sábado, 13 de maio de 2017

MOSTEIRO DE BATALHA - PORTUGAL

Mosteiro Santa Maria da Vitória e estátua de Nuno Álvares Pereira.

Viagem em março de 2017. Três adultos.

Em viagem a Portugal, ficamos 2 noites na cidade de Batalha. O objetivo era visitar três mosteiros/conventos da região: Santa Maria da Vitória (Batalha), Santa Maria de Alcobaça (Alcobaça) e Convento de Cristo (Tomar).

Uma vez em Batalha, percebemos que haveria muito mais a visitar na região, mas para isso nossa viagem deveria ser mais longa. Caso você programe uma viagem para este local, saiba que poderá incluir trilhas, grutas, museus e outras cidades.

Batalha é uma cidade bem pequena. Conta apenas com um ponto de ônibus, mas para deslocar de lá para as outras cidades é fácil. No posto de informação ao turista (próximo ao Mosteiro) a funcionária nos passou os horários de ônibus que poderiam nos levar às demais cidades, além de orientar o que seria vantajoso ou não fazer, de acordo com o tempo que tínhamos. Além do ônibus, que utilizamos para conhecer o Mosteiro de Alcobaça, pode-se conhecer os arredores de carro alugado ou fazer como nós fizemos: contratamos o serviço de um taxista, indicado pelo nosso hotel, que nos levou até as cidades de Fátima, Tomar, Óbidos e Nazaré. Em Fátima nos detivemos à parte religiosa, em Tomar, ao Convento de Cristo, em Óbidos ficamos apenas duas horas andando pela parte murada e em Nazaré conhecemos apenas a praia famosa pelas ondas gigantes. Recomendo um passeio mais longo por Óbidos.

Quanto ao mosteiro de Batalha, ele fica bem na parte principal da vila /cidade. Da rodovia já é possível avistar o mosteiro. Ao redor do mosteiro você encontrará lojas de artesanato e outros produtos típicos portugueses, restaurantes, posto de informação turística, hotel (o nosso ficava na rua de trás da praça do mosteiro) e outros serviços. Um pouco mais afastado, mas não mais que 5 minutos à pé, você encontrará o ponto de ônibus e um supermercado.

O mosteiro foi construído para homenagear a vitória de Portugal na Batalha de Aljubarrota, que foi travada contra Castela, em 1385. Na praça ao redor do mosteiro há uma grande estátua do homem considerado herói desta Batalha (e depois descobri que de muitas outras): Nuno Álvares Pereira.

É um mosteiro em estilo gótico, com destaque para a corrente manuelina. De acordo com registros históricos, a arte do vitral foi introduzida em Portugal através deste edifício.

Quem mandou construir foi o rei João I, no final do século XIV e demorou quase 200 anos para concluir. Aliás, a questão de conclusão é parcial, pois uma de suas partes mais bonitas é denominada "Capelas Imperfeitas", justamente por não terem sido concluídas. Nas Capelas Imperfeitas encontram-se os túmulos do rei Dom Duarte a da rainha Dona Leonor.

Capela Imperfeita.

O mosteiro é nada menos que grandioso. Rico em detalhes, dando a impressão de renda em pedra, tamanha a delicadeza do trabalho.

Entrada da Capela Imperfeita.

O local também é um Panteão régio, com túmulos de vários reis e seus familiares, em especial da dinastia de Avis.

Lá encontra-se o túmulo de Dom João I (fundador da dinastia de Avis), sua esposa rainha Filipa de Lencastre e de alguns de seus filhos, entre eles rei Duarte (e sua esposa) e o infante Dom Henrique, aquele que fundou a Escola de Sagres.

Uma das salas é a sala do Capítulo, onde se encontra o túmulo do soldado desconhecido. O túmulo é guardado por militares e a troca de turno segue todo o ritual militar.

Vista interna da entrada da Sala do Capítulo.

Quando for realizar a visita fique atento ao tipo de ingresso que deseja comprar. Há possibilidade de comprar de forma individual ou combinar os três mosteiros/conventos (Batalha, Tomar e Alcobaça) em um único bilhete, o que tornará tudo mais barato.

Sala do Capítulo.

Além das modalidades citadas acima, há disponibilidade de menor valor para grupos, famílias, idosos e  estudantes. Essas informações estão disponibilizadas neste site.

Gastamos aproximadamente 2 horas para visitar todo o mosteiro. Fizemos uma visita sem pressa e nosso grupo gosta de apreciar detalhes. De acordo com o gosto do freguês é possível fazer a visita em 1 hora.

O mosteiro encontra-se fechado nos dias 1º de janeiro, domingo de Páscoa, 1º de maio, 24 e 25 de dezembro.

Abre as 9 horas da manhã e fecha as 17:30 ou 18:00, conforme seja verão ou inverno.

Um dos claustros do mosteiro.

Nosso deslocamento: saímos de Coimbra pela manhã, de ônibus, e chegamos em Batalha um pouco antes das 11 horas. Nos alojamos no hotel e fomos logo almoçar. Em seguida visitamos o Mosteiro da Cidade, pegamos informação no posto de atendimento ao turista e de lá partimos, de ônibus convencional, para  Alcobaça e visitamos o mosteiro de lá. Ou seja, é possível visitar os dois monumentos no mesmo dia, mesmo não tendo carro. Em Alcobaça não foi necessário correr na visita. Também gastamos aproximadamente 2 horas no local. Também voltamos de ônibus para a cidade de Batalha.

Para mais informações sobre o mosteiro, clique aqui.

Caso queira saber nossas impressões do hotel em Batalha, é só ler esta outra postagem.