domingo, 14 de agosto de 2022

VENEZA E PÁDUA COM CRIANÇAS

 VENEZA E PÁDUA COM CRIANÇAS

Viagem em janeiro de 2020, dois adultos e duas crianças (8 e 13 anos).

Este trajeto fez parte de um itinerário que envolveu outras cidades italianas. Neste post nossas impressões e sugestões sobre Veneza e Pádua com crianças.

Pádua não fazia parte do nosso planejamento inicial. Nosso destino escolhido, ao sair de Florença seria Veneza. Porém eu havia visitado Veneza há dois anos e considerei que a lotação da cidade poderia comprometer o aproveitamento do passeio. Por este motivo decidimos estabelecer Pádua como cidade base. A partir de lá faríamos um bate e volta até Veneza.

No final das contas, acabamos por pegar Veneza no curto período em que a cidade está vazia no que se refere a turistas e ao mesmo tempo tivemos a oportunidade de conhecer Pádua.

Ponte Rialto
Veneza

COMO CHEGAR  E COMO SAIR

Chegamos em Pádua através de trem regional da Trenitália.

Para chegar até Veneza utilizamos também trem regional da Trenilália, que vai e volta até Pádua com uma frequência grande. A viagem demora entre 30 a 50 minutos. Vai depender do tipo e horário de trem que você escolher.

Viagem em trem regional você pode comprar um pouco antes da saída, utilizando caixas com pessoas ou totens de autoatendimento (inglês, espanhol, italiano, alemão e chinês). Esses bilhetes precisam ser validados antes de entrar no trem e guardados durante toda a viagem. A validação é feita em máquinas que ficam ou nas plataformas ou nos salões da estação de trem.

De Pádua até o próximo destino (Roma) utilizamos a empresa Italo e para esta viagem compramos o bilhete ainda no Brasil, por ser mais barato a compra antecipada. Este bilhete você imprime ainda no Brasil e apresenta para o fiscal que encontrar dentro do trem durante a viagem. Esses bilhetes não precisam ser validados em máquinas da estação como os bilhetes dos trem regionais. Esses bilhetes específicos são validados pelo próprio fiscal, dentro do trem.

Pádua


ONDE FICAR

Nossa hospedagem foi selecionada pelo Booking e paga previamente. No local foi acertado apenas a taxa de turismo. 

Escolhi um apartamento que ficava 5 minutos à pé da estação de trem e próximo a alguns pontos turísticos da cidade.

Ficamos em um apartamento de um quarto e sala, num prédio residencial, próximo à Capela Delli Scrovegni. Com uma pequena cozinha, fizemos nossas refeições noturnas no próprio apartamento, assim como o café da manhã.

Na região encontra-se com facilidade mercados, farmácia e demais serviços como em qualquer cidade grande.

Costumo sempre estudar o trajeto entre o meu ponto de chegada nas cidades e o local de hospedagem. Vejo nome de ruas, pesquiso no google maps e analiso relato de turistas.

PÁDUA

Passeamos pela cidade no dia da chegada e na noite do dia seguinte. Como ficamos hospedados na região turística, conseguimos fazer tudo à pé, sem cansar.

Essa área verde fica ao redor da Capela Scrovegni (ponto turístico famoso pelas pinturas), bem próximo onde ficamos hospedados.

Caminhamos pela região partindo da rua Corso Giuseppe Garibaldi em direção à praça Prato del Valle. Neste percurso você passará pela parte histórica e verá alguns prédios históricos, restaurantes (comemos pelo caminho), visitamos algumas igrejas e na volta passamos em supermercado para garantir o jantar e o café da manhã do dia seguinte.

Praça Prato del Valle

Banheiros só encontrei em restaurantes e lanchonetes.

Igreja de Santo Antônio.

As igrejas de Santo Antônio de Pádua (franciscana) e de Santa Justina (beneditina) valem a visitação. Esta última me chamou a atenção pela quantidade de relíquias de mártires que encontrei por lá, inclusive São Lucas Evangelista. Ambas são grandiosas.


Relíquias de São Lucas - Igreja Santa Justa; Justiniana.
Relíquias de São Lucas

VENEZA

Chegamos pela estação Santa Lucia.

Uma vez fora da estação você irá se deparar com ruas de água. Pra mim foi um grande impacto.

Caminhamos em direção à praça Roma e de lá nos perdemos nos labirintos de ruas e pontes, sempre buscando pelas placas que indicavam a Praça de São Marcos.

Muitas pontes, muita água, muitas vielas.

Pelo caminho você verá lojas, restaurantes, lanchonetes, igrejas, prédios públicos.


Caso tenha que escolher o que ver, por ter pouco tempo, caminhe em direção à praça de São Marcos, visite a Igreja que é gratuita e compre, num prédio ao lado da Igreja (de frente para o mar), ingresso para os museus que ladeiam a praça de São Marcos (várias possibilidades de compra).

Igreja de São Marcos

Numa viagem anterior eu visitei todos os museus que ladeiam a praça, mas desta vez, com as crianças, apenas fomos à Igreja de São Marcos e passeamos à esmo pela região. Na visita aos museus é possível conhecer os calabouços.

Para entrar na Igreja não é permitido estar com malas ou mochilas. Tudo deve ser armazenado num depósito que fica num edifício do lado esquerdo de quem olha pra Igreja de frente.

Ponte dos Suspiros

Banheiros só no interior do trem (nas estações também tem e são pagos), em restaurantes e em alguns pontos específicos para turistas. Assim que chegamos na praça Roma (bem próximo à estação de trem) encontramos um. Esses são pagos.

Mapa dos banheiros públicos

Para retornar você pode buscar as placas indicando "Estação" e ir se perdendo novamente entre pontes e vielas. Nós voltamos de lancha. Os preços entre os que fazem este serviço são similares. Pegamos a que fica localizada nesta região dos museus da praça principal. Ainda é possível utilizar o sistema de ônibus aquático que é uma espécie de barcos e lanchas para uma maior quantidade de pessoas. Esses aí param em pontos específicos, como se estivessem parando em ponto de ônibus.

O retorno de lancha foi muito agradável e demorou em torno de 10 minutos.

 

Enquanto esperávamos o horário de nosso trem para Pádua, descansamos num parquinho próximo à estação. Os adultos tomando fôlego e as crianças brincando.

Caso busque informações sobre pontos turísticos em Veneza, acesse os links abaixo, onde descrevo alguns deles, numa viagem que fiz sem as crianças.

Veneza

Trem na Itália

Programe-se e aproveite a viagem!!!























































Nenhum comentário:

Postar um comentário