Aguas Calientes - Peru
Não existe uma única forma de chegar à Aguas Calientes. Alguns vão de trem. Eu fui a pé.
Fiz a trilha Inca, acompanhada de um amigo, mais um grupo de turistas, que ao final da aventura já tinham se tornado amigos também. Fizemos o percurso em 4 dias e 3 noites e posso garantir que, graças a essa trilha, foi em Aguas Calientes que eu tomei o banho mais gostoso da minha vida!!!
Essa cidadezinha, que fica às margens do Rio Urubamba, serve de base de apoio e porta de entrada para quem quer visitar Machu Picchu (destino super recomendado!). Talvez o que tenha colaborado com que eu gostasse tanto de Aguas Calientes, a ponto de fazer um post sobre ela, é que na realidade eu não tinha expectativas sobre a cidade.
É uma cidadezinha bem pequena, e que de cara ela me lembrou um destino brasileiro. Ao comentar com meu companheiro de viagem que a cidade estava me remetendo a outro destino, meio constrangida, porque no fundo achava que não era possível eu estar fazendo tal associação, ele de cara acertou! Búzios! Pois é, nada a ver, né? Outro canto do mundo, outro astral, mas acho q foi a ruazinha cheia de restaurantes a meia luz, piso de pedra, aquele monte de turistas, sei lá, só sei que me lembrou a Rua das Pedras em Búzios! Vai entender...
Enfim, cidadezinha charmosa, principalmente à noite.
Nas opções de restaurantes: tudo quanto é variedade de comida. Nós, por
fim, escolhemos uma pizzaria, que foi uma excelente escolha! Pizza assada na
pedra... Uhhmmm adoroooo!!!! A bem da verdade, depois daqueles 4 dias à base de
quinua... creio que poucas coisas eu não acharia deliciosas!
Lugar muito bom para compras também! Estou falando de artesanato, naturalmente. E olha que depois de dias em Cuzco eu imaginava que nada mais me interessaria no quesito compras. Mas gostei, variedade e bom preço! E certamente para quem não tiver tantos dias em Cuzco como eu tive, será um ótimo destino para compras! Eu pessoalmente adorei os produtos peruanos.
O grande atrativo de Aguas Calientes é ser a porta de entrada para Machu Picchu! É de lá que partem os ônibus para a Cidade Sagrada. Super simples o esquema. Tem ônibus saindo de 15 em 15 minutos. Não sei como seria na alta temporada, mas estive lá no início de novembro e foi bem tranqüilo para pegar ônibus.
Outra coisa que é muito famosa em Aguas Calientes, é a estação de águas que dá nome à cidade. Bem... eu não animei... entrar em piscinas ocupadas por tantas pessoas... Eu já tinha gastado toda a minha cota de coragem para encarar a Trilha Inca. Não sobrou nada pra estação termal, apesar de ser famosa por suas propriedades medicinais. De qualquer forma, fica a dica para quem tiver disposição para encarar!
No mais, fiquei hospedada numa pousada chamada La Cabana. Gostei. Boa cama, bom chuveiro, bom café da manhã e pessoas simpáticas, como aliás é característico do povo peruano.
Aproveite a viagem!