sexta-feira, 16 de junho de 2017

FJORDLAND - PEDRA AZUL: PASSEIO COM CRIANÇAS

FJORDLAND - PEDRA AZUL : PASSEIO COM CRIANÇAS.

Para quem pretende conhecer o Espírito Santo, ou mesmo para quem mora aqui, um passeio, nas proximidades da capital Vitória, é conhecer o Fjordland, em Pedra Azul, distrito de Domingos Martins.

O município de Domingos Martins fica há 40 minutos da capital, mas o distrito de Pedra Azul é um pouco mais distante: 2 horas de carro. Aconselho a conhecer Pedra Azul, não como um passeio de bate e volta a partir de Vitória, mas sim passar pelo menos um final de semana por lá, pois além do Fjordland, a região apresenta outras atividades bem interessantes, tanto para crianças como para adultos. Além da região ser famosa por aqui pela gastronomia e pelo agroturismo.

Mapa do local, na entrada do Fjordland.

Conheci Fjordland há uns 7 ou 8 anos e voltei em 2017 em passeio de 3 dias com os filhos, no feriado de 21 de abril. Pedra Azul merece um post só com atividades para a família. Fica aqui a ideia de escrever sobre o local, mas por enquanto: Fjordland!

Fjordland: área em frente à recepção.

Fjordland tem toda uma ligação com a Noruega e com o universo viking. Os cavalos da raça fjord, que vieram de lá, são os centro das atenções. Cavalos dóceis, sendo bem indicado para pessoas que não tem o hábito de cavalgar. Esta raça, no Brasil, só é encontrada aqui, em Pedra Azul, especificamente em Fjordland.



Fjordland fica na Rota do Lagarto, Km 2,2 em Pedra Azul do Aracê, Domingos Martins - ES. 

Para chegar no local, saindo de Vitória, é necessário pegar a BR-262, que apesar de possuir vários radares e ter boa sinalização, é uma estrada bem sinuosa, portanto, nada de pressa. Depois de passar em frente à entrada de Domingos Martins, continue seguindo pela BR. Em alguns momentos aparecerá placas indicando que você saiu do município de Domingos Martins e está em Marechal Floriano. Você não terá errado o caminho! É que devido ao formato dos municípios você passará por parte de Marechal Floriano e depois voltará a entrar em Domingos Martins. 

Quando você estiver chegando no distrito de Pedra Azul, aparecerá placas indicando o Parque Estadual de Pedra Azul. Fjordland fica na mesma estrada que o Parque Estadual (Rota do Lagarto). Basta seguir as indicações para este parque que você chegará ao destino do post. Apenas para alertar: você precisará fazer um retorno, pois a entrada para Rota do Lagarto (estrada de acesso ao parque) fica à esquerda e você estará no lado direito da pista/BR. Calma, há indicações para este retorno. Fjordland fica a alguns metros depois da entrada do Parque Estadual Pedra Azul, que é à esquerda e o Fjordland, assim como seu estacionamento, ficam à direita.


Estacionamento.

Em 2017 o valor da entrada era R$ 5,00 e crianças até 12 anos, não pagam. Neste valor está incluso acesso ao local, estacionamento, visita às baias, à horta e à biblioteca. Você pagará a parte: cavalgadas, consumo na loja de recordações e consumo da cafeteria. No local encontrei duas alas de banheiros, ambos limpos, amplos e com suporte para trocar fraldas de bebês.


Vista externa da loja e da cafeteria.


Mudas, próximo ao local da horta.

Na entrada há um portal com catraca. Você pagará a entrada e receberá um cartão para pendurar no pescoço. Neste cartão será computado todo o seu consumo e na saída você pagará o seu consumo final. O pagamento final eu fiz na loja de recordações (café e camisas que comprei). O pagamento das cavalgadas é feito no portal, nem na loja de recordações e sim na recepção, que fica logo em frente a uma espécie de mini-circuito de aventureiros mirins. Tudo fácil de achar, pois o local é bem aberto. Ah! Aceitam cartões de crédito!


Portal de entrada e o cartão de consumo.

Lá você encontrará opções de cavalgadas em trilhas (intermediária - 40 minutos. mini-trilha - 20 minutos e cavalgada na pista: 4 voltas na pista, guiada por monitores). Essas cavalgadas podem ser agendadas ou marcadas na hora, caso ainda exista vaga. Cada tipo possui limites de idade e o máximo de peso que o visitante pode ter, para fazer esta atividade é 110 quilos. A pesagem é obrigatória. É fornecido material de segurança. Caso você for visitar o local num feriado ou final de semana, aconselho agendar a cavalgada, neste site de reservas.



