segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Pompéia - Itália

Pompéia - Itália


Esta viagem foi no final de outubro de 2009. Sem crianças, apenas 3 adultos.

Sou favorável a levar crianças para viagens, mas se você quiser de fato aproveitar Pompéia, o melhor é deixar as crianças com o pai (como eu fiz) e ir sem elas, pois você irá andar um bocado.

E sobre andar...vá com calçado confortável, pois as ruas de Pompéia são irregulares, o que torna o caminhar bem sofrido.

Pompéia é passeio para um dia inteiro. Algumas pessoas fazem um combinado de Nápoles e Pompéia, mas preferimos deixar o tempo todo para Pompéia. Pelo tempo que gastamos passeando por lá, cheguei a conclusão que foi uma boa decisão. Caso contrário teríamos corrido demais e aproveitado de menos.

Saímos de Roma pela manhã e só retornamos tarde da noite (20:30h).

Fizemos o circuito por nossa conta. Para quem quiser fazer da mesma forma, aí vai o caminho das pedras:

1º No terminal ferroviário Termini (Roma) pegamos o trem de alta velocidade com destino à Nápoles. Neste trem a viagem dura 80 minutos.
2ª Em Nápoles procuramos as placas "circumvesuviana", que indica uma ferrovia regional. Lá compramos o bilhete para Pompéia.
3º Atenção! Existe mais de uma parada com o nome de "Pompei". A que nos interessa é "Pompei Scavi - Villa dei Misteri". O trem deve seguir na direção de Sorrento. O percurso dura uns 35 minutos.

Para voltar é só pegar, na mesma estação, o trem com destino à Nápoles e em Nápoles o trem para Roma.

Na entrada de Pompéia comprei um guia ilustrado simples e objetivo, que foi bem útil. Ouvi falar que há audio-guia, mas confesso que não encontrei. Felizmente o livro não me deixou na mão. Olha ele aí na foto. 
Além do livro guia também usamos um mapa grátis fornecido logo na entrada. Sem o mapa você corre o risco de ficar rodando em círculos...pelo menos isso teria acontecido comigo!
Entrada de Pompéia
Lá dentro você vai encontrar um serviço de apoio com restaurante estilo bandejão, simples, mas limpo e eficiente. Também tem sorvete!!! Que foi muito bem vindo, pois você anda tanto que mesmo num clima não tao quente, como foi na época, você acaba suando horrores!
Pausa para um sorvete

O único aperto que passei por lá foi encontrar um banheiro, pois são poucos e meu italiano é zero! Quando já estava entregando os pontos eu encontrei um funcionário das escavações e gastei o meu melhor inglês para perguntar onde era o "bathroom". O cara não entendeu nadinha do que eu disse... Aí, falei: "make pipi"!!!! Na hora ele abriu um sorriso e apontou para uma construção logo acima de onde estávamos! Banheiro limpo e vazio!!!! Memorize aí: "make pipi" é melhor que "bathroom"! Pelo menos em italiano!

Pompéia
As ruínas são lindas e cheias de turistas, mas como a cidade é relativamente grande, dá para andar sem maiores problemas.



Na volta para Roma, pegamos o trem regular e por isso a viagem de 80 minutos de ida se transformou em 2 horas e meia, na volta. Como nossa programação para aquele dia era dedicada exclusivamente à Pompéia nós resolvemos economizar na passagem (há uma grande diferença entre trem de alta velocidade e trem regular) e relaxar na viagem de volta, com direito a um cochilo.

Não esqueçam de observar, no percurso de trem, o vulcão Vesúvio! Muito lindo!!! Lógico que pensei na Maga Patalógica e na moedinha número 1 do Tio Patinhas! Existem passeios para conhecer o Vulcão, mas esse será feito quando eu puder conhecer Nápoles! Tudo é desculpa para planejar mais uma viagem...

Aproveite a viagem!






Nenhum comentário:

Postar um comentário