sábado, 25 de junho de 2022

BASÍLICA DE SÃO PAULO FORA DOS MUROS/ ROMA/ITÁLIA

BASÍLICA DE SÃO PAULO FORA DOS MUROS/ROMA/ITÁLIA




Viagem em janeiro de 2020. Dois adultos e duas crianças (13 e 8 anos).

A Basílica de São Paulo Fora dos Muros é uma das menos conhecidas pelo turista comum, apesar de ser uma das mais bonitas de Roma. Sua localização, mais afastada do centro histórico, talvez contribua para não ser tão frequentada.



Visitamos a Basílica ao retornar de Óstia Antiga, formando um passeio de um dia inteiro, que envolveu: Óstia Antiga, Castelo de Júlio II (Castelo de Óstia) e Basílica de São Paulo fora dos muros.




O local pode ser acessado de metrô linha B (Laurentina) ou de trem, caso esteja retornando de Óstia, como foi nosso caso. A parada da estação é Basilica di San Paolo.




A visita é gratuita e o local é monumental. Mesmo que o turista não tenha vínculo religioso que justifique conhecer a Basílica, a carga histórica e beleza arquitetônica do lugar valem o passeio. A Basílica é composta por 5 naves e sustentada por 80 colunas de granito. No fundo, a abside tem aspecto bizantino. Essa formação causa um efeito visual colossal!




No local há uma boa estrutura de apoio ao visitante, com  banheiros, restaurante/lanchonete, livraria e sala de primeiros socorros. Além desta estrutura você encontrará  claustro (que une a Basílica à abadia beneditina), uma galeria de exposições, sítio arqueológico, algumas das algemas utilizadas em São Paulo e o túmulo de São Paulo. Caso tenha interesse numa visita guiada, é possível marcar através do site oficial (Basílica de São Paulo Fora dos Muros.)




A Basílica teve sua primeira construção realizada sob ordem do Imperador Constantino. O mesmo que concedeu liberdade de culto ao cristãos. Depois disso foi reconstruída várias vezes, ou para aumentar seu tamanho e acomodar os fiéis ou para reconstruir devido ao incêndio de 1823.

O incêndio de 1823 destruiu totalmente a Basílica. Ela foi reconstruída aproveitando parte das estruturas poupadas pelas chamas e com a contribuição de vários fiéis, inclusive do czar Nicolau I e do rei do Egito.

Programe-se e aproveite o passeio!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário