domingo, 24 de janeiro de 2016

Praças e parques da cidade de Vitória: diversão para crianças. Post IV.

Praças e parques da cidade de Vitória: diversão para crianças. Post IV.


Praça do Papa:


Praça ampla, com bom espaço para correr e andar de bicicleta. Com dois restaurante, vista para o mar, parquinho de areia. Ao lado fica o Projeto Tamar (pago), que também é uma boa opção de passeio!



Localização: Enseada do Suá.




Praça dos Namorados e Praça dos Desejos:




Duas praças independentes, mas que aos meus olhos funcionam como uma só, devido ao fato de serem separadas apenas por uma rua. 




Ambas bem arborizadas, com parquinhos de areia, lanchonetes, o mar do lado. Espaços para correr, andar de bike, soltar pipa, jogar frisbee... Quadras de futebol, basquete, skate, tênis... Opção de praia, stand up paddle, veleiros, caiaques..


Para alugar caiaques, pranchas e pequenos barcos, procure a Guarderia, que fica próxima ao SOE (serviço de orientação ao exercício) e à praça da Ciência. No trecho da praia em frente a eles funciona o "Praia Acessível", que é um projeto que facilita o acesso  à praia a pessoas com dificuldade de mobilidade





Procure no site sobre a balneabilidade da praia: balneabilidade praias de Vitória.





Nos finais de semana é lugar certo de famílias aproveitando sol e o ar livre. 



No final da tarde de sábado e domingo, a praça dos Namorados é local de feirinha de artesanato e comidas.


Localização: Praia do Canto.

Orla de Camburi:


Fonte: http://www.vitoria.es.gov.br/noticia/novas-regras-para-a-utilizacao-do-calcadao-na-orla-de-camburi-ja-estao-valendo-10360

Praia com quiosques que oferecem variedade de comidas. Sombras de coqueiros e muita gente correndo, caminhando, de skate, de bike, fazendo slackline e utilizando a praia...


No domingo a Avenida próxima à praia é fechada para trânsito de carros e os pedestres, ciclistas, galera de patins e afins tomam contam da rua.


Um dos espaços mais utilizados pela população da ilha.

Vitória possui outros parque e praças, mas estes são os que eu costumo levar meus filhos e recomendo passear.

Para informações veja o site dos parques da cidade de Vitória.

O que levo quando vou aos parques com meus filhos? Garrafa d'água (basta reabastecer pois os parques de Vitória possuem bebedouros), papel higiênico, pequenos lanches, bola de futebol, frisbee e bolhas de sabão.

Utilize os espaços públicos e participe do seu melhoramento!


sábado, 2 de janeiro de 2016

Praças e parques da cidade de Vitória: diversão para crianças. Post II.

Praças e parques da cidade de Vitória: diversão para crianças. Post II.



Parque Moscoso

Fonte: http://www.historiaemfotos.com.br/site/index.php/2-uncategorised/13-historia-parque-moscoso

Localizado no centro da cidade, é o parque mais antigo da capital.

Este parque possui parquinho de areia, módulo de exercícios para idoso, concha acústica, lanchonete, chafariz, muita sombra e patos disputando pipoca com os pombos.


Fonte: http://www.vitoria.es.gov.br/noticias/noticia-7695

Quando for visitá-lo, acrescente ao passeio a Escola de Física, da Prefeitura. Fica colado no parque Moscoso, com entrada externa ao parque. É gratuito, com monitores, banheiros e muitas atividades de física onde as crianças podem brincar ao mesmo tempo que aprendem o porquê do funcionamento de uma série de coisas. Com cama de pregos, máquina de furacões e parede de escalada, além de outros "brinquedos".

Funcionamento: Terça à domingo de 5 às 22 horas; segunda de 5 às 9 e de 17 às 22 horas.

Parque Fazendinha:


Este parque está nos limites de Vitória (bairro Jardim Camburi) com Serra (bairro Bairro de Fátima). 

Possui pequenos animais em jaulas e alguns livres. Com um lago central e área para crianças pequenas pedalarem, além de um parquinho de areia. 


