sábado, 2 de janeiro de 2016

Praças e parques de Vitória: diversão para crianças. Post I.

Praças e parques de Vitória: diversão para crianças. Post I.


Os parques e praças da cidade de Vitória/ES são uma boa opção para lazer com as crianças. São de acesso gratuito e todos possuem banheiros (limpos, na ocasião que eu usei), bebedouros e vigilância.

Alguns são conhecidos pela maioria da população e outros ainda se revelam uma agradável surpresa para os moradores.

Neste post, minha experiência em alguns destes parques e praças.

Praça da Ciência:




Localizado na Praia do Canto, de frente para a avenida Saturnino de Brito, ao lado da Guarderia e de costas para o mar.

Possui uma série de brinquedos que enfocam conceitos de física, astronomia e ciências e com monitores. Possui sistema solar em escala, relógio de sol, elevador de mão, escala musical, joão teimoso, balanços...

Lá dentro não há lanchonete, por isso se for passar mais tempo, leve lanche para as crianças, ou compre no quiosque que fica em frente ao módulo da academia do idoso, próximo à praça da Ciência. (Foi ponto de venda de lanches mais próximo que encontrei).


Apesar de não ser um parque e sim uma praça, ela possui vigilância, bebedouro e banheiros.


Para quem vai de carro, estacionamento pela avenida Américo Buaiz, sentido Centro/Praia de Camburi.

Funcionamento: de segunda  a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas; sábados, domingos e feriados, das 8 às 13 horas.


Parque de Barreiros:




Rico em árvores, sombras, um pequeno córrego, um parquinho de areia, campo de futebol, biblioteca (que infelizmente não funciona no final de semana), teatro aberto para pequenas apresentações, muitas crianças soltando pipa e um morrinho onde a criançada se "acaba" descendo sentada em papelão!




Localizado próximo ao Batalhão da polícia militar, no caminho para a rodovia Serafim Derenzi, logo à direita, entre os bairros Joana D'Arc e São Cristóvão.



Este parque também não possui lanchonete, e por isso leve lanche. Não encontrei por perto nenhuma lanchonete. Como todos os parques administrados pela prefeitura, possuem vigilância, banheiros e água.

Eu estacionei na rua, próxima ao parquinho de areia, mas lá dentro pude observar que existe um estacionamento próprio, com acesso ao lado do campo de futebol (entrada à direita de quem vem do Batalhão da Polícia Militar).


Funcionamento: Terça à domingo de 6 às 22 horas; segunda de 6 às 9 e de 16 às 22 horas.

Parque da Fonte Grande:



Localizado na Grande São Pedro, com acesso pela rodovia Serafim Derenzi, praticamente em frente aos portões da FAESA, do bairro São Pedro.

Uma grande área verde, com duas trilhas que podem ser feitas sem guia, vários mirantes com vista de Vitória, Cariacica e Vila Velha. 




Possui uma trilha mais longa, que só é realizada mediante agendamento prévio e que é feita obrigatoriamente com guia, com duração de ida e volta de aproximadamente 2 horas. Normalmente esta trilha é realizada aos domingos.



Este parque é basicamente para contemplação e trilhas, que podem ser transformadas em caça ao tesouro ou similares, de acordo com a criatividade e disposição da família.




Nele é realizado o projeto Lua Cheia, e nos dias de sua realização o parque fica aberto até às 20 horas, com a presença de monitores para o evento. 




Na área do parque ficam localizadas as antenas das redes de televisão da cidade. Infelizmente, nas vezes que estive por lá, havia muito lixo em frente a entrada dessas redes de televisão. Deveria existir um melhor armazenamento de lixo dessas empresas ou uma mudança na frequência de coleta do lixo.

Funcionamento: Terça à domingo de 7 às 17 horas.


Mais parques de Vitória, na próxima postagem.

Aproveitem o passeio!

Nenhum comentário:

Postar um comentário