado.

A reserva foi feita pelo booking.
Nome? Hostel Le Village Paris :  20 Rue d'Orsel, 75018 Paris, França. 
http://www.villagehostel.fr/

Trajeto Hostel/Aeroporto Charles De Gaulle


Resultado de imagem para roissybus
Fonte: http://www.minaledesignstrategy.com/en/projects/roissy-bus
Gastei 30 minutos para chegar do hostel até o ponto de partida do Rossybus. Rossybus é um ônibus expresso que parte da Rue Scribe, ao lado do Ópera Garnier, e vai direto até o aeroporto Charles de Gaulle. De lá são mais uns 30 minutos até o aeroporto. Ele para em vários terminais. No ponto de partida há uma placa com as indicações desses terminais (indicados por letras) e quais companhias aéreas estão em cada um deles.

Tudo muito prático, levando em consideração que precisei pegar um metrô, um trem e um ônibus para chegar ao aeroporto. Tudo interligado a partir do metrô Anvers. E lá no aeroporto ainda pegamos um navette (misto de trem/metro) para chegar até o portão de embarque do meu voo.

La Basilique du Sacré-Coeur de Montmarte: 

Localizado no topo de Montmarte, ponto mais alto de Paris (o monte, como ponto geográfico). A Basílica é em tom branco, devido ao mármore do qual é feita.

O templo é um dos pontos turísticos mais visitados da cidade. Em formato de cruz grega e com quatro cúpulas. Sua construção iniciou em 1875 e terminou em 1914.

Para chegar até ela você pode optar por utilizar o funicular, que fica
logo na base do monte ou subir pelas escadarias. As escadarias são tranquilas de subir, levando em consideração que não tive problemas e sou uma pessoa sedentária.

No interior da basílica há um dos maiores mosaicos do mundo.
Pode-se visitar o domo, com acesso externo, subindo 300 degraus de escada (aqui sem funicular ou elevador!) e pagando um tarifa. Também é possível visitar a cripta.

Para informações sobre a história e funcionamento da igreja, veja o site oficial, que tem opção de língua portuguesa:  http://www.sacre-coeur-montmartre.com/portugais/

Ao redor da Basílica:

Próximo à basílica você encontrará um outra igreja, menos visitada e muito mais austera. Inclusive com uma placa informado que lá é um local de oração e não de curiosidade (gostei da sinceridade...). 

Place du Tertre, Montmartre, Paris, France
Fonte: http://www.francetravelplanner.com/go/paris/see/place_tertre.html
Também há uma praça cheia de cafés e pequenos restaurantes, rodeando vários artistas vendendo seus quadros (Place des Tertres). Inclusive é um dos lugares que você encontrará com facilidade artistas se oferecendo para desenhar o seu rosto. Ah! Também encontrará algumas lojinhas cheias de lembranças da cidade. Mais próximo ao metrô as lojinhas fazem um corredor em direção à escadaria e ao funicular de acesso à Basílica.

Caso você tenha tempo, circule pelo bairro e conheça o Moulin Rouge, o Muro do "eu te amo" e alguns pontos de filmagem do filme Amélie Poulin e pequenos museus. 

Passear pela região é uma boa pedida para passar ou a manhã ou a tarde.

Aproveite a viagem!