sábado, 11 de junho de 2022

CASTELO DE ÓSTIA ANTIGA/JÚLIO II - ITÁLIA COM CRIANÇAS

 CASTELO DE ÓSTIA ANTIGA/JÚLIO II - ITÁLIA COM CRIANÇAS



Este passeio fez parte de um roteiro de aproximadamente 15 dias de viagem por algumas cidades da Itália, em janeiro de 2020. Viagem com dois adultos e duas crianças (13 e 8 anos).

A visitação ao Castelo de Óstia não foi programado. O local não encontra-se entre os destinos mais divulgados entre os turistas brasileiros. Felizmente fizemos a agradável descoberta e pudemos conhecê-lo.


Vista da entrada do bairro medieval a partir da igreja de Santa Áurea,


Descobrimos o Castelo assim que chegamos no sítio arqueológico de Óstia Antiga, pois sua visualização é fácil a partir do sítio arqueológico. Primeiro visitamos o sítio e depois fomos até o Castelo, que fica praticamente em frente à área de estacionamento/entrada/saída da área arqueológica. Para saber sobre o passeio em Óstia Antiga, clique aqui.


No site oficial do sítio arqueológico você encontrará informações sobre o funcionamento do Castelo. Procure notícias atualizadas pois devido à pandemia de Covid19 houve modificações na rotina de visitação. Acesse aqui.



Entrada do bairro medieval, onde está a porta do Castelo.



De costas para o sítio arqueológico, atravesse a rua e ande para a esquerda. Na primeira curva à direita você estará na entrada do que parece ser um bairro medieval. Entre e você estará ao lado da entrada do Castelo e em frente à Igreja de Santa Áurea.


Igreja de Santa Áurea.



Na porta do Castelo encontramos as orientações e descobrimos que as visitações são guiadas, em dias específicos e com hora definida. Felizmente estávamos no dia correto e aptos a participar da última visitação do dia.



Não me recordo se o pagamento só podia ser feito em dinheiro ou se aceitavam cartão de crédito. Os guias são voluntários e falam apenas em italiano. Apesar disso foram muito atenciosos em nos fazer tentar entender a história e arquitetura do local.

Na época havia restrições para pessoas com dificuldade de locomoção.

Durante todo o trajeto é necessário usar capacete, que são fornecidos pela equipe do Castelo.




Todo o trajeto demora aproximadamente 40 minutos e você é levado para percorrer os três níveis do castelo/fortaleza.



No local não há restaurante ou lanchonete. Também não lembro de banheiro no local. Caso precise de água, logo na entrada do bairro medieval há uma fonte.


O castelo leva o nome de Júlio II que foi um Papa, mas sua construção foi iniciada por Gregório IV e gradativamente modificada por outros Papas até chegar ao formato atual. Com o tempo foram acrescentados muros, fosso e torres.





Além de ter sido utilizado como um aposento para o Papa para quando ele estava na região, o Castelo já foi celeiro e até prisão.

Caso procure o local no Google maps, você encontrará a marcação como Rocca di Ostia.



O simples fato de estar num castelo/fortaleza já é um atrativo para crianças. Se a idade permitir, forneça uma câmera para cada criança e solicite algumas imagens. No mais deixe-as explorar o local e indague como os habitantes deveriam ter lidado com as ameaças de invasores que chegavam pelo rio Tibre. Enfim, cutuque a imaginação dos pequenos.



Após a visitação, fomos em direção à estação de trem e no caminho para Roma, paramos na Basílica de São Paulo Extramuros. Para saber desta parte do passeio, clique aqui.

Programe-se e aproveite a viagem!


Nenhum comentário:

Postar um comentário