domingo, 21 de agosto de 2022

VATICANO COM CRIANÇAS

 VATICANO COM CRIANÇAS



Viagem em janeiro de 2020, dois adultos e duas crianças (8 e 13 anos).

Este passeio fez parte de uma viagem que incluiu outros destinos, todos na Itália. Neste post, nossas impressões e sugestões sobre visitar o Vaticano com duas crianças.


AGENDAMENTO PRÉVIO PARA OS MUSEUS

Visitamos o Vaticano antes da pandemia de Covid-19. Havia a opção de agendar on-line ou simplesmente enfrentar fila para adquirir o bilhete. Como não queríamos ter uma agenda presa por horários agendados, realizamos a marcação da visita na véspera e não encontramos dificuldades. Enquanto redigia este post, fiz tentativa para agendamento e não consegui na mesma semana. Portanto leve em consideração a época em que estiver viajando ou arrisque uma fila que tem fama de ser bem longa.

O agendamento é feito pelo site do Vaticano: vaticano agendamento. Optei pela visita livre, mas existem várias opções.

O agendamento on-line é mais caro que comprar na hora.

Verifique as datas de visitação, pois tem uma série de dias que ele não abre. Inclusive não abre nos domingos (o único domingo que abre é o último do mês).

Para crianças até 18 anos, o valor é a metade do inteiro.

O bilhete será enviado pelo e-mail.  No dia da visita apresentamos o e-mail de confirmação no hall do museu. Lá existem bilheterias especiais para cada tipo de ticket. Para entrar nesse hall havia duas filas, uma para agendamento on-line e outra para quem iria comprar na hora. 

Na bilheteria de agendamento on-line realiza-se a troca pelo bilhete físico, que deve ser mantido por toda a visitação.


VISITAÇÃO DA BASÍLICA DE SÃO PEDRO

São Pedro.

Para visitar a Basílica de São Pedro não é necessário pagamento, nem bilhete. Observe se houve modificações devido à pandemia de Coronavírus. Para tanto, acesse o site do Vaticano

O acesso é por uma fila distinta da fila dos museus do Vaticano.

É uma fila que costuma ser longa, mas não tem fama de demorada. Fui duas vezes (meses e anos distintos) e em ambas as situações não enfrentei fila. Sempre programo para datas de baixa temporada.

Você passará em detector de metais e farão vistoria na sua bolsa de mão.

Nesta viagem que fiz com as crianças, optei por visitar primeiro os Museus, uma vez que havia hora marcada para entrada, e visitamos a Basílica no final.

COMO CHEGAR

Como estávamos hospedados na região da estação de trem/metrô Termini, optamos pelo metrô e descemos na estação Otaviano. De lá andamos por cerca de 5 minutos até a entrada dos museus.

Para retornar, fizemos todo o percurso de volta à pé. No nosso caso foi um percurso longo, mas que se adequa a nosso perfil.

PREPARAÇÃO PRÉVIA

A visitação, tanto dos museus quanto da Basílica, merece ser trabalhada de acordo com o perfil/temperamento das crianças.

Os museus não são interativos, mas seu acervo é rico na capacidade de impressionar as crianças, de acordo com a forma que elas forem estimuladas durante a vida. Esse é um trabalho prévio que cada família deve fazer com os seus, para tornar a visita o mais prazerosa para todos.

Além de informar e aguçar a curiosidade previamente, lembre-se de realizar pausas para descanso, pois os museus são bem grandes. Lá há lanchonete/restaurante para reabastecer as energias  (e ao mesmo tempo esvaziar a carteira, pois tudo é muito caro). Lembre-as que estão no menor país do mundo! Esses detalhes costumam impressionar os pequenos.

Esfera de Bronze (Arnaldo Pomodoro), na Praça da Pinha 
Museus Vaticano.


A lanchonete fica estrategicamente alocada num ponto que dá para uma grande pátio com bancos à céu aberto, o que ajuda a mudar o ambiente, reduzindo a impressão de confinamento num prédio fechado.

