quinta-feira, 13 de abril de 2017

PORTUGAL: INDICAÇÕES DE ONDE FICAR.

Sintra - Quinta da Regaleira.

Em viagem de março de 2017, eu, mais dois adultos, nos hospedamos em algumas cidades de Portugal. Para quem busca algumas indicações e impressões sobre onde ficar, aqui estão as minhas.

Inicialmente, todas as reservas foram feitas pelo Booking, sem qualquer problema para comunicação com o responsável pelo local escolhido.

Todos os alojamentos citados oferecem roupa de cama, toalhas e possuem aquecedor.

Um detalhe: em várias cidades, pode ser que você opte pelo centro histórico, o que considero muito vantajoso para deslocamento, caso seu propósito de viagem seja turismo. Optando pelo centro histórico, pergunte ao responsável pelo local se o papel do banheiro pode ser jogado diretamente pelo vaso sanitário ou deve ser depositado em alguma lata de lixo. Parece banal, mas algumas cidades europeias utilizam lixeira no banheiro, pois normalmente o sistema de encanamento sanitário das regiões de centro histórico são antigas e não podem ser trocadas devido a questões de manutenção e acesso em áreas históricas. Em outras palavras: em centro histórico, jogar lixo no vaso sanitário, pode causar entupimento.

E por fim, obviamente, opte por uma localização que esteja de acordo com seu roteiro. Procure locais seguros (em Portugal isso é tranquilo!), próximos a metrô ou pontos de ônibus e de preferência que permita fazer grande parte do seu trajeto à pé.

SINTRA:

Dentro do nosso roteiro, ficamos apenas 1 noite em Sintra. Se fosse montá-lo de novo, gastaria, no mínimo 3 noites em Sintra e de lá faria passeios para regiões como Estoril, Cascais e algumas praias da região.

Inicialmente não nos hospedaríamos por lá, o que seria simplesmente LAMENTÁVEL! Sintra  (e você, viajante) merece dias para turismo.

Ficamos na CASA DA PENDÔA que fica na rua da Pendôa, n.17. Nossa hospedagem era composta por dois quartos, um com cama de casal e outro com duas de solteiro. Um banheiro com chuveiro, amplo. Sala com copa e uma mini-cozinha equipada com forno, pia, cafeteira, geladeira e utensílios de cozinha. Eles não oferecem café da manhã, mas pela manhã eles deixam uma sacola com pão (como cortesia de 1 dia de hospedagem) e a geladeira vem com manteiga, marmelada, queijo e leite (tudo como uma porção de boas vindas). Hospedagem limpa, elegante e muito confortável.

Não possuem elevador.

Localizada próxima ao Palácio Nacional de Sintra e ao Posto de turismo. De fácil acesso ao sistema de ônibus turísticos e ônibus municipais, além de táxis. Caso não esteja com muitas malas, fica à aproximadamente 10 minutos à pé da estação de trem da cidade.

Recomendo para todos: família, casal, amigos e para os que viajam sozinhos.

COIMBRA:

Optamos por um hotel situado a poucos passos da estação ferroviária. Região segura. No centro histórico, próximo a um excelente restaurante (Solar do Bacalhau)!

HOTEL VITÓRIA, na rua da Sota nº 9.

Quarto com três camas, banheiro com chuveiro e uma pequena sacada de onde é possível ver a universidade de Coimbra.

Vista do quarto em Hotel Vitória (no alto, a Universidade de Coimbra).

Oferece café da manhã com café, suco, três tipos de frutas, pães, presunto, queijo, geleia e torradas. Simples, suficiente e gostoso.

O atendimento da recepção foi excelente. Quando chegamos a atendente nos forneceu mapa da cidade e uma série de informações de onde ir, o que ver, qual melhor roteiro a seguir, de acordo com o horário que chegamos. Realmente foi bem objetiva e eficiente.

Quartos limpos, simples, mas com o necessário para uma estadia com conforto.

Possuem elevador.

Recomendo para todos os perfis de viajantes, que não busquem luxo, mas que sejam exigentes quanto à boa localização, higiene e presteza no atendimento.

PORTO:

Em Porto alugamos um apartamento na Rua Santa Catarina, n. 602. No Booking a empresa responsável pelo aluguel é a CITYBREAK - APARTMENTS BOLHAO.

Informamos a hora aproximada de chegada e a responsável pelo apartamento nos recebeu na porta da nossa hospedagem.

A rua onde fica o apartamento é uma rua de pedestre e de lá é possível andar à pé pela maior parte dos pontos turísticos da cidade. A própria rua acaba sendo um ponto de passeio, por abrigar lojas que atraem turistas. Nesta rua também fica o Café Majestic, que é um dos ponto de passagem de turistas.

Apartamento confortável, limpo e aspecto moderno. Com um quarto de casal, uma sala com sofá cama e integrado com copa e cozinha. Cozinha equipada com o geladeira, fogão, cafeteira e utensílios. Banheiro amplo com banheira e chuveiro.

Não possui elevador e os quartos começam no primeiro lance de escada (não há apartamentos no térreo).

Praticamente em frente ao apartamento há uma lanchonete que oferece um café da manhã, com bom atendimento e comida gostosa.

Também recomendo para famílias, casais, amigos ou mesmo quem viaja sozinho. Realmente foi uma boa escolha.

BATALHA:

Para quem pretende gastar alguns dias visitando a região entre Coimbra e Lisboa, Batalha acaba sendo uma boa opção (mas não única).

De Batalha é possível visitar cidades como Tomar, Alcobaça,
Fátima,  Nazaré e, óbvio, a própria cidade de Batalha. Este circuito pode ser ampliado para outras cidades, de acordo com seu tempo e meio de locomoção. Visitamos Alcobaça utilizando ônibus municipal e Tomar, Fátima, Nazaré e Óbidos de táxi alugado por um dia.

Ficamos no HOTEL RESIDENCIAL BATALHA, no Largo da Misericórdia, n.29, no centro turístico. De lá é possível visitar a pé o Mosteiro de Batalha e todo o centrinho turístico (é uma cidade bem pequena). O ponto de ônibus da cidade é único (pelo menos foi o que me pareceu!) e de lá chega-se à pé até o hotel, em 5 minutos.

Quarto com três camas, chão com carpete, banheiro amplo com banheira e chuveiro. Café da manhã simples, com pães, queijo, presunto, café e suco.  Sem elevador.

Atendimento da recepção eficiente e simpático (Como foram todos os funcionários que encontramos nos destinos desta viagem!), que nos ajudou na indicação do motorista de táxi, que facilitou muito nossa vida para conseguir visitar os lugares que pretendíamos durante o período que ficamos em Batalha.

Boa hospedagem para todos os grupos, que mais uma vez, não buscam luxo e sim localização, limpeza e bom atendimento.

Infelizmente esqueci de tirar fotos deste hotel. Para compensar, uma foto noturna do mosteiro que fica a exatamente 1 rua do hotel.

Mosteiro de Santa Maria da Vitória/ Mosteiro de Batalha.

Por fim, apenas aproveito para afirmar que fomos felizes nas escolhas que fizemos quanto à hospedagem e também quanto ao destino! Portugal merece ser visitado muitas vezes!

Caso queiram pesquisar nas páginas dos hotéis, basta clicar aí em baixo!

Hotel em Batalha.
Hotel em Sintra.
Hotel em Porto. (A unidade que aparece nas fotos não é a que alugamos, apesar de bem parecida).
Hotel em Coimbra.

Pesquisem, programem-se e aproveitem a viagem!

Eu, feliz da vida por ter escolhido Portugal nesta viagem!