Viagem em junho de 2018. Dois adultos.
Numa viagem à São Francisco, uma ótima opção de passeio é o Jardim Botânico da cidade.
Localizado no Golden Gate Park, pode ser combinado com uma série de outras atrações da área. Na região existem museus de arte, museu de ciência, conservatório de flores, trilhas, jardim japonês, área de piquenique, área para criança correr, restaurantes e quiosques para lanches.
O jardim botânico possui dois portões. Um portão norte (abre as 9:00 h) e o portão principal (abre as 7:30 h), que foi por onde chegamos e saímos. Próximo aos dois portões ficam localizados os banheiros.
Junto à bilheteria está localizado uma pequena livraria e uma biblioteca com foco em horticultura.
Ele possui uma área de 55 acres, com mais de 8.500 tipos de plantas do mundo todo. Lá há uma fonte na área central e alguns cursos d'água.
O jardim é dividido nas seguintes áreas:
1- Great Meadow (grande pradaria) onde você encontrará ciprestes gigantes;
2- Jardim de fragâncias (com várias espécies alimentícias e medicinais;
3- Jardim mediterrâneo;
4- Jardim Rododendro (espécies do grupo de azaléias);
5- Jardim de plantas antigas;
6- Plantas antigas;
7- Plantas australianas;
8- Floresta andina;
9- Plantas chilenas;
10- Plantas da Nova Zelância;
11- Plantas da África do Sul;
12- Jardim de Camélias;
13- Floresta do sudoeste asiático;
14- Plantas nativas da Califórnia;
15- Floresta Mesoamericana;
16- Plantas da Ásia temperada;
17- Um jardim chamado de Zellerbach Garden, cujo foco é ser um espaço para celebração de pequenos eventos;
18- Moon viewing garden (área com pedras e plantas japonesas).
Além desses espaços, o Jardim Botânico possui uma área denominada "Jardim das crianças". Já havia lido sobre este tipo de intervenção, mas nunca havia visto uma. É uma área em que buscam criar um ambiente onde as crianças possam interferir no jardim, criar ambientes para estar e interagir. Um grande quintal para a criança chamar de seu! Vários cantinhos pensados e feitos para a criança se sentir como parte do ambiente. Uma ideia que realmente merece ser difundida.
O Jardim Botânico realiza uma série de atividades de acordo com a época do ano. No período que estávamos lá era primavera e ao entrar recebemos um mapa do local, com a indicação de alguns pontos em amarelo. Esses pontos representam algumas plantas selvagens para serem encontradas durante o passeio. Uma espécie de caça ao tesouro vegetal.
Ele abre todos os dias e tem entrada gratuita entre 7:30 e 9 da manhã. Depois deste horário a entrada é paga, com variações de acordo com a idade e local de residência. Para informações atualizadas de horário e eventos, acesso o site oficial aqui.
Aproveite a viagem!