sexta-feira, 16 de novembro de 2018

SÃO FRANCISCO: PASSEIO DE BIKE PELA GOLDEN GATE E MUSEU.

Viagem em junho de 2018. Dois adultos.

Uma vez em São Francisco, o que não falta é opção dos mais diversos tipos de passeio. Aqui neste post, uma sugestão de combinação de roteiro de bicicleta, museu e caminhada por uma trilha com vista para a baía de São Francisco.

Aluguel de bicicleta:

Você encontrará várias empresas com sistema de aluguel de bicicleta espalhadas pela cidade. Optamos por uma que se localizava próximo ao nosso hotel, o que tornou tudo bem cômodo, tanto parar a retirada quanto para a devolução da bike.

Quando já estávamos andando pela cidade, pude observar, que a oferta de empresas para este serviço é grande. Além dessa vantagem, a cidade é rica em ciclovias e pontos para estacionar a mesma. Isso representa mais uma opção para facilitar a mobilidade por lá.

Fique atento para o seguinte fato: muitas ciclovias, mas muitas ladeiras! Isso não representa um problema, mas é algo para você pesar na sua decisão, caso seja avesso à ideia de subir ladeira pedalando, ou mesmo empurrando.

Quando você aluga a bicicleta, você escolhe o modelo e receberá um capacete, um cadeado, um mapa com sugestões de rotas e pontos turísticos, além de uma bolsa que funciona como cestinha para carregar pequenos acessórios. Esse foi o kit que recebemos na "Bike Rentals: Golden Gate Bridge Bike Rentals".

Em junho de 2018 pagamos 32 dólares pelo uso do dia, tendo de devolvê-la no final do expediente.  O site da empresa em que alugamos as nossas bicicletas é este aqui.

As empresas costumas disponibilizar assento para crianças, trailer e extensores para transformar uma bicicleta individual em bicicleta para duas pessoas.

Existem opções mais baratas, mas não experimentei. Vi as Ford GoBike, que são uma espécie de bicicletas compartilhadas, que turistas também podem utilizar. O aluguel destas é por aplicativo, mas não vem acompanhada de capacete.

Uma observação! É obrigatório utilizar capacete para trafegar pela Golden Gate, mas vi algumas pessoas sem este acessório.

Nosso roteiro:

Retirada da bicicleta, na 2157 Lombard Street, seguimos em direção à Golden Gate, passando pela Marina Boulevard. Atravessamos a Golden Gate e retornamos por ela mesma (algumas pessoas atravessam e passeiam por Sausalito, retornando via Ferry). Passamos pelo Presidio Park e seguimos em direção ao Lincoln Park, onde prendemos a bike num estacionamento de bicicletas e fizemos uma trilha beirando o Pacífico. Continuamos à pé até o museu Legion of Honor, com pausa para conhecê-lo e tomar um café. Retornamos até o ponto onde estavam as bicicletas e pedalamos até o Golden Gate Park, fazendo o trajeto por toda a longitudinal do parque. Retornando ao asfalto pegamos a Masonic Avenue para sairmos mais uma vez no Presidio Park, para conhecer o Palace of Fine Arts. De lá pegamos a Lombard Street e devolvemos as bicicletas.

Passando pela Marina Boulevard você vai se deparar com algumas placas que vão te fazer lembrar que você está bem na Falha de San Andreas! As placas indicam rota de evacuação em caso de tsunami.

Na Golden Gate as pessoas passam de bike num ritmo puxado. Fique atento. Caso decida parar para tirar fotos, busque as áreas mais largas, para evitar colisão.

No Presidio Park você encontrará vários pontos para fotos panorâmicas da baía de São Francisco e ainda poderá andar pelas ruínas da base militar que funcionava ali. Nós passamos apenas pela borda que contorna a baía, mas o parque é uma grande área verde, com trilhas e esculturas, além do museu Walt Disney e do escritório da Lucas Film.

Ao terminar a sequência de casas cinematográficas da região chamada Sea Cliff (entre o Presidio e o Lincoln Park), prendemos a bicicleta num espaço destinado a elas e seguimos por uma trilha verde beirando o Oceano Pacífico. Pelo caminho encontramos a entrada para o museu Legion of Honor e fomos visitá-lo.

O museu custou 15 dólares por adulto. Ele possui acesso para pessoas com dificuldade de locomoção, banheiros, loja, café e chapelaria, onde precisamos deixar nossos capacetes. Não é permitido entrar com capacete, para evitar acidentes de colisão com alguma das obras expostas.

O museu possui dois níveis (térreo e subsolo). Na parte térrea, antes de entrar na área de compra de bilhetes, há uma área aberta, com exposição temporária de algumas obras.

Não é um museu grande, o que permite uma visita completa em aproximadamente 2 horas. Apesar de não ser grande, seu acervo é variado, incluindo, quadros, esculturas, artes decorativas, com material de arte antiga, barroca, medieval, renascimento, clássico, impressionismo e mais um tanto que infelizmente não consigo classificar. A combinação do tamanho com a variedade do acervo dificulta o risco da pessoa ficar entediada, caso não tenha um perfil de "rato de museu".

Aproveite para fazer um lanche no restaurante. Para informações atualizadas sobre horários e dias de abertura, clique aqui.

No Golden Gate Park passamos pelo moinho holandês, avistamos os bisões que ainda vivem no parque e paramos para tomar suco de frente a um dos lagos que existem por lá.

Já bem perto do destino final, paramos no Palace of Fine Arts, que é um gigantesco prédio construído para uma exposição mundial. Cercado por um lago e uma área gramada. É utilizado por muitas pessoas como área para piquenique. O prédio não é aberto à visitação. Você terá acesso apenas à parte externa.

Todo este passeio tomou um dia inteiro.Terminamos o trajeto ainda com luz e o roteiro pode ser esticado ou encolhido de acordo com sua disposição e preferência por lugares a visitar. O que não falta é opção!