sábado, 11 de junho de 2022

PARQUE ESTADUAL DE VILA VELHA COM CRIANÇAS

PARQUE ESTADUAL DE VILA VELHA PR, COM CRIANÇAS

Viagem em janeiro de 2022. Um adulto, uma adolescente (15 anos) e uma criança (10 anos).

Este passeio foi contratado via whatsapp com a empresa "Special Paraná Turismo". Incluiu um passeio guiado no parque estadual de Vila Velha e mais duas cidades com colonização holandesa.

Neste relato, apenas a parte do Parque Estadual de Vila Velha.

O parque pertence ao município de Ponta Grossa. Fica a cerca de 1hora de carro de Curitiba.

Como eu busquei otimizar meu tempo e unir conforto com praticidade eu optei por contatar o serviço de uma empresa.

O serviço foi exatamente como combinado: guia particular, transporte apenas pra mim e meus filhos, além dos ingressos nas atrações. O guia foi uma pessoa atenciosa e paciente com meus filhos e nos manteve o tempo todo informados sobre as atrações e detalhes dos locais visitados. Pessoa muito educada e simpática. Recomendo o serviço da empresa.

Deslocamento

Saímos de Curitiba no início da manhã e chegamos na entrada do parque um pouco antes das 9 horas (horário de abertura).

O pagamento do estacionamento foi feito pelo guia, pois no meu contrato só não estava incluído alimentação, bebida e passeios de tirolesa, arvorismo e balão.

Balão, arvorismo e tirolesa estão condicionados às condições climáticas e podem ser pagas no local.

Dentro do parque o deslocamento é feito por ônibus do próprio parque. Um guia do parque acompanha o trajeto dentro do ônibus.

Ficamos no parque até umas três horas e depois seguimos para as cidades de colonização holandesa. Chegamos em Curitiba já próximo das 9 horas da noite. Como tínhamos o conforto do guia atuando como motorista, tudo foi muito tranquilo.

Alimentação

Durante as trilhas e pontos de visitação não é permitido ficar comendo. Você só pode levar água.
No centro de visitantes existe uma lanchonete com local para sentar e se você for como eu, que não dispensa uma refeição quando está com as crianças, também encontrará um restaurante.

O restaurante Girassol fica também no centro de visitante, praticamente em frente a um parque de brinquedos em madeira. As refeições são a la carte. Apenas fique atento ao horário para calcular o tempo entre a alimentação e o horário de saída do ônibus que te leva até os pontos de visitação.

Atrações

Arenitos

A visitação dos arenitos parte do centro de visitantes. De lá parte o ônibus e você precisa ter o bilhete comprado com antecedência assim que chega ao parque.
Durante o deslocamento o grupo é acompanhado por um guia do próprio parque.

Na chegada ao Arenitos o guia explica os trajetos existentes e os pontos de retorno caso a pessoa não deseje fazer todo o trajeto.

Todo o circuito é feito numa trilha demarcada e com placas indicando as formações de arenito, além de pontos chaves para tirar fotos.

Algumas partes tem cobertura vegetal e outras são mais expostas ao sol.

O trajeto é leve. Não há alterações de altitude.

Lagoa dourada e Furnas

Após o trajeto no arenito retornamos ao Centro de Visitantes e partimos para o próximo passeio reservado que foi a Lagoa dourada e Furnas, que também é realizada com a companhia de guia do parque.

Na parte das Furnas, você se depara com grandes aberturas na terra cheias de água e muita vegetação ao redor. O deslocamento entre as furnas é feito à pé, em terreno com poucas alterações de nível. Bem tranquilo para família com crianças.

Neste ponto você pode fazer arvorismo e/ou tirolesa.
As atividades são pagas no local e podem estar fechadas se as condições climáticas indicarem risco.
Optamos pela tirolesa (meus filhos) e o trajeto é feito sobre uma das furnas.

A área é toda bem demarcada por placas e bem cuidada quanto à limpeza.

No local há banheiros químicos muito bem estruturados e higienizados e uma lanchonete.

No mapa abaixo é possível identificar as áreas com as atividades e tem uma noção do distanciamento entre os pontos de visitação.

O parque é uma ótima opção para quem gosta de atividades ao ar livre e ao mesmo tempo precisa de uma estrutura de apoio. Se tem crianças ou adolescentes na viagem, este parque é um prato cheio.

Além das atividades que fizemos eles também oferecem caminhada noturna, balão estacionário e cicloturismo.