terça-feira, 4 de março de 2014

Guatemala 1: apresentação

Guatemala


Cidade da Guatemala
Viagem realizada em maio de 2013, com minha irmã.


Guatemala não é um destino comum para o turista brasileiro. Exatamente pela sua pouca divulgação esse país acabou chamando nossa atenção. Com vontade de conhecer algo que realmente pudesse ser uma experiência incomum, abandonamos a oportunidade de passear por Nova York e decidimos partir para o aeroporto La Aurora.



Vulcão Pacaya


Guatemala está localizada na América Central, limitada ao norte e oeste pelo México, à leste por Belize e Honduras, além de uma faixa do Atlântico (Golfo de Honduras) e ao sul por El Salvador e pelo Oceano Pacífico. Lá é possível encontrar lagos, cadeias de montanhas, praias e vulcões. Quente nas planícies e frio nas montanhas. 








Ruínas do Convento de Santa Clara - Antígua
É um país com economia baseada na agricultura, com distribuição de renda muito desigual e que saiu de uma guerra civil há poucos anos. O quadro não parece tentador, mas estes aspectos sociais e econômicos não são tão distintos do que vivenciamos no Brasil. Portanto, não deixe se levar por relatos que frisem as partes negativas da situação do país. O serviço de turismo da Guatemala é bem estruturado e é capaz de surpreender e  deixar o viajante encantando com o destino.



Tikal



Não existe voo direto Brasil/ Guatemala. É necessário uma parada no Panamá, porém é uma parada relativamente rápida, levando em consideração que o Aeroporto Internacional do Panamá é grande e você acaba se distraindo nas lojas. Este aeroporto é zona franca, portanto pode ser interessante para aqueles que gostam de compras de eletrônicos. 





Maximón - San Tiago de Atitlán

Caso o seu voo te obrigue a passar mais tempo nesta escala, existe a opção de passeio pelo Canal do Panamá. Para este passeio programe-se antes, pois você poderá fazer desde uma visita ao Centro de visitantes de Miraflores, um passeio de barco pelo canal até acrescentar atividades de ecoturismo,como caiaque, rafting pelo rio Chagres, trilhas e teleférico na região.



Existem outras opções de roteiro, que podem incluir regiões do Pacífico e do Atlântico, ou ainda com atividades mais específicas como observação de aves ou focadas em atividades de aventura. O trajeto descrito neste relato preenche bem, com conforto, 9 dias de viagem, incluindo ida e volta ao Brasil (Cidade da Guatemala, Chichicastenango, Antigua, San Tiago de Atitlan/Panajachel e Tikal). Além disso, recomendo este roteiro para quem não tem nenhum conhecimento prévio do país, como era o nosso caso.

Para os demais destinos da Guatemala, basta clicar nos nomes: chichicastenango, Panajachel e São Tiago de Atitlán, Antígua, Tikal e Cidade da Guatemala.


Aproveite a viagem!

Petén / Região próxima à Tikal


Nenhum comentário:

Postar um comentário