ÓSTIA ANTIGA COM CRIANÇAS / ITÁLIA
Passeio em janeiro de 2020. Dois adultos e duas crianças (13 e 8 anos).
Este passeio fez parte de um roteiro de aproximadamente 15 dias passeando por algumas cidades italianas e se deslocando por trem. Neste texto, nossa experiência conhecendo Óstia Antiga.
Óstia já foi uma cidade portuária independente, mas hoje é um bairro afastado de Roma. Ela foi um dos principais portos de abastecimento de Roma. O grande chamariz turístico da cidade é a sua parte arqueológica. Um verdadeiro museu à céu aberto, denominado Óstia Antiga.
Caso nunca tenha ouvido falar desta cidade, ela se assemelha à Pompeia. Caso você esteja hospedado em Roma, ou esteja com crianças pequenas e queira conhecer um local que remete à época do Império Romano, a cidade de Óstia pode apresentar vantagens em relação à Pompeia: Está perto de Roma, permitindo um bate e volta sem correria; menor quantidade de turistas circulando; terreno mais fácil de circular caso esteja com carrinho de bebê, crianças pequenas ou pessoas com dificuldade de andar; pode ser combinada com outros passeios (castelo de Óstia/Castelo de Júlio II e Basílica de São Paulo Extramuros).
Pompéia também vale a visita. Estou apenas fazendo comparações práticas. Pude visitar os dois em situações diferentes (com e sem crianças pequenas). Avalie as suas circunstâncias e tenha certeza que ambos os destinos tem muito a oferecer. Caso queira saber como foi minha experiência em Pompeia, clique aqui.
RECOMENDAÇÕES GERAIS
Leve garrafa d'água pois há várias fontes/bebedouros para reabastecer;
Use calçado confortável;
Leve um lanche se quiser algo mais barato, pois lá dentro a comida é mais cara.
COMO CHEGAR E VOLTAR
Óstia está à cerca de 25 minutos de trem da Roma e pode ser acessada pelo transporte público utilizando o ticket mais simples e mais barato. Como estávamos hospedados na região da estação Termini, pegamos o metrô B e descemos na estação Pirâmide. Dentro da estação procuramos a conexão com o sistema de trem e embarcamos com o mesmo ticket (sempre guarde os tickets) no trem Roma-Lido, sentido Óstia-Cristoforo Colombo. Descemos na estação Óstia Antica.
Na época de nossa viagem, crianças menores de 12 anos não pagavam metrô. Verifique na época de sua viagem quais são as regras vigentes.
Saia da estação de trem e logo a sua frente encontrará uma passarela. Atravesse e quando terminar é só seguir na rua sempre em frente. No final da rua haverá uma placa indicando que você chegou na região do sítio arqueológico de Óstia Antica.
|
Passarela na saída da estação de trem de Óstia Antica
|
Para retornar, volte para a estação de trem de Óstia Antica e faça o caminho contrário. Na estação compramos os bilhetes de volta utilizando um totem de autoatendimento (bilhete simples). Caso vá direto para a região central de Roma, basta parar na estação Pirâmide, sair do trem e lá pegar o metrô para seu destino final, dentro do próprio complexo de transporte (ou seja, não precisa sair da área do trem e atravessar qualquer rua para pegar o metrô, pois fica tudo dentro do mesmo prédio).
VISITAÇÃO E ESTRUTURA
Com a pandemia de coronavírus (Covid19) ocorreram algumas modificações na forma de realizar o passeio. Por isso acesse o site oficial de Óstia Antica para ajustar sua viagem com o relato daquilo que fiz por lá (quando fiz a viagem, ainda não havia modificações devido à pandemia).
Logo na entrada está a bilheteria onde adquirimos os ingressos. Menores de 18 anos não pagavam. Lembre-se de manter os ingressos durante toda a visitação. No site do sítio é possível comprar o ingresso online.
|
Bilheteria
|
No local você encontrará banheiros, restaurante e lanchonete, loja e museu. Toda esta estrutura de apoio fica à direita, mais para o final da área arqueológica.
No local você encontrará restos arqueológicos de lojas, casas, teatros, templos, armazéns, termas, terraços e uma série de outras estruturas que compunham a antiga cidade de Óstia. Na entrada/bilheteria você pode pegar um mapa que o ajudará a se deslocar na região.
Existem audioguias e eles podem ser úteis caso você não tenha um conhecimento prévio sobre o local, ou mesmo caso queira ter acesso a mais informações.
Meus filhos correram pelo local e andaram entre as estruturas arqueológicas como se estivessem num labirinto. Se for possível, entregue uma câmera para eles e solicite ângulos diferentes ou imagens inusitadas. Apenas os lembre de evitar fotografar outros turistas a fim de evitar qualquer desconforto.
A visitação é feita toda em área descoberta, portanto fique atento às condições climáticas.
Ficamos aproximadamente 4 horas no local. O tempo estará obviamente vinculado ao seu interesse e ao humor dos viajantes. Leve sempre em consideração a capacidade dos membros do seu grupo quanto ao gosto pelo tema histórico, ambientes livres (muito verde) e capacidade de andar por longos períodos. De acordo com seu perfil, você poderá passar muito mais tempo por lá.
ALIMENTAÇÃO
|
Área externa do restaurante/lanchonete
|
O restaurante da área arqueológica oferece tanto lanches como pratos que se assemelham ao nosso estilo self-service. Você diz o que quer e o funcionário servirá seu prato.
Os pratos servidos foram um tipo de massa, algum tipo de cereal, carnes e vegetais. Nada requintado, mas suficiente para alimentar bem.
Há área coberta e descoberta para se alimentar na região do restaurante.
Vi que alguns turistas levaram lanche e usaram a área externa do restaurante para comer
Levar comida ou não está ligado aos hábitos da sua equipe de viagem. Quando meus filhos eram menores, eu levava muitos lanches. Hoje, ando com um lanche para emergência e no mais utilizo restaurantes e lanchonetes que encontro pelo caminho ou no local do passeio.
PASSEIOS QUE FIZEMOS NO MESMO DIA.
Quando saímos do sítio arqueológico fomos visitar o Castelo de Óstia/Castelo de Júlio II, que fica do outro lado da rua. Não tem como não ver. Estando de costas para o sítio arqueológico, o castelo fica em frente, ligeiramente à esquerda. A visita só é permitida em dias e horários determinados, com guia e é paga. Infelizmente, devido à pandemia Covid19, o castelo encontra-se fechado. Informações atualizadas sobre reabertura podem ser encontradas neste site. Caso queira saber detalhes de nossa experiência, acesse aqui.
Na volta para Roma, ainda no trem, paramos na estação com nome São Paulo Extramuros/ San Paolo Fuori le Mura, para conhecer a Basílica de São Paulo Extramuros. Saímos e encontramos placas indicando a entrada da Basílica. A entrada é gratuita e o local é uma grande aula de história. Para retornar para o hotel, pegamos o metrô, que fica no mesmo complexo de onde saímos do trem. Detalhes desta parte do passeio você pode ler aqui (Basílica São Paulo Fora dos Muros)
Óstia Antiga é um agradável e interessante passeio para se fazer. Não é muito conhecido pela grande massa de turistas e talvez isso ajude a ser tão prazeroso. Caso esteja em Roma, não deixe de visitá-la!
Programe-se e aproveite a viagem!