Infelizmente não permitem que se jogue bola (nenhuma modalidade) neste parque, nem possuem árvores em condições de receber slackline. Pelo menos os vigilantes nos proibiram. 

Funcionamento: Terça à domingo de 7 às 18 horas.

Parque Pedra da Cebola:



Considero um dos melhores parques da cidade, tanto pela estrutura quanto pela manutenção. 

Localizado entre os bairros Jardim da Penha e Mata da Praia. Permite uma grande variedade de atividades. Acesso pelo bairro Mata da Praia e pela Avenida Fernando Ferrari. Próximo ao supermercado Perim.


Possui campo de futebol, de beisebol e futebol americano, dois parquinhos de areia, uma pequena lanchonete, um pequeno lago com patos e ganso, uma mini-fazenda, muitas árvores, área para pedalar e andar de patins, espaço para correr, brincar de pique-esconde, fazer piquenique. 




Neste parque também há um módulo do Serviço de Orientação ao Exercício, da Prefeitura e espaços aproveitados para curso e exercícios como ioga.






Funcionamento: Terça à domingo de 5 às 22 horas; segunda de 5 às 9 e de 17 às 22 horas.

Próximo post, mais parques de Vitória.

Aproveitem o passeio!

Praças e parques de Vitória: diversão para crianças. Post III

Praças e parques de Vitória: diversão para crianças. Post III



Parque Chácara Von Schilgen:



Localizado na Praia do Canto, de frente para a orla, com entrada pela rua paralela à Avenida Saturnino de Brito, na altura do posto de gasolina desta avenida, na direção praia de camburi/centro. A impressão é que você está entrando na rua que dá acesso apenas a prédios residenciais.



É um parque para contemplação, descanso e pequenas trilhas. Ali também você pode fazer "caçada fotográfica" ou de pequenos tesouros, com a criançada. 



As trilhas são pequenas e podem ser feitas por crianças. Para fazer as trilhas é necessário que esteja usando tênis, caso contrário os vigilantes irão proibir o passeio, por questão de segurança. Não é uma trilha difícil, mas deve ter ocorrido algum problema com algum visitante, pois eles realmente proíbem o acesso às trilhas, caso você esteja sem tênis.



Daqui se tem uma bela vista do bairro e do mar.

Meu sonho de consumo é que um dia aproveitem a casa que serve de sede para o parque e utilizem como uma biblioteca exclusivamente infantil, utilizando como base o mesmo acervo existente nas escolas de ensino fundamental do município. 



Esse parque merece ser mais conhecido é aproveitado pela comunidade!

Funcionamento: Terça à domingo de 8 às 17 horas.

Parque Gruta da Onça:



Localizado no centro da cidade, sua entrada fica ao lado do Museu do Porto, na rua Manoel Silvino Monjardim.

Muito verde!



Caminho dos moradores do entorno e por isso sempre com pessoas subindo e descendo. Subindo e descendo porque o parque ocupa uma encosta e a medida que você for andando acaba por chegar a uma mirante (Mirante da Pedra da Raposa) que é o final do caminho.



Quando fui vi que tem uma trilha, que infelizmente não fiz, devido ao horário e ao cansaço das crianças.



Fui apenas uma vez e por questões de segurança sugiro que faça este passeio acompanhada/o por mais adultos. Durante o tempo que fiquei lá, os guardas do Parque ficaram restritos à entrada e à sede da administração.

No caminho tem a sede do parque, mesas para piquenique, sombras, nascentes e riachos, uma escultura de onça sobre a gruta, uma capela, banheiro e um mirante.


Se possível, combine o passeio com uma passada no museu do Porto.


Funcionamento: diariamente das 8 às 17 horas.

Horto de Maruípe:

Fonte: http://www.viaes.com.br/abstractdatas/exibir/982/noticias

Localizado no bairro de Maruípe, em frente ao Batalhão da Polícia Militar.

É uma área verde, com espaço de sobra para a criançada. Pequenos animais andando pelo parque, córrego, quadras de futsal e futebol de areia, academia do idoso, lanchonete, sombra pra tudo quanto é canto!