Minha filha de 10 anos não cavalgou, pois o passeio que ela gostaria de fazer já estava com agenda lotada para o dia. Já meu menino de 6 anos, curtiu e se achou um grande cavaleiro realizando a cavalgada na pista.


Nas baias.

A cafeteria serve café orgânico plantado na propriedade: café Heimen. Além do carro chefe, que é este café, você encontrará sucos, chocolate quente, tortas, caldos, saladas e waffles. E para aqueles que curtem não só "o saborear", mas também uma "ambientação", a cafeteria possui um deck com vista para Pedra Azul. Realmente uma vista belíssima!



Deck da cafeteria.
Ah! Na área entre a cafeteria e a loja é possível ter uma vista de cima da região do picadeiro, onde as crianças menores fazem a cavalgada guiada.

Vista do deck da cafeteria.
Espalhada pela área verde, entre a recepção e o café, você encontrará alguns totens de madeira com explicações sobre temas referentes à Noruega e soluções ecológicas como telhados verdes. Nesta mesma área, um mini-circuito de aventuras.

Totem explicativo "Telhado verde".


Mini-circuito de aventuras.

Ao lado da recepção, onde você paga a cavalgada, há uma biblioteca. O acervo é disponibilizado para moradores da região e os turistas podem utilizá-la durante a visita. O espaço não é apenas para ler, mas também para se divertir. Além de ler, desenhar e brincar, meus filhos ainda descobriram como escrever o nome em alfabeto viking. Claro que isso eles podem fazer em casa, através da internet, mas diversificar as atividades de uma biblioteca a torna muito mais atrativa!


Biblioteca.




Funciona de segunda a segunda, inciando às 8 horas e com variação do horário de encerramento. Aconselho verificar no site, antes de ir, pois em um outro passeio que fiz na região, em dezembro, eles estavam com horário restrito, devido a férias de funcionários. Portanto, para informações atualizadas, clique no site oficial.

Sim! Na biblioteca tem seção infantil!

Gastamos meia manhã, caso realize alguma das cavalgadas em trilha, provavelmente gastará mais tempo. Bem, na verdade tudo vai depender do humor das crianças!!! Normalmente com crianças é assim!




Como sugestão: se a idade e o perfil de seus filhos permitir, forneça uma máquina fotográfica ou filmadora para eles registrarem o local. Provavelmente o olhar deles estará mais atento para tudo!


Um local novo e uma câmera na mão.
Prédio da recepção: onde são reservadas e pagas as cavalgadas.

Quanto a hospedagem, o distrito de Pedra Azul do Aracê possui várias opções, para vários tipos de bolsos e vários tipos de necessidades. Confesso que algumas hospedagens, por si só já são um atrativo à parte, para aqueles que buscam atividades para as crianças. Alguns amigos já foram e falaram muito bem de locais como Pousada dos Pinhos, Eco da Floresta, Parque do China e Monte Verde (este último no município de Venda Nova do Imigrante), por possuir atividades voltadas para os pequenos. 


Vista dos apartamentos da Pousada Lusitânia.

Eu me hospedei na Pousada Lusitânia, que apesar de não possuir recreadores, possui atrativos que se encaixam no perfil da minha família. 
Área da piscina coberta e salão de jogos: Pousada Lusitânia.
Piscina coberta: Pousada Lusitânia.








Com piscina, salão de jogos (sinuca, disco-hóquei, totó, ping-pong), quadra de areia e parquinho infantil. Região cercada de verde e com restaurante próprio. Possuem opções para hospedar em
apartamentos ou chalés. As fotos que aparecem no blog são do chalé "madeira". 
Chalé Madeira.

O chalé madeira possui um quarto de casal, com tv e ar condicionado, quarto de solteiro com lareira (não dá para usar a lareira se lá for dormir duas crianças) e banheiro, além de uma pequena varanda.



Quarto solteiro.
Quadra de areia : pousada Lusitânia.

O restaurante aceita cartão (quando fui, aceitava crédito e débito), mas a pousada só aceita cheque ou cartão, o que vejo como grande desvantagem. A página do hotel é esta aqui.

Parquinho.

Uma vez no Espírito Santo, conheça a região e visite Fjordland! 
Aproveite o passeio!

Entardecer no parquinho da Pousada Lusitânia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário