Cachoeira Véu da Noiva - Santa Leopoldina. |
Passeio em agosto de 2015: dois adultos, duas crianças (4 e 8 anos).
Este foi o passeio inaugural das crianças em camping. Optamos por um camping estruturado, com água, banheiros, energia e, na pior das hipóteses com possibilidade de mudar para um quarto ou chalé e assim começar a verificar o que de fato poderíamos esperar de acampar com nossos filhos. Não sabíamos como o fato de dormir em barraca seria recebido pelas crianças e por isso fizemos da forma que achávamos que teria o melhor acolhimento por parte deles.
Santa Leopoldina fica à aproximadamente 50 km de Vitória. O camping que nós escolhemos ainda dista uns 9 km do centro da cidade. Levando em consideração o trânsito, nós gastamos 1 hora e 30 minutos no percurso, sendo uma grande parte em área urbana.
Nossa barraca (azul) e o parquinho. |
A pousada/camping Cachoeira Véu da Noiva é bem sinalizada. Basta chegar na cidade de Santa Leopoldina (no centro) que logo você avistará placas indicando o caminho. A parte que é feita em estrada de terra é boa.
Os proprietários possuem área de camping e quartos. Na entrada você recebe um bilhete indicado a quantidade de adultos e crianças. Na recepção este bilhete é trocado por um cartão onde será computado tudo o que consumir no local.
Ao fundo, área da pousada. |
A área de camping é plana, com sombra, pontos de luz e fica voltada para o rio. Os banheiros que servem as pessoas que vão acampar possuem chuveiro quente. Não é permito som no local. Toda comida tem que ser adquirida no local, com exceção para quem vai acampar. Neste caso é permitida a entrada com alimentos e bebidas.
Ao fundo, restaurante. |
Um bar fica aberto das 6 da manhã até as 6 da noite. O restaurante, com comida de roça, serve almoço no estilo self service e jantar a la carte, até as 22 horas. A partir das 22 horas as luzes são apagadas, mantendo-se acessas apenas as da área de camping.
Toboágua infantil. |
Eles possuem um parquinho com pula-pula, para crianças até 10 anos, trilhas, dois toboáguas (um para crianças e outro para adulto, sendo que o das crianças termina em uma piscina e o dos adultos no rio), além da cachoeira.
Toboágua adulto. |
Tudo é cercado por vegetação de Mata Atlântica.
O que levar está vinculado à idade e ao comportamento de seus filhos. Levei pequenos lanches para emergências e uma garrafa d'água. Não pode faltar repelente e protetor solar. Roupas deve ser de acordo com o clima, no meu caso: quente de dia e frio à noite, com direito a gorro, luva e meia! Brinquedos para ar livre (bola e frisbee). Lanterna e remédios básicos, de acordo com a saúde dos seus.
Trilha. |
O resultado foi positivo!! Crianças brincaram o tempo todo, nadaram, jogaram bola, brincaram no parquinho, chegaram perto da cachoeira, comeram em quantidade e qualidade e tiveram sua primeira noite numa barraca de camping!
Cachoeira Véu da Noiva. |
Perguntei o que eles mais gostaram o que acharam ruim. Ponto positivo para a experiência de dormir na barraca. Por ser diferente, novidade. Ponto negativo para ter que sair no meio da noite para fazer xixi! "O banheiro não é dentro da barraca, mamãe!"
Agora é ir aprimorando o "acampar com crianças". Como primeira experiência, recomendo camping com estrutura de pousada, como o Pousada Camping Cachoeira Véu da Noiva.
http://www.cachoeiraveudenoiva.com.br/camping/
Rio da área de camping. |
Aproveite a viagem!