Sem dúvida um bom lugar para piquenique e gastar a energia dos pequenos.


Funcionamento: Terça à domingo de 5 às 22 horas; segunda de 5 às 9 e de 17 às 22 horas.


Próxima postagem, último texto sobre parques e praças de Vitória.

Aproveitem o passeio.

Praças e parques de Vitória: diversão para crianças. Post I.

Praças e parques de Vitória: diversão para crianças. Post I.


Os parques e praças da cidade de Vitória/ES são uma boa opção para lazer com as crianças. São de acesso gratuito e todos possuem banheiros (limpos, na ocasião que eu usei), bebedouros e vigilância.

Alguns são conhecidos pela maioria da população e outros ainda se revelam uma agradável surpresa para os moradores.

Neste post, minha experiência em alguns destes parques e praças.

Praça da Ciência:




Localizado na Praia do Canto, de frente para a avenida Saturnino de Brito, ao lado da Guarderia e de costas para o mar.

Possui uma série de brinquedos que enfocam conceitos de física, astronomia e ciências e com monitores. Possui sistema solar em escala, relógio de sol, elevador de mão, escala musical, joão teimoso, balanços...

Lá dentro não há lanchonete, por isso se for passar mais tempo, leve lanche para as crianças, ou compre no quiosque que fica em frente ao módulo da academia do idoso, próximo à praça da Ciência. (Foi ponto de venda de lanches mais próximo que encontrei).


Apesar de não ser um parque e sim uma praça, ela possui vigilância, bebedouro e banheiros.


Para quem vai de carro, estacionamento pela avenida Américo Buaiz, sentido Centro/Praia de Camburi.

Funcionamento: de segunda  a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas; sábados, domingos e feriados, das 8 às 13 horas.


Parque de Barreiros:




Rico em árvores, sombras, um pequeno córrego, um parquinho de areia, campo de futebol, biblioteca (que infelizmente não funciona no final de semana), teatro aberto para pequenas apresentações, muitas crianças soltando pipa e um morrinho onde a criançada se "acaba" descendo sentada em papelão!




Localizado próximo ao Batalhão da polícia militar, no caminho para a rodovia Serafim Derenzi, logo à direita, entre os bairros Joana D'Arc e São Cristóvão.



Este parque também não possui lanchonete, e por isso leve lanche. Não encontrei por perto nenhuma lanchonete. Como todos os parques administrados pela prefeitura, possuem vigilância, banheiros e água.

Eu estacionei na rua, próxima ao parquinho de areia, mas lá dentro pude observar que existe um estacionamento próprio, com acesso ao lado do campo de futebol (entrada à direita de quem vem do Batalhão da Polícia Militar).


Funcionamento: Terça à domingo de 6 às 22 horas; segunda de 6 às 9 e de 16 às 22 horas.

Parque da Fonte Grande:



Localizado na Grande São Pedro, com acesso pela rodovia Serafim Derenzi, praticamente em frente aos portões da FAESA, do bairro São Pedro.

Uma grande área verde, com duas trilhas que podem ser feitas sem guia, vários mirantes com vista de Vitória, Cariacica e Vila Velha. 




Possui uma trilha mais longa, que só é realizada mediante agendamento prévio e que é feita obrigatoriamente com guia, com duração de ida e volta de aproximadamente 2 horas. Normalmente esta trilha é realizada aos domingos.



Este parque é basicamente para contemplação e trilhas, que podem ser transformadas em caça ao tesouro ou similares, de acordo com a criatividade e disposição da família.




Nele é realizado o projeto Lua Cheia, e nos dias de sua realização o parque fica aberto até às 20 horas, com a presença de monitores para o evento. 




Na área do parque ficam localizadas as antenas das redes de televisão da cidade. Infelizmente, nas vezes que estive por lá, havia muito lixo em frente a entrada dessas redes de televisão. Deveria existir um melhor armazenamento de lixo dessas empresas ou uma mudança na frequência de coleta do lixo.

Funcionamento: Terça à domingo de 7 às 17 horas.


Mais parques de Vitória, na próxima postagem.

Aproveitem o passeio!