Não subestime a capacidade da criança/adolescente se impressionar com esculturas ou outros objetos históricos/artísticos. Muitas das obras presentes fazem parte do diálogo escolar e até mesmo familiar. Tudo vai depender de como se chamar a atenção da criança para isso.

Os temas são variados: Egito, Mesopotamia, mapas, Grécia, Roma, temas com exposições sobre assuntos atuais, joias. Simplesmente um mundo de informações. Compare passado com presente. Pergunte sobre a opinião deles de forma específica (nada de perguntar "o que está achando"). Diga o que você faria de diferente se tivesse que trabalhar aquele assunto. Veja filmes e leia livros sobre os temas, caso queira algum ponto específico. Principalmente... não force a criança a ter as mesmas impressões que você. 

O que acredito que possa interferir de forma negativa na visitação é a quantidade de pessoas no local. Felizmente tive uma experiência positiva, não encontrando filas e não me deparando com ambientes lotados. Isso não costuma ser a regra. 

ESTRUTURA DOS MUSEUS E DA BASÍLICA DE SÃO PEDRO

Em ambos você encontrará acesso fácil a banheiros e acesso facilitado para cadeirantes. No caso dos museus também têm lanchonete. Tudo é caro.

BASÍLICA DE SÃO PEDRO


Como visitamos a Basílica no final do dia, a fila estava praticamente zero.

Logo na entrada já chama a atenção o tamanho dos portões e a sequência de estátuas observadas a partir da Praça de São Pedro.

Do chão ao teto a riqueza de obras é um prato cheio para qualquer observador.

No interior encontrará túmulos de figuras históricas, inclusive das duas únicas mulheres que foram enterradas dentro da Basílica: Rainha Cristina da Suécia e Santa Helena (mãe do Imperador Constantino - primeiro Imperador cristão).


Ao fundo, o baldaquino. À direita, escultura de São Pedro.

O baldaquino (estrutura com quatro colunas) marca o altar e sob ele está o túmulo de São Pedro.


Sobre o baldaquino é possível enxergar a cúpula da Catedral.

Pieta

Entre várias obras, não deixe de mostrar para seus filhos a Pietá, de Michelangelo. Ela está protegida por uma vitrine de vidro, pois em algum momento do passado ela foi agredida por um vândalo.

Praça de São Pedro.

MUSEUS DO VATICANO

Uma das primeiras salas está repleta de esculturas do mundo grego. Para meus filhos, que gostam de Pierce Jackson, foi um prato cheio.


Tentamos reconhecer os deuses e semi-deuses sem olhar as informações baseados apenas naquilo que sabíamos, como se estivéssemos brincando  de algum jogo.




Quando encontrávamos alguma representação de lenda ou evento histórico, aproveitamos para comentar a forma como foi representada.

Escultura Rio Nilo


A escultura do Rio Nilo: Por que um homem e várias crianças? O homem representa o Rio Nilo e as crianças seus afluentes.

Perseu e Medusa



Pelas imagens é possível observar que conseguimos um momento em que os museus realmente não estavam lotados. Isso faz muita diferença para que o passeio com crianças seja mais leve e agradável, pois a disputa por espaço se torna bem reduzida.


A maioria das salas são por si só uma obra de arte, pela riqueza de detalhe, materiais utilizados e disposição das obras.


A maioria dos turistas utiliza escadas para mudar de andar, mas há elevadores para pessoas que estejam com mobilidade reduzida.


Mostre para as crianças os detalhes e o trabalho desenvolvido em mosaico. Aproveite para indicar como conseguiam a lisura e semelhança com a anatomia humana mesmo trabalhando em pedra.



A existência de pátios externo permite um ponto de parada para aquelas crianças que ficam cansadas de lugares fechados. Caso seja esta a sua situação, permita uma parada para descanço nesses ambientes abertos.

Escada helicoidal dupla (Giuseppe Momo)


Essa escada, que encanta não só crianças mas também adultos, encontra-se próxima à saída dos Museus. Foi construída no início do século XX. Entregue uma câmera com as crianças e deixe-as criar imagens fotográficas nesta escada. Só lembre que em alguns lugares não é permitido fotos, como a Capela Sistina.

Prepare-se, divirta-se e aproveite a viagem com suas crianças